Pular para o conteúdo principal

OBSERVATÓRIO - 25 curiosidades sobre o Twitter - Revista Época - BRUNO FERRARI, DE SAN FRANCISCO

A rede social para troca de mensagens de até 140 caracteres conquistou centenas de milhões de usuários no mundo. Confira algumas curiosidades da empresa ao longo de seus oito anos de história

1.O Twitter surgiu dentro de uma empresa chamada Odeo, uma plataforma para distribuição de podcasts. A Odeo foi criada por Evan Williams, que havia ganhado milhões de dólares com a venda de sua plataforma de blogs, o Blogger, para o Google. Williams chamou Biz Stone, seu ex-colega de Google, e Noah Glass, um vizinho, para trabalhar na Odeo. No início de 2006, um jovem programador chamado Jack Dorsey foi contratado. 


2. Williams, Stone, Glass e Dorsey são considerados os fundadores do Twitter.
>> A força do Twitter (trecho da reportagem de capa de ÉPOCA desta semana)

3. Foi Dorsey que teve a ideia de criar um site para que as pessoas pudessem compartilhar em mensagens curtas o que estavam fazendo no momento.

4. Em 2006, a Apple lançou um sistema de podcasts para o iPod parecido com o da Odeo. A empresa precisava se reinventar. Numa sessão de “brainstorm”, a ideia de Dorsey mostrou-se promissora. Ele então rascunhou aquilo que tinha em mente num pedaço de papel (abaixo).
Scketch Twitter (Foto: Reprodução)
5. Foram vários nomes até se chegar a Twitter. A escolha foi feita por Noah Glass, que passou uma noite folheando o dicionário até achar uma palavra que representasse bem a ideia de Dorsey. “Twitter” (em português, “piar” ou “gorgear”) foi o escolhido no final.

6. Jack Dorsey deu a ideia. Noah Glass o nome. Biz Stone ficou responsável pelo design e aparência da rede social. Ev Williams foi o cara da grana, que bancou o primeiro ano do Twitter praticamente sozinho.

7. Em março de 2006, a rede social Twitter finalmente entrou no ar, com um post do Dorsey.
O primeiro tuíte (Foto: Reprodução/Twitter) "Apenas criando meu Twitter": simples assim (Foto: Reprodução/Twitter)
8. O limite de 140 caracteres tem a ver com o tamanho máximo de uma mensagem no celular. No início, o Twitter tinha 160 toques de limite. Mas decidiu-se deixar 140 caracteres para a mensagem em si e 20 caracteres para o nome depois do símbolo “@”.

9. Dorsey foi o primeiro presidente do Twitter, que tornou-se uma empresa independente em 2007. Segundo o jornalista Nick Bilton, autor do livro A eclosão do Twitter, Dorsey se incomodava com a presença de Noah Glass no dia-a-dia da empresa e exigiu a Williams que mandasse o colega embora. Glass partiu para nunca mais voltar.

10. Em 2008, Mark Zuckerberg (abaixo), do Facebook, tentou comprar o Twitter por US$ 500 milhões. Williams não aceitou a proposta.
Mark Zuckerberg (Foto: Jim Wilson)

11. Foram vários conflitos entre os fundadores, com algumas trocas de comando. Williams tomou o cargo de Dorsey em 2008, que deixou o Twitter para montar o Square, uma empresa de meio de pagamentos, em 2009. Algum tempo depois, o conselho de administração da empresa destituiu Ev Williams do cargo. Para o seu lugar, em 2010, eles efetivaram Dick Costolo (abaixo), que chegara à empresa  como diretor de operações um ano antes.
Dick Costolo (Foto: Peter DaSilva)
12. Desde então, Dick Costolo mantém o posto de presidente do Twitter. Jack Dorsey voltou à empresa em 2010 como presidente do conselho de administração. Ev Williams é um dos conselheiros atualmente. Biz Stone saiu para tocar seus projetos e lançou o livro Um passarinho me contou, recém publicado no Brasil.

13. Dick Costolo foi um humorista profissional no início de sua carreira. Seu estilo era a comédia de improviso. Seu primeiro tuíte como funcionário do Twitter foi uma piada: “Primeiro dia como diretor de operações. Tarefa 1: minar o presidente e estabelecer o poder”. Ironicamente, pouco mais de um ano depois, Costolo seria anunciado presidente no lugar do amigo, Williams.

14. Além do Facebook, Google e Microsoft já tentaram comprar o Twitter. As ofertas teriam sido na casa dos US$ 10 bilhões.

15. O Twitter mudou-se para o escritório atual em 2012. Ele fica localizado no número 1355 da Market Street, a principal avenida da cidade de San Francisco, na Califórnia.
Fachada do Twitter (Foto: Bruno Ferrari)
16. Até pouco tempo, o bairro SoMa, onde fica a sede do Twitter, estava em processo de degradação. Ainda há muitos moradores de rua, viciados em drogas e gangues que circulam nas redondezas. Mas a situação melhorou bastante depois que empresas como Twitter e Uber se instalaram por ali.

