Pular para o conteúdo principal

OBSERVATÓRIO - Rejeição a Marina cresce mais que intenção de voto, indica pesquisa CNT/MDA - por Rodrigo Gomes, da RBA publicado 27/08/2014

Índice de rejeição de Marina é 19 pontos maior que o indicado pela pesquisa Ibope. Dilma e Aécio também aparecem com mais eleitores afirmando que não votariam neles de jeito nenhum
THIAGO BERNARDES/FRAME/FOLHAPRESS
marina
Em duas semanas, candidata teve crescimento de 7% nas intenções de voto, mas de 19% na rejeição
São Paulo – Pesquisa encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) à MDA Pesquisas, divulgada na manhã de hoje (27), indica que a rejeição da candidata à presidência pelo PSB, Marina Silva, beira um terço do eleitorado: 29,3% dos entrevistados afirmaram que não votariam nela de jeito nenhum. Na pesquisa Ibope divulgada ontem (26), a rejeição dela era de apenas 10%. Outros 40,4% disseram que não votariam em Aécio Neves, ante 18% da outra pesquisa. O número de eleitores que não votaria na presidenta e candidata a reeleição, Dilma Rousseff (PT) chegou a 45%, ante 36% do Ibope.
Na primeira pesquisa divulgada com o nome de Marina no lugar de Eduardo Campos – que morreu em acidente aéreo na cidade de Santos, no litoral paulista, no dia 13 –, feita pelo instituto Datafolha, a candidata tinha rejeição de 11%. Teve, portanto, crescimento de 18,3 pontos percentuais, superando até mesmo o patamar do mesmo instituto em abril deste ano, quando as candidaturas ainda não estavam oficializadas – 21% diziam não votar em Marina de jeito nenhum naquele momento.
Dos entrevistados, 17,2% garantem que Marina Silva é a única candidata em que votariam. E 46,2% admitem que poderiam votar nela. Os eleitores que veem em Dilma a única opção de voto são 23,5%. Já os que podem votar nela são 26,5%. Aécio tem a pior situação dentre os três primeiros colocados, com apenas 8,1% dos entrevistados afirmando que votariam somente nele. Outros 37% admitem que podem votar no tucano.
Dilma mantém a liderança nas intenções de voto do primeiro turno, com 34,2%, seguida por Marina, com 28,2%, e Aécio Neves (PSDB), com 16%. Os números são muito próximos dos indicados ontem pelo Ibope, com variação de 1% para baixo de Marina e queda de três pontos do candidato tucano.
Brancos e nulos da pesquisa CNT/MDA somam 8% e os indecisos – não sabe/não respondeu – tiveram 10%. Pastor Everaldo (PSC), aparece em quarto lugar, com 1,3% das intenções de voto. Os demais, Eduardo Jorge (PV), Luciana Genro (Psol), Levy Fidélix (PRTB), José Maria Eymal (PSDC), Rui Costa Pimenta (PCO), Zé Maria (PSTU) e Mauro Iasi (PCB), não atingiram 1%.
Nas simulações de segundo turno, houve pequena variação, mas confirmou-se o cenário indicado pela pesquisa divulgada ontem. Em um cenário com Aécio, Dilma venceria com 43% contra 33,3% do tucano, mas perderia de Marina Silva, por 43,7% a 37,8%, com diferença 3% menor que a indicada no Ibope.
Na simulação espontânea, Dilma mantém 8% de vantagem sobre Marina Silva, com 26,4% das intenções contra 18,6% da ex-ministra do Meio Ambiente. Aécio aparece em terceiro, com 11,3%. Nessa condição, a pesquisa tem uma explosão de indecisos, que somam 32,9%. Brancos e Nulos chegaram a 9,5%.
A avaliação positiva (ótimo/bom) do governo Dilma foi de 33,1%. Para 37,4% dos eleitores, a gestão é regular. Outros 28,8% consideram o governo ruim ou péssimo. O resultado oscilou pouco em relação ao último levantamento feito por CNT/MDA, com aumento de 0,4% no regular e queda de 0,1% nas outras avaliações.
A avaliação pessoal da presidenta Dilma ficou rigorosamente empatada entre os que aprovam ou desaprovam a forma dela governar: 47,4%, nos dois casos. Houve queda de 1% na aprovação e aumento de 1,6% nos que não sabem ou não responderam a pergunta, de 3,6% para 5,2%.
Os eleitores ainda responderam sobre como avaliam a atuação dos candidatos no horário eleitoral, tido como fiel da balança no que diz respeito à apresentação de propostas. Para 32,2% dos entrevistados, Dilma se sai melhor na propaganda eleitoral. Outros 19,4% avaliam que Marina desponta. Já Aécio foi o melhor para 18,1% dos eleitores.
A pesquisa ouviu 2.002 pessoas em 137 cidades das cinco regiões brasileiras, entre quinta-feira passada (21) e segunda (24). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Doutrina Monroe - Por: Marcos Benedito - 03/01/2026

