Vídeo mostra suposto míssil terra-ar que teria abatido avião da Malaysia Airlines
Imagens teriam sido feitas horas antes do acidente nas ruas de Torez, na Ucrânia
TOREZ, Ucrânia — Um vídeo que teria sido feito horas antes de o avião da Malaysia Airlines ter sido abatido mostra um míssil terra-ar sendo levado pelas ruas de Torez, na Ucrânia. As imagens, que ainda não foram verificadas de forma independente, foram divulgadas na quinta-feira.
De acordo com as investigações preliminares, o avião comercial que transportava 298 passageiros, e ia de Amsterdã para Kuala Lumpur, teria sido abatido nesta região logo após as 4h (horário local). embora não se saiba de onde teria partido o disparo, parecem haver poucas dúvidas sobre a arma usada: um míssil SA-11 Buk, conhecido como “Gadfly” na Otan. A Ucrânia acusa os separatistas de usarem um sistema similar para derrubarem um avião militar, um AN-26, na última segunda-feira.
Tanto Ucrânia, quanto Rússia e mesmo os separatistas teriam esse tipo de míssil. Se os rebeldes teriam roubado da própria Ucrânia ou conseguido o armamento através da fronteira com a Rússia, no entanto, não está claro.
O Buk — nome de uma árvore comum na Rússia — inclui quatro mísseis com cerca de 55 kg cada sobre um veículo. Um segundo carro leva o radar. Seus mísseis têm um alcance de 28 km.
A Ucrânia baniu os testes com o Buk, S-300 e sistemas similares por sete anos depois que um avião russo Tu-154 foi atingido durante um voo de Israel para a Sibéria em 2001, matando as 78 pessoas a bordo.
Segundo testemunhas, o Boeing 777 explodiu no ar, lançando escombros num raio estimado de quatro quilômetros, o que dificulta o trabalho dos peritos. Pelo menos cem corpos foram observados num raio de 15 quilômetros. Quase 200 já foram recuperados.
Entre as vítimas, estão 154 holandeses, 27 australianos e 23 malaios, segundo a companhia aérea. Outras fontes indicam ainda a presença de nove britânicos e quatro franceses, incluindo 80 crianças. Vários passageiros tinham como destino final uma conferência sobre Aids na Austrália.
Nesta sexta-feira, o Conselho de Segurança da ONU discute a queda do avião da Malaysia Airlines em uma área controlada por separatistas no Leste da Ucrânia.
O primeiro-ministro da Austrália, Tony Abbott, disse suspeitar que os rebeldes apoiados pela Rússia estavam por trás do disparo contra o avião.
Read more: http://oglobo.globo.com/mundo/video-mostra-suposto-missil-terra-ar-que-teria-abatido-aviao-da-malaysia-airlines-13299078#ixzz37plkZwDC
Comentários
Postar um comentário