17. No final de 2013, o Twitter abriu seu capital na Bolsa de valores de Nova York (abaixo). No primeiro dia, as ações da empresa chegaram a subir 80%, depois caíram para níveis mais realistas. O Twitter vale hoje US$ 26 bilhões.
Abertura de capital do Twitter (Foto: Brendan McDermid / Reuters)
18. O escritório do Twitter ocupa seis andares de um prédio construído na década de 1930. Três andares foram incorporados recentemente, depois da abertura de capital. Dos 3,3 mil funcionários, pouco mais de 2 mil trabalham ali. São 25 escritórios no mundo. Dois deles estão no Brasil: Rio de Janeiro e São Paulo.
19. O espaço da sede em San Francisco, no entanto, ainda é insuficiente. A empresa está alugando o prédio ao lado e espera uma aprovação para construir uma passarela ligando os dois edifícios.
Topo do prédio do Twitter (Foto: Bruno Ferrari)
20. O escritório do Twitter tem tudo o que outras empresas do Vale do Silício costumam ostentar. Restaurantes e cafés com comida à vontade o dia todo, academia, espaço para meditação, ioga, fliperama e sala de jogos.
Restaurante do Twitter (Foto: Bruno Ferrari/ÉPOCA)
Área com fliperamas no Twitter (Foto: Bruno Ferrari/ÉPOCA)



Cereais para os funcionários no Twitter (Foto: Bruno Ferrari/ÉPOCA)
21. No happy hour tem pipoca, batata chips e chope de graça para os funcionários.
Pipoca à vontade no Twitter (Foto: Bruno Ferrari/ÉPOCA)
22. Funcionários do Twitter consomem, semanalmente, 1.440 ovos cozidos e 2.300 litros de café.
Barista do Twitter (Foto: Bruno Ferrari/ÉPOCA)
23. O Vine, uma versão do Twitter para produzir vídeos de até seis segundos, tem 40 milhões de usuários no mundo.

24. O Twitter com o maior número de seguidores é o da cantora Katy Perry. São quase 56 milhões.
Katy Perry Twitter (Foto: Reprodução/Twitter)
25. A selfie feita no Oscar 2014 com a apresentadora Ellen DeGeneres, o ator Bradley Cooper e grande elenco é o post mais retuitado da história: são 3,5 milhões de compartilhamentos. Ele superou o post em que o presidente Barack Obama anunciava sua vitória nas eleições presidenciais americanas de 2012. Há um quadro na sede do Twitter com a ilustração da foto num estilo “pop art”.
Fotografia "selfie" de famosos durante a cerimônia de premiação do Oscar divulgada pela apresentadora Ellen DeGeneres bomba nas redes sociais (Foto: AP Photo/Ellen DeGeneres)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta das Centrais Sindicais ao Presidente Bolsonaro

“EXMO. SR. JAIR MESSIAS BOLSONARO MD. PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL BRASÍLIA – DF Senhor Presidente, As Centrais Sindicais que firmam a presente vem, respeitosamente, apresentar-se à Vossa Excelência com a disposição de construir um diálogo em benefício dos trabalhadores e do povo brasileiro. Neste diálogo representamos os trabalhadores, penalizados pelo desemprego que atinge cerca de 12,4 milhões de pessoas, 11,7% da população economicamente ativa (IBGE/PNAD, novembro de 2018) e pelo aumento da informalidade e consequente precarização do trabalho. Temos assistido ao desmonte de direitos historicamente conquistados, sendo as maiores expressões desse desmonte a reforma trabalhista de 2017, os intentos de reduzir direitos à aposentadoria decente e outros benefícios previdenciários, o congelamento da política de valorização do salário mínimo e os ataques à organização sindical, as maiores expressões deste desmonte. Preocupa-nos sobremaneira o destino da pol

19 Exemplos de publicidade social que nos fazem pensar em problemas urgentes - POR: INCRÍVEL.CLUB

Criadores de propagandas de cunho social têm um grande desafio: as pessoas precisam não apenas notar a mensagem, mas também lembrar dela. Você deve admitir que, mesmo passados vários anos, não consegue tirar da cabeça algumas peças publicitárias desse tipo, que fizeram com que passasse a enxergar determinadas situações sob uma outra ótica. Se antes as propagandas sociais abordavam tmas como a poluição do meio ambiente com plástico e o aquecimento global, hoje existem campanhas sobre os perigos do sedentarismo, os riscos que o tabagismo representa aos animais em decorrência do aumento de incêndios florestais e até sobre a importância das férias para a saúde humana. São, portanto, peças que abordam problemas atuais e familiares para muita gente. Neste post, o  Incrível.club  mostra a você o que de melhor foi criado recentemente no campo das propagandas de cunho social. Fumar não é prejudicial apenas à sua saúde, mas também aos animais que vivem em áreas que sofrem com incênd

Empresas impõem regras para jornalistas

REDE SOCIAIS Por Natalia Mazotte em 24/5/2011 Reproduzido do Jornalismo nas Américas http://knightcenter.utexas.edu/pt-br/ , 19/5/2011, título original: "Site de notícias brasileiro adota regras para o uso das redes sociais por jornalistas"; intertítulo do OI Seguindo a tendência de veículos internacionais , o site de notícias UOL divulgou aos seus jornalistas normas para o uso de redes sociais , de acordo com o blog Liberdade Digital. As recomendações se assemelham às já adotadas por empresas de notícias como Bloomberg , Washington Post e Reuters : os jornalistas devem evitar manifestações partidárias e políticas, antecipar reportagens ainda não publicadas ou divulgar bastidores da redação e emitir juízos que comprometam a independência ou prejudiquem a imagem do site. Segundo um repórter do UOL, os jornalistas estão tuitando menos desde que as diretrizes foram divulgadas . "As pessoas estão tuitando bem menos. Alguns cogitam deletar seus p