Pular para o conteúdo principal

OBSERVATÓRIO - Lei promulgada por Aécio Neves dá nome de aeroporto em MG ao tio-avô do presidenciável - FONTE R7

Proposta foi apresentada por deputado tucano, aliado do candidato do PSDB

Do R7
Aécio Neves e Domingos Sávio (à direita) estão envolvidos politicamente com o aeroporto de Cláudio, em Minas GeraisMontagem R7
Uma lei promulgada por Aécio Neves quando era governador de Minas Gerais em 2009 dá o nome do tio-avô do presidenciável, Deputado Oswaldo Tolentino, ao aeroporto construído no município de Cláudio. A obra foi realizada a um custo de aproximadamente R$ 14 milhões durante a gestão do tucano à frente do Estado.
O projeto que deu o nome ao aeroporto foi apresentado anteriormente pelo então deputado estadual, e hoje federal, Domingos Sávio (PSDB), em março de 2009. Na sua proposição na Assembleia de MG, Sávio justifica a denominação do aeroporto já que, naquele local, Oswaldo Tolentino "fora o primeiro claudiense a nele pousar com seu próprio avião, de nome Aeronca, em meados de 1953".
Após a aprovação pela Assembleia mineira, Aécio promulgou lei em 15 de setembro do mesmo ano. O aeroporto ainda não possui autorização da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para funcionar.
O terreno está sendo contestado na Justiça por outro tio-avô do senador, Múcio Tolentino, que recebeu um valor que considerou inadequado do governo mineiro. Atualmente, a posse da propriedade onde o aeroporto foi construído está sendo discutida juridicamente.
Sávio, que é próximo a Aécio Neves, postou em junho deste ano uma foto em seu perfil do Twitter em um voo junto ao candidato tucano à Presidência.
Leia a íntegra da lei promulgada por Aécio Neves:
"LEI Nº 18.386, DE 15 DE SETEMBRO DE 2009.
Dá denominação ao aeroporto localizado no Município de Cláudio.
O GOVERNADOR DO ESTADO DE MINAS GERAIS,
O Povo do Estado de Minas Gerais, por seus representantes, decretou e eu, em seu nome, promulgo a seguinte Lei:
Art. 1deg. Fica denominado Aeroporto Deputado Oswaldo Tolentino o aeroporto localizado no Município de Cláudio.
Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, aos 15 de setembro de 2009; 221º da Inconfidência Mineira e 188º da Independência do Brasil.
AÉCIO NEVES"
Leia abaixo a íntegra do projeto de lei apresentado pelo deputado Domingos Sávio em março de 2009:
"PROJETO DE LEI Nº 3.070/2009
Dá a  denominação de Deputado Oswaldo Tolentino ao aeroporto situado no Município de Cláudio.
A Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais decreta:
Art. 1º – Fica  denominado Deputado  Oswaldo  Tolentino o aeroporto localizado no Município de Cláudio.
Art. 2º – Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Sala das Reuniões, 4 de março de 2009.
Domingos Sávio
Justificação: Visa este projeto de lei a dar denominação ao aeroporto  de  Cláudio, prestando justa homenagem  ao  ex-Deputado Oswaldo  Tolentino, um dos filhos mais ilustres do Município, que foi o primeiro claudiense a nele pousar com seu próprio avião,  de nome Aeronca, em meados de 1953.
Oswaldo Tolentino tinha um carinho muito especial com o Município de Cláudio, tendo conseguido, entre outras coisas, recursos  para  a construção do fórum municipal. A viúva do  ex-Deputado Oswaldo Tolentino, Júlia Braga  Tolentino, mantém  até hoje, em Cláudio, a casa da família e a Fazenda Casa Rosada.
- Publicado, vai o projeto às Comissões de  Justiça, para exame preliminar, e de Transporte, para deliberação, nos termos do art. 188, c/c o art. 103, inciso I, do Regimento Interno."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta das Centrais Sindicais ao Presidente Bolsonaro

“EXMO. SR. JAIR MESSIAS BOLSONARO MD. PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL BRASÍLIA – DF Senhor Presidente, As Centrais Sindicais que firmam a presente vem, respeitosamente, apresentar-se à Vossa Excelência com a disposição de construir um diálogo em benefício dos trabalhadores e do povo brasileiro. Neste diálogo representamos os trabalhadores, penalizados pelo desemprego que atinge cerca de 12,4 milhões de pessoas, 11,7% da população economicamente ativa (IBGE/PNAD, novembro de 2018) e pelo aumento da informalidade e consequente precarização do trabalho. Temos assistido ao desmonte de direitos historicamente conquistados, sendo as maiores expressões desse desmonte a reforma trabalhista de 2017, os intentos de reduzir direitos à aposentadoria decente e outros benefícios previdenciários, o congelamento da política de valorização do salário mínimo e os ataques à organização sindical, as maiores expressões deste desmonte. Preocupa-nos sobremaneira o destino da pol...

19 Exemplos de publicidade social que nos fazem pensar em problemas urgentes - POR: INCRÍVEL.CLUB

Criadores de propagandas de cunho social têm um grande desafio: as pessoas precisam não apenas notar a mensagem, mas também lembrar dela. Você deve admitir que, mesmo passados vários anos, não consegue tirar da cabeça algumas peças publicitárias desse tipo, que fizeram com que passasse a enxergar determinadas situações sob uma outra ótica. Se antes as propagandas sociais abordavam tmas como a poluição do meio ambiente com plástico e o aquecimento global, hoje existem campanhas sobre os perigos do sedentarismo, os riscos que o tabagismo representa aos animais em decorrência do aumento de incêndios florestais e até sobre a importância das férias para a saúde humana. São, portanto, peças que abordam problemas atuais e familiares para muita gente. Neste post, o  Incrível.club  mostra a você o que de melhor foi criado recentemente no c...

Empresas impõem regras para jornalistas

REDE SOCIAIS Por Natalia Mazotte em 24/5/2011 Reproduzido do Jornalismo nas Américas http://knightcenter.utexas.edu/pt-br/ , 19/5/2011, título original: "Site de notícias brasileiro adota regras para o uso das redes sociais por jornalistas"; intertítulo do OI Seguindo a tendência de veículos internacionais , o site de notícias UOL divulgou aos seus jornalistas normas para o uso de redes sociais , de acordo com o blog Liberdade Digital. As recomendações se assemelham às já adotadas por empresas de notícias como Bloomberg , Washington Post e Reuters : os jornalistas devem evitar manifestações partidárias e políticas, antecipar reportagens ainda não publicadas ou divulgar bastidores da redação e emitir juízos que comprometam a independência ou prejudiquem a imagem do site. Segundo um repórter do UOL, os jornalistas estão tuitando menos desde que as diretrizes foram divulgadas . "As pessoas estão tuitando bem menos. Alguns cogitam deletar seus p...