Pular para o conteúdo principal

OBSERVATÓRIO - Presidente do PSB diz que apoio a Aécio “trai a história do partido” - O Vermelho


Revelando o racha interno no PSB depois que a executiva nacional do partido decidiu, por maioria dos votos, apoiar o tucano Aécio Neves do (PSDB), o presidente do partido, Roberto Amaral, disse em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo, nesta sexta-feira (10), que um setor pernambucano age como se a legenda fosse espólio do ex-governador Eduardo Campos e classificou a postura como “coronelismo, enxada e voto”.


Roberto Amaral, presidente do PSB, defendia a independência do partido no segundo turnoRoberto Amaral, presidente do PSB, defendia a independência do partido no segundo turno
Amaral, que defendia a independência do partido no segundo turno da campanha, disse que o PSB, ao apoiar Aécio, estava “traindo a história do partido”. Ele completa: “Em outras palavras, quando o Partido Socialista Brasileiro teve a oportunidade de avançar, de se preparar para construir uma proposta de socialismo para o século 21, ele optou pelo patriarcalismo, ou, se quisermos, pelo coronelismo”.

Leia também
Erundina diz que apoio a Aécio “é vexatório”

Segundo Amaral, essas lideranças articulam internamente para lançar um candidato à presidência da legenda na eleição marcada para segunda-feira (13).

“Mesmo quando o engenho vai à falência e o filho do dono do senhor do engenho vai morar em Boa Viagem [principal avenida do Recife], ele continua ideologicamente senhor de engenho. Isso tem consequências em tudo. No seu relacionamento com as pessoas, com as coisas, com as instituições. Ele fica preso ao engenho que já se acabou. Volta às formas tradicionais de dominação, que determinam as formas tradicionais de fazer política. Isso está sendo levado à eleição do PSB. Esse é o perigo que eu aponto. Poderá marcar profundamente o partido”, disse Amaral.

Nome aos bois

Essa postura, de acordo com Amaral, está sendo tomada pela direção do PSB de Pernambuco, que comandou a campanha pela adesão a Aécio. “É uma máquina, não são as pessoas”, definiu Amaral, afirmando que tem um e-mail datado do dia 27 de agosto e assinado por Sileno Guedes, presidente do partido no Estado, e pelo prefeito Geraldo Júlio, se comprometendo a apoiar a candidatura a sua candidatura.

“Mas pela imprensa vejo que usam também o estilo ‘esqueçam o que escrevi’ e saem notas dizendo que não vão respeitar o que eles mesmos escreveram. Fazem um compromisso e depois o transformam em letra morta”, disparou Amaral.
Motivos

O presidente do PSB atribui esse ataque a sua posição contrária ao apoio a Aécio Neves. “De uns 15 dias para cá, começaram a aparecer notinhas nos jornais que tentam me reduzir a um agente da presidente Dilma Rousseff e a agente do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Essa tentativa busca a minha desqualificação ética e ideológica, como se a disputa pela presidência do partido fosse uma disputa de pessoas, quando se trata de uma disputa entre uma visão de esquerda contra uma visão conservadora. Represento os companheiros de partido querem conservar o PSB na esquerda”, pontuou Amaral.

PSB da Bahia oficializa apoio a Dilma

O diretório estadual do PSB da Bahia oficializou nesta sexta-feira (10) apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff na disputa do segundo turno. Em nota oficial, o diretório afirma que a presidenta “está menos distante do posicionamento político e ideológico” do partido.

O documento destaca que o partido, nacionalmente, optou por Aécio Neves, do PSDB, mas o diretório não endossava a decisão porque o projeto dos tucanos para a Bahia “é representado pelas forças de direita às quais nos opusemos durante toda a nossa vida política decide” e por isso decidia “por maioria, apoiar a reeleição de Dilma Rousseff à Presidência da República”.

A nota enfatiza a posição programática “na defesa da proposta de 10% do PIB nacional para Educação e 10% da receita bruta da União para a Saúde”, o que converge com o plano de governo de Dilma.