Onde a Doutrina Monroe foi usada como instrumento de dominação A chamada Doutrina Monroe não surgiu por acaso, nem por boa vontade. Ela foi criada em 1823, quando os Estados Unidos ainda estavam se afirmando como nação, mas já pensavam como império em formação. O contexto era claro: países da América Latina estavam se libertando das coroas europeias, especialmente da Espanha e de Portugal, e as grandes potências do Velho Mundo observavam com interesse a possibilidade de retomar influência sobre essas regiões. Foi nesse cenário que os EUA se apresentaram como “protetores” do continente. O discurso oficial dizia que a Europa não deveria mais interferir nas Américas. Soava bonito, até necessário. Mas o objetivo real era outro: afastar os europeus para assumir o controle do território, da política e da economia do continente. Nascia ali a famosa frase: “A América para os americanos.” Só que nunca ficou claro quem eram esses “americanos”. Na prática, a doutrina estabeleceu que nenhum país d...

Madame Satã, o transformista visto como herói da contracultura e vilão pelo governo Bolsonaro - Daniel Salomão Roque De São Paulo para a BBC News Brasil 26 junho 2021

  bibliOTECA NACIONAL Legenda da foto, Manchete sobre a participação de João Francisco numa fuga penitenciária em 1955. O transformista nutria grande admiração por Carmen Miranda e procurava imitá-la sempre que possível Ao abaixar a cabeça, João Francisco dos Santos, então com 28 anos, viu duas poças se avolumarem no chão de seu quarto — de um lado, as gotas de sangue pingando através de um rasgo em sua sobrancelha direita; do outro, as lágrimas que lhe escorriam pelos cantos dos olhos. Não demorou muito para que ambos os fluidos se misturassem numa poça maior. "A minha pessoa estava feliz demais naquela noite. Eu devia ter desconfiado", recordaria quatro décadas depois, em depoimento ao escritor Sylvan Paezzo (1938-2000). "Já tinha apanhado tanto da danada da vida, que pensei ter chegado a minha boa hora. Aquela demagogia de que não há mal que sempre dure e que depois da tempestade vem a bonança." Corria o ano de 1928, e João Francisco acreditava ter realizado o so...

Roberto Carlos - Disco Louco Por Você 1961 - Completo) - Antonio Alves (Tony )

  Depois de muitos pedidos estou disponibilizando para todos vocês o Disco completo mais raro de Roberto Carlos de 1961 com excelente áudio e com duas faixas bônus "Cazone Per Te" e L' ultima Cosa " versão em Stereo de 1968 . Sobre esse Disco : Dois anos depois do lançamento do compacto simples "João e Maria/Fora do Tom" em 1959, Roberto Carlos estreava "Louco por Você", primeiro LP do cantor. O disco expressa a fase inicial da carreira de Roberto, fã da bossa nova e da música romântica. Boa parte das canções do álbum tem composição de Carlos Imperial. Sem sucesso comercial , dizem que vendeu apenas 512 copias ,Louco por Você" acabou renegado por Roberto até hoje e se tornou o segundo LP mais caro no Brasil. Lista das músicas 01- Não é Por Mim-Autores: (Carlos Imperial-Fernando Cesar) 02- Olhando Estrelas (Look For a Star)-(Look for a star) De Mark Antony(vs. Paulo Rogério) Bolero 03- Só Você-Autores: Edson Ribeiro e Renato Corte Real...