Pular para o conteúdo principal

OBSERVATÓRIO - FCCN - CONSTRUÍNDO A CONSCIÊNCIA NEGRA EM ARAÇATUBA

CONSTRUINDO A CONSCIÊNCIA NEGRA EM ARAÇATUBA

Zumbi dos Palmares foi líder do Quilombo de Palmares e símbolo da resistência contra a escravidão assassinado em 20 de novembro de 1695.  
O Quilombo dos Palmares foi fundado no ano de 1597, nas terras da Serra da Barriga, atual estado de Alagoas. Em pouco tempo, o seu ideal de liberdade e competente organização fez com que o quilombo se tornasse uma verdadeira cidade. 
Até que em 1695, a expedição de Domingos Jorge Velho destruiu o Quilombo dos Palmares e assassinou Zumbi. Destruiu um território livre símbolo da resistência ao regime escravista e da consciência negra de homens e mulheres em busca da liberdade e da construção de uma nação.  
Em 1995, depois de 300 anos de seu assassinato, foi realizada no dia 20 de Novembro, a Marcha Zumbi dos Palmares – contra o Racismo pela Igualdade e a Vida reunindo em Brasília cerca de 30.000 pessoas. 
Zumbi dos Palmares foi oficialmente reconhecido pelo governo brasileiro como herói nacional.

O passo a passo da Construção da Consciência Negra em Araçatuba
A Prefeitura Municipal de Araçatuba, através da Secretaria Municipal da Participação Cidadã do Município em parceria com a Associação Cultural Afro brasileira de Araçatuba, Ordem dos Advogados de Araçatuba (OAB) – seção de Araçatuba, - (Comissão do Negro e de Assuntos Anti - discriminatórios), inaugurou no dia 17 de Setembro de 2010, o Fórum da Construção da Consciência Negra (FCCN).
O evento coberto pela imprensa local foi realizado no auditório da Prefeitura Municipal de Araçatuba,
Esse fórum objetiva o debate e a atuação das entidades voltadas ao combate ao racismo na região e também à implementação de políticas públicas, assim como as políticas de igualdade de oportunidades visando a inclusão dos afrodescendentes de Araçatuba, em consonância com a Lei 12.288 promulgada em 20 de julho de 2010, a qual instituiu oEstatuto da Igualdade Racial.
Como atividade inicial do Fórum, foi firmado protocolo de intenções com a Secretaria da Educação Municipal, destinado à aplicação da Lei 10639/03 a que torna obrigatório o ensino da História e Cultura Afro – Brasileira do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, bem como para introdução do tema na Educação Infantil no município.
Também foram realizadas parcerias com a Sociedade Civil, e, ato contínuo criou – se o espaço para discussão sobre a elaboração de projeto relativo à semana da Consciência Negra e em especial ao dia 20 de Novembro.
                         
A criação do Fórum da Construção da Consciência Negra possibilitou a existência de um fórum unitário de formulação de políticas voltadas exclusivamente para a construção das atividades relativas ao dia 20 de novembro (Dia da Consciência Negra).
Religiões de Matrizes Africanas
Na semana que antecedeu o lançamento do Fórum, realizamos um forte trabalho de convocação para o segmento religiões de matrizes africanas. Com a ajuda da comunidade e da Associação Cultural Afro – brasileira de Araçatuba, foi organizada uma reunião na Associação de Bairros do Jussara e Esplanada com o intuito de apresentar a Secretaria de Participação Cidadã, o Departamento de Afirmação de Direitos e a Coordenadoria da Igualdade Racial, compartilhamos com os presentes os pontos mais importantes do Plano de Participação Cidadã, idealizado e concebido pela Administração do Prefeito Cido Sério para atender o interesse de toda a população de Araçatuba, e principalmente os segmentos sociais e políticos historicamente excluídos da sociedade.
Para legitimar esta estratégia, o Fórum utilizou como referência as políticas desenvolvidas pela SEPPIR (Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial) o CNPIR (Conselho Nacional da Promoção da igualdade Racial), o Planapir (Plano Nacional da Promoção da igualdade Racial), que efetivamente trabalham a religiosidade africana no âmbito das comunidades tradicionais, assim como o Estatuto da Igualdade Racial aprovado em julho e transformado em lei outubro deste ano, no seu capítulo III (Direito de Consciência e de Crença e ao Livre Exercício dos Cultos Religiosos), que define políticas e ações voltadas especificamente para as religiões de matrizes africanas.
Fórum da Construção da Consciência Negra de Araçatuba
Entidades do Movimento Negro e da Sociedade Civil
Associação Cultural Afro – Brasileira, Associação de Capoeira Beira – Mar,  Comissão do Advogado Negro e de Assuntos Anti – Discriminatórios da OAB e Representantes das Religiões de Matrizes Africanas
Secretarias da Prefeitura Municipal de Araçatuba
Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Comunicação Social, Secretaria Municipal de Turismo, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho, Secretaria Municipal de Turismo, Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos, Secretaria Municipal de Participação Cidadã e a Coordenadoria da Igualdade Racial

