OBSERVATÓRIO - INAUGURAÇÃO DA EMEB PROFESSOR ALVINO BARBOSA NO JARDIM ETEMP - FONTE: ASSOCIAÇÃO CULTURAL AFRO-BRASILEIRA DE ARAÇATUBA E FOLHA DA REGIÃO
Foto de Alvino Barbosa - Folha da Região
No dia 19 de setembro de 2014, a Prefeitura Municipal de Araçatuba, através da Secretaria Municipal de Educação, estará inaugurando a EMEB Professor Alvino Barbosa, localizada no Jardim Etemp em Araçatuba.
A inauguração de mais esta escola, contribuirá para a redução da demandas de vagas existente no município.
Para a inauguração, estão sendo aguardados o Ministro da Educacão, Henrique Paím, o Prefeito Cido Sério e diversas outras autoridades do município.
Renato Barbosa, deverá ser o porta-voz da família do Professor Alvino Barbosa.
Renato Barbosa, deverá ser o porta-voz da família do Professor Alvino Barbosa.
Para as entidades que compõe o Movimento Negro de Araçatuba, a homenagem ao Professor Alvino Barbosa contribui para que toda a sua luta seja reconhecida pela população de Araçatuba, inserindo-o entre os maiores representantes da luta pela igualdade de oportunidades e justiça social no Brasil.
Conheça o Professor Alvino Barbosa:
Conheça o Professor Alvino Barbosa:
Conhecido como um homem exigente, porém muito competente, o professor Alvino Barbosa nos deixou para sempre. Foi-se o homem, ficou seu invejável legado cultural.
Professor, técnico em contabilidade e bacharel em direito, Alvino esteve sempre ligado à vida acadêmica, ora como aluno, ora como professor. Como aluno, destacou-se nas instituições em que cursou, destacando os cursos frequentados nas faculdades de filosofia, ciências e letras de Araçatuba, Jales, Ribeirão Preto e Bauru.
Irrequieto, frequentou ainda a Universidade Católica de Minas Gerais, visando aperfeiçoar os conhecimentos nas áreas em que lecionava. Dividindo seu tempo com a família e o magistério, Alvino, sempre faminto por cultura, decidiu já adulto mais uma vez encarar os bancos acadêmicos, desta feita na faculdade de ciências jurídicas e sociais de Araçatuba, no Unitoledo, donde veio a se formar nos meados de 2005.
Como professor, lecionou em 21 escolas de primeiro e segundo graus nas cidades de Araçatuba, Guararapes e Valparaíso, além de exercer a nobre profissão em mais de dez faculdades, destacando-se a de filosofia, ciências e letras de Araçatuba, a FEA (Fundação Educacional de Araçatuba) e a Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jales.
Alvino tinha notável preferência pela geografia, e essa característica o levou a lecionar geografia, física geral, humana e do Brasil. Ao longo da sua atuação como professor, lecionou também geografia econômica, alem de estudos dos problemas brasileiros (EPB), economia regional e urbana, cultura brasileira e, por fim, direito internacional público e direito comercial.
Como escritor, dedicou-se ao estudo da geografia, tendo publicado vários livros, com destaque aos didáticos: estudos de geografia física I, II e III; estudos de geografia do Brasil I, II e III; estudos de geografia humana II e III e estudos de geografia humana geral e do Brasil.
A sua contribuição social também foi notável, pois juntamente com outros membros da comunidade negra de Araçatuba, fundou em 1988 a Associação Cultural Afro-Brasileira de Araçatuba, da qual foi presidente por três mandatos. Essa sua atividade consumiu-lhe muito tempo, pois Alvino sempre dedicado àquilo que fazia, exigia dos seus pares, assim como de si próprio, uma resposta rápida aos problemas que afligiam a comunidade negra de Araçatuba.
Pois é, o conhecido e festejado professor Alvino faleceu no 13 de junho de 2010, deixando-nos seus preciosos ensinamentos culturais e sociais, e a certeza de que certamente todos nós precisamos fazer deles bom uso. Alvino, até sempre.
VEJA ENTREVISTA DO PROFESSOR ALVINO CONCEDIDA À FOLHA DA REGIÃO:
http://fccn-aracatuba.blogspot.com.br/2011/04/historiador-fala-sobre-dia.html
Comentários
Postar um comentário