Pular para o conteúdo principal

OBSERVATÓRIO - LETÍCIA SABATELLA PEDE A RETIRADA DE VÍDEO SUGERINDO QUE ELA APOIARIA AÉCIO - O GLOBO

Atriz Letícia Sabatella pede que Facebook retire do ar vídeo sugerindo que ela votaria em Aécio Neves

Imagens originais faziam parte de uma campanha contra a Usina de Belo Monte

POR 

Leticia Sabatella em sessão do Congresso que promulgou emenda constitucional que tratava da desapropriação de imóveis quando configurado trabalho escravo - Ailton de Freitas/Arquivo
PUBLICIDADE
RIO - A atriz Letícia Sabatella pediu ao Facebook a retirada de um vídeo sugerindo que ela votaria no candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves. Segundo ela, foram utilizadas, sem autorização, imagens de vários atores gravadas originalmente para o Movimento Gota D’Água, contra a construção da Usina de Belo Monte, no Pará. Num desabafo publicado por Letícia na rede social, ela ressalta não votar no tucano.
“Acabo de assistir, com muita indignação, um vídeo de propaganda política pró-candidato Aécio Neves, utilizando imagens de vários atores que haviam sido feitas pra campanha do Gota D’Água, contra a realização da Usina de Belo Monte, em defesa das populações e das áreas atingidas naquela região. Eu quero deixar bem claro que isto é um roubo, um desrespeito. Eu não vou votar em Aécio Neves! Nenhum daqueles atores deu sua autorização para constar suas imagens e depoimentos, descontextualizados, naquele vídeo de propaganda pró-PSDB! Trata-se de uma enorme mentira”, escreveu a atriz em seu perfil no Facebook.
Em outro post, também de ontem, a atriz reproduziu a solicitação de retirada do vídeo feita por seu advogado. O texto diz que a publicação “incorre em ilícito quanto ao direito a imagem e à honra” de Letícia Sabatella, por ter sido usada sem autorização, associando a atriz “de maneira abusiva, ilegal e criminosa à campanha” do tucano. Além disso, pede que sejam tomadas medidas para identificar o autor do vídeo. Na mesma postagem, no entanto, a atriz diz acreditar que a montagem não tenha sido produzida diretamente pelo comitê do tucano.
- Num primeiro momento, até parecia ser uma campanha oficial. Era um vídeo grande, com imagens do marketing do candidato. Mas não poderia ser, porque seria ilegal. De qualquer maneira, foi muito ofensivo. Nesta campanha polarizada, tenho tomado cuidado. Sempre defendi que as pessoas votem com sua consciência e discernimento. Mas este vídeo foi um excesso, como se fosse um roubo de opinião, que me obrigou a declarar o meu não voto. Por meu ideal utópico, eu não me associaria a um projeto que tivesse o Aécio como candidato. Foi preciso esclarecer isso - disse nesta quarta-feira a atriz, engajada em causas como a defesa do meio ambiente e da reforma política.
CAMPANHA DIZ NÃO TER RELAÇÃO COM O VÍDEO
Por meio de nota, a coligação de Aécio afirmou que a utilização de vídeo “não foi feita, autorizada ou incentivada pela campanha do candidato”.
PUBLICIDADE
“A coligação defende e incentiva seus apoiadores a promover uma disputa eleitoral limpa, baseada na verdade e no respeito às opiniões contrárias, seja nas redes sociais ou fora delas”, dizia a nota.
Na tarde desta quarta-feira, o link original com o vídeo já tinha sido retirado do ar. Advogado da atriz, Lourinelson Vladmir, no entanto, disse que ainda não tinha recebido uma notificação oficial do Facebook.
— Não dá para dizer que seja ação da campanha oficial. Esses vídeos podem ser manipulados por qualquer pessoa. É precipitado e até ilícito dizer que seja da campanha do Aécio. Claro que provavelmente foi feito por pessoas que votam no candidato, para criar um fato midiático. Em relação à pessoa que fez essa montagem, é possível um ajuizamento de ações, principalmente se o vídeo não for retirado do ar e se transforme num viral. O voto é de foro íntimo — afirmou Lourinelson.
NATHALIA DILL POSTA MENSAGEM NO INSTAGRAM
Nathalia Dill também desmentiu participação em vídeo de apoio ao candidato Aécio Neves - Reprodução/Instagram
Outra atriz que também reclamou pelas redes sociais sobre a utilização de sua imagem foi Nathalia Dill. No Instagram, ela disse estar “muito indignada”:
“Há alguns anos atrás fiz um vídeo junto com outros artistas para uma campanha contra a construção da Usina de Belo Monte. E agora vejo o vídeo sendo usado para a campanha política de Aécio Neves. Nenhuma autorização foi pedida. Isto é fraude política. Meu voto não vai para Aécio Neves”.
No vídeo do Gota D’Água, de novembro de 2011, além de Letícia Sabatella e Nathalia Dill, participaram outros 17 atores, entre eles Bruno Mazzeo, Dira Paes, Juliana Paes, Murilo Benício e Maitê Proença. O ator Ary Fontoura, por exemplo, chega a se dirigir à presidente Dilma Rousseff (PT), atualmente candidata à reeleição.
PUBLICIDADE
Também no Facebook, o o Gota D’Água afirma não se envolver com politica partidária e que não autoriza que nenhuma campanha utilize seus filmes ou parte deles para fins eleitoreiros.
“A campanha É A Gota D´Água + 10 foi lançada em 15 de novembro de 2011 para questionar a construção de Belo Monte e apenas se dirigiu à presidente Dilma por ser ela a autoridade máxima da nação”, diz o texto.
Na semana passada, Wagner Moura, que está em gravações na Colômbia, já tinha desmentido um texto atribuído a ele que sugeriria voto em Aécio Neves.


