Pular para o conteúdo principal

OBSERVATÓRIO - 408 CRIANÇAS MORTAS EM GAZA - REVISTA ÉPOCA


Ofensiva israelense matou 408 crianças em Gaza, diz Unicef

Segundo o órgão da ONU, 2,5 mil menores ficaram feridos nos confrontos que atingem a região há quase um mês. "O futuro das crianças em Gaza é desalentador", diz chefe da Unicef

REDAÇÃO ÉPOCA, COM AGÊNCIA EFE
05/08/2014 09h54 - Atualizado em 05/08/2014 15h15
Kindle

Menina ferida no bombardeio contra uma escola da ONU no norte da Faixa de Gaza é tratado no hospital de Beit Lahiya  (Foto: AP Photo/Khalil Hamra)
Os bombardeios do Exército de Israel contra a Faixa de Gaza deixaram 408* crianças mortas e 2,5 mil feridas, segundo dados divulgados nesta terça-feira (5) pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef, na sigla em inglês). "A ofensiva teve um impacto catastrófico e trágico nas crianças palestinas. Se levarmos em conta o que estes números representam para a população de Gaza, é (proporcionalmente) como se tivessem morrido 200 mil crianças nos Estados Unidos", afirma Pernille Ironside, chefe da Unicef em Gaza. "O futuro das crianças em Gaza é desalentador".
Segundo estimativas do órgão, além das crianças mortas, cerca de 370 mil  preciam urgentemente de ajuda psicológica. "A destruição é total. Essas crianças presenciaram cenas horríveis, viram morrer seus amigos e seus pais", diz Pernille. "Levemos em conta que uma criança que tem sete anos já passou por três ofensivas militares , a de 2008-2009, a de 2012 e a de agora. Imaginem o impacto que isso pode ter tanto nas crianças menores como nas quais já entendem o que isso significa."
Segundo Pernille Ironside, as crianças que vivem na região também carecem de cuidados básicos. A grande maioria está sem luz, água potável e saneamento básico, o que torna propensa a transmissão de doenças, como a diarreia - que pode ser fatal se não for tratada adequadamente.
Em quase um mês de ofensiva militar contra a Faixa de Gaza, os bombardeios israelenses atingiram 142 escolas - inclusive colégios mantidos pela Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinos (UNRWA), que servem de abrigos para famílias refugiadas. "Se os civis não podem se refugiar em escolas da ONU, onde podem estar a salvo? Abandonam suas casas para se salvar, e são atacados onde se refugiaram. Esta é uma situação grotesca", afirmou a Alta comissária da ONU para os Direitos Humanos, Navi Pillay, também nesta terça (5). Ela ressaltou que Israel deve assumir responsabilidades pelas "crescentes evidências de crimes de guerra" cometidos pelo exército israelense em Gaza. "O que estamos vendo é o assassinato de famílias inteiras, de crianças que brincam nas ruas ou que estão tentando buscar refúgio", disse.
*ATUALIZAÇÃO: Anteriormente, o número divulgado de crianças mortas era de 392. A nota foi atualizada às 15h12.
À espera de ajuda, criança palestina chora no saguão lotado do hospital (Foto: AP Photo/Lefteris Pitarakis)
O corpo da menina Assel Mohammed al-Barki, de 8 anos, morta após sua casa ser bombardeada nesta segunda-feira (4) na Cidade de Gaza (Foto: AP Photo/Hatem Moussa)
Menino palestino ferido no bombardeio contra uma escola da ONU no norte da Faixa de Gaza chora ao ser socorrido (Foto: AP Photo/Khalil Hamra)
Crianças feridas em ataques perpetrados pelo Exército de Israel são atendidas num centro médico da cidade de Rafah, no sul da Faixa de Gaza (Foto: AP Photo/Eyad Baba)
Palestino carrega uma das vítimas do ataque israelense a uma escola da ONU na cidade de Rafah na Faixa de Gaza. Foi o terceiro ataque a uma escola da ONU em 10 dias (Foto: EFE/EPA/STRINGER)
NT

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Doutrina Monroe - Por: Marcos Benedito - 03/01/2026

Onde a Doutrina Monroe foi usada como instrumento de dominação A chamada Doutrina Monroe não surgiu por acaso, nem por boa vontade. Ela foi criada em 1823, quando os Estados Unidos ainda estavam se afirmando como nação, mas já pensavam como império em formação. O contexto era claro: países da América Latina estavam se libertando das coroas europeias, especialmente da Espanha e de Portugal, e as grandes potências do Velho Mundo observavam com interesse a possibilidade de retomar influência sobre essas regiões. Foi nesse cenário que os EUA se apresentaram como “protetores” do continente. O discurso oficial dizia que a Europa não deveria mais interferir nas Américas. Soava bonito, até necessário. Mas o objetivo real era outro: afastar os europeus para assumir o controle do território, da política e da economia do continente. Nascia ali a famosa frase: “A América para os americanos.” Só que nunca ficou claro quem eram esses “americanos”. Na prática, a doutrina estabeleceu que nenhum país d...

Madame Satã, o transformista visto como herói da contracultura e vilão pelo governo Bolsonaro - Daniel Salomão Roque De São Paulo para a BBC News Brasil 26 junho 2021

  bibliOTECA NACIONAL Legenda da foto, Manchete sobre a participação de João Francisco numa fuga penitenciária em 1955. O transformista nutria grande admiração por Carmen Miranda e procurava imitá-la sempre que possível Ao abaixar a cabeça, João Francisco dos Santos, então com 28 anos, viu duas poças se avolumarem no chão de seu quarto — de um lado, as gotas de sangue pingando através de um rasgo em sua sobrancelha direita; do outro, as lágrimas que lhe escorriam pelos cantos dos olhos. Não demorou muito para que ambos os fluidos se misturassem numa poça maior. "A minha pessoa estava feliz demais naquela noite. Eu devia ter desconfiado", recordaria quatro décadas depois, em depoimento ao escritor Sylvan Paezzo (1938-2000). "Já tinha apanhado tanto da danada da vida, que pensei ter chegado a minha boa hora. Aquela demagogia de que não há mal que sempre dure e que depois da tempestade vem a bonança." Corria o ano de 1928, e João Francisco acreditava ter realizado o so...

Roberto Carlos - Disco Louco Por Você 1961 - Completo) - Antonio Alves (Tony )

  Depois de muitos pedidos estou disponibilizando para todos vocês o Disco completo mais raro de Roberto Carlos de 1961 com excelente áudio e com duas faixas bônus "Cazone Per Te" e L' ultima Cosa " versão em Stereo de 1968 . Sobre esse Disco : Dois anos depois do lançamento do compacto simples "João e Maria/Fora do Tom" em 1959, Roberto Carlos estreava "Louco por Você", primeiro LP do cantor. O disco expressa a fase inicial da carreira de Roberto, fã da bossa nova e da música romântica. Boa parte das canções do álbum tem composição de Carlos Imperial. Sem sucesso comercial , dizem que vendeu apenas 512 copias ,Louco por Você" acabou renegado por Roberto até hoje e se tornou o segundo LP mais caro no Brasil. Lista das músicas 01- Não é Por Mim-Autores: (Carlos Imperial-Fernando Cesar) 02- Olhando Estrelas (Look For a Star)-(Look for a star) De Mark Antony(vs. Paulo Rogério) Bolero 03- Só Você-Autores: Edson Ribeiro e Renato Corte Real...