A senadora Lídice da Mata, presidente do partido no Estado, já havia manifestado sua posição contrária ao apoio a Aécio. “De jeito nenhum apoiaria Aécio”, disse a senadora à coluna Satélite, do jornal Correio. E completou: “Marina Silva vai ter uma posição com a Rede e o PSB vai ter a sua. Elas podem coincidir ou não. Pensar, eu penso em um lado”.

Com informações de agências

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roberto Carlos - Disco Louco Por Você 1961 - Completo) - Antonio Alves (Tony )

  Depois de muitos pedidos estou disponibilizando para todos vocês o Disco completo mais raro de Roberto Carlos de 1961 com excelente áudio e com duas faixas bônus "Cazone Per Te" e L' ultima Cosa " versão em Stereo de 1968 . Sobre esse Disco : Dois anos depois do lançamento do compacto simples "João e Maria/Fora do Tom" em 1959, Roberto Carlos estreava "Louco por Você", primeiro LP do cantor. O disco expressa a fase inicial da carreira de Roberto, fã da bossa nova e da música romântica. Boa parte das canções do álbum tem composição de Carlos Imperial. Sem sucesso comercial , dizem que vendeu apenas 512 copias ,Louco por Você" acabou renegado por Roberto até hoje e se tornou o segundo LP mais caro no Brasil. Lista das músicas 01- Não é Por Mim-Autores: (Carlos Imperial-Fernando Cesar) 02- Olhando Estrelas (Look For a Star)-(Look for a star) De Mark Antony(vs. Paulo Rogério) Bolero 03- Só Você-Autores: Edson Ribeiro e Renato Corte Real...

Madame Satã, o transformista visto como herói da contracultura e vilão pelo governo Bolsonaro - Daniel Salomão Roque De São Paulo para a BBC News Brasil 26 junho 2021

  bibliOTECA NACIONAL Legenda da foto, Manchete sobre a participação de João Francisco numa fuga penitenciária em 1955. O transformista nutria grande admiração por Carmen Miranda e procurava imitá-la sempre que possível Ao abaixar a cabeça, João Francisco dos Santos, então com 28 anos, viu duas poças se avolumarem no chão de seu quarto — de um lado, as gotas de sangue pingando através de um rasgo em sua sobrancelha direita; do outro, as lágrimas que lhe escorriam pelos cantos dos olhos. Não demorou muito para que ambos os fluidos se misturassem numa poça maior. "A minha pessoa estava feliz demais naquela noite. Eu devia ter desconfiado", recordaria quatro décadas depois, em depoimento ao escritor Sylvan Paezzo (1938-2000). "Já tinha apanhado tanto da danada da vida, que pensei ter chegado a minha boa hora. Aquela demagogia de que não há mal que sempre dure e que depois da tempestade vem a bonança." Corria o ano de 1928, e João Francisco acreditava ter realizado o so...

A melhor lista dos 10 melhores filmes de todos os tempos? - POR: PRAGMATISMO POLÍTICO

Quais são os 10 melhores filmes de todos os tempos? Pergunte a qualquer pessoa, e dificilmente as escolhas serão as mesmas. Mas, se diferentes listas começam a repetir os mesmos itens, talvez isso signifique algo. A seguir, confira uma lista dos 'top10' com os filmes mais citados por críticos Melhores filmes (Imagem: Pragmatismo Político) Escolha um conhecido qualquer e pergunte: quais são os 10 melhores   filmes   de todos os tempos? Anote as respostas num papel, e faça a mesma pergunta para outra pessoa. Dificilmente as escolhas serão as mesmas. Mas, se diferentes listas começam a repetir os mesmos itens, talvez isso signifique algo. Esse é o raciocínio seguido pelo  Metacritic , site que reúne a opinião de críticos de cinema. O site computa e faz média das notas dadas por especialistas, fornecendo uma ideia geral se aquele filme é bem aceito, ou não, pela imprensa. De acordo com o site, a lista média dos críticos é bem eclética, com longas com mais de 70 ...