Read more: http://oglobo.globo.com/brasil/atriz-leticia-sabatella-pede-que-facebook-retire-do-ar-video-sugerindo-que-ela-votaria-em-aecio-neves-14327042#ixzz3GyJdqhlK

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Doutrina Monroe - Por: Marcos Benedito - 03/01/2026

Onde a Doutrina Monroe foi usada como instrumento de dominação A chamada Doutrina Monroe não surgiu por acaso, nem por boa vontade. Ela foi criada em 1823, quando os Estados Unidos ainda estavam se afirmando como nação, mas já pensavam como império em formação. O contexto era claro: países da América Latina estavam se libertando das coroas europeias, especialmente da Espanha e de Portugal, e as grandes potências do Velho Mundo observavam com interesse a possibilidade de retomar influência sobre essas regiões. Foi nesse cenário que os EUA se apresentaram como “protetores” do continente. O discurso oficial dizia que a Europa não deveria mais interferir nas Américas. Soava bonito, até necessário. Mas o objetivo real era outro: afastar os europeus para assumir o controle do território, da política e da economia do continente. Nascia ali a famosa frase: “A América para os americanos.” Só que nunca ficou claro quem eram esses “americanos”. Na prática, a doutrina estabeleceu que nenhum país d...

Madame Satã, o transformista visto como herói da contracultura e vilão pelo governo Bolsonaro - Daniel Salomão Roque De São Paulo para a BBC News Brasil 26 junho 2021

  bibliOTECA NACIONAL Legenda da foto, Manchete sobre a participação de João Francisco numa fuga penitenciária em 1955. O transformista nutria grande admiração por Carmen Miranda e procurava imitá-la sempre que possível Ao abaixar a cabeça, João Francisco dos Santos, então com 28 anos, viu duas poças se avolumarem no chão de seu quarto — de um lado, as gotas de sangue pingando através de um rasgo em sua sobrancelha direita; do outro, as lágrimas que lhe escorriam pelos cantos dos olhos. Não demorou muito para que ambos os fluidos se misturassem numa poça maior. "A minha pessoa estava feliz demais naquela noite. Eu devia ter desconfiado", recordaria quatro décadas depois, em depoimento ao escritor Sylvan Paezzo (1938-2000). "Já tinha apanhado tanto da danada da vida, que pensei ter chegado a minha boa hora. Aquela demagogia de que não há mal que sempre dure e que depois da tempestade vem a bonança." Corria o ano de 1928, e João Francisco acreditava ter realizado o so...

Roberto Carlos - Disco Louco Por Você 1961 - Completo) - Antonio Alves (Tony )

  Depois de muitos pedidos estou disponibilizando para todos vocês o Disco completo mais raro de Roberto Carlos de 1961 com excelente áudio e com duas faixas bônus "Cazone Per Te" e L' ultima Cosa " versão em Stereo de 1968 . Sobre esse Disco : Dois anos depois do lançamento do compacto simples "João e Maria/Fora do Tom" em 1959, Roberto Carlos estreava "Louco por Você", primeiro LP do cantor. O disco expressa a fase inicial da carreira de Roberto, fã da bossa nova e da música romântica. Boa parte das canções do álbum tem composição de Carlos Imperial. Sem sucesso comercial , dizem que vendeu apenas 512 copias ,Louco por Você" acabou renegado por Roberto até hoje e se tornou o segundo LP mais caro no Brasil. Lista das músicas 01- Não é Por Mim-Autores: (Carlos Imperial-Fernando Cesar) 02- Olhando Estrelas (Look For a Star)-(Look for a star) De Mark Antony(vs. Paulo Rogério) Bolero 03- Só Você-Autores: Edson Ribeiro e Renato Corte Real...