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta das Centrais Sindicais ao Presidente Bolsonaro

“EXMO. SR. JAIR MESSIAS BOLSONARO MD. PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL BRASÍLIA – DF Senhor Presidente, As Centrais Sindicais que firmam a presente vem, respeitosamente, apresentar-se à Vossa Excelência com a disposição de construir um diálogo em benefício dos trabalhadores e do povo brasileiro. Neste diálogo representamos os trabalhadores, penalizados pelo desemprego que atinge cerca de 12,4 milhões de pessoas, 11,7% da população economicamente ativa (IBGE/PNAD, novembro de 2018) e pelo aumento da informalidade e consequente precarização do trabalho. Temos assistido ao desmonte de direitos historicamente conquistados, sendo as maiores expressões desse desmonte a reforma trabalhista de 2017, os intentos de reduzir direitos à aposentadoria decente e outros benefícios previdenciários, o congelamento da política de valorização do salário mínimo e os ataques à organização sindical, as maiores expressões deste desmonte. Preocupa-nos sobremaneira o destino da pol

19 Exemplos de publicidade social que nos fazem pensar em problemas urgentes - POR: INCRÍVEL.CLUB

Criadores de propagandas de cunho social têm um grande desafio: as pessoas precisam não apenas notar a mensagem, mas também lembrar dela. Você deve admitir que, mesmo passados vários anos, não consegue tirar da cabeça algumas peças publicitárias desse tipo, que fizeram com que passasse a enxergar determinadas situações sob uma outra ótica. Se antes as propagandas sociais abordavam tmas como a poluição do meio ambiente com plástico e o aquecimento global, hoje existem campanhas sobre os perigos do sedentarismo, os riscos que o tabagismo representa aos animais em decorrência do aumento de incêndios florestais e até sobre a importância das férias para a saúde humana. São, portanto, peças que abordam problemas atuais e familiares para muita gente. Neste post, o  Incrível.club  mostra a você o que de melhor foi criado recentemente no campo das propagandas de cunho social. Fumar não é prejudicial apenas à sua saúde, mas também aos animais que vivem em áreas que sofrem com incênd

Empresas impõem regras para jornalistas

REDE SOCIAIS Por Natalia Mazotte em 24/5/2011 Reproduzido do Jornalismo nas Américas http://knightcenter.utexas.edu/pt-br/ , 19/5/2011, título original: "Site de notícias brasileiro adota regras para o uso das redes sociais por jornalistas"; intertítulo do OI Seguindo a tendência de veículos internacionais , o site de notícias UOL divulgou aos seus jornalistas normas para o uso de redes sociais , de acordo com o blog Liberdade Digital. As recomendações se assemelham às já adotadas por empresas de notícias como Bloomberg , Washington Post e Reuters : os jornalistas devem evitar manifestações partidárias e políticas, antecipar reportagens ainda não publicadas ou divulgar bastidores da redação e emitir juízos que comprometam a independência ou prejudiquem a imagem do site. Segundo um repórter do UOL, os jornalistas estão tuitando menos desde que as diretrizes foram divulgadas . "As pessoas estão tuitando bem menos. Alguns cogitam deletar seus p