Pular para o conteúdo principal

OBSERVATÓRIO - Araçatuba recebe selo 'Município Livre do Analfabetismo' - Eliene Berlato - Folha da Região

 

Araçatuba é a única cidade  entre as 43 de sua região administrativa que recebeu o Selo de Município Livre do Analfabetismo, concedido pelo MEC (Ministério da Educação) no mês passado. O título é outorgado aos municípios que atingiram índice igual ou superior a 96% de alfabetização, com base nos dados do Censo Demográfico do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2010. Araçatuba alcançou o índice de 96,4%, apresentando taxa de 3,6% de analfabetismo.

  O título foi emitido a 207 cidades brasileiras. Desse total, apenas 45 são do Estado. A concessão, segundo o MEC, está prevista no decreto 6.093, de 24 de abril de 2007. Instituído há sete anos, o selo integra o PBA (Programa Brasil Alfabetizado), criado em 2003, cujo objetivo é a universalização da alfabetização de jovens e adultos de 15 anos ou mais. O número de analfabetos em Araçatuba, de acordo com os dados divulgados pelo IBGE, diminuiu em 3,2%, passando de 12.240 para 6.480 no período de dez anos, entre 2000 e 2010.

  Segundo o secretário municipal de Educação, Luiz Carlos Custódio, essa queda se deve ao investimento do município na área, bem como a implantação da EJA (Educação de Jovens e Adultos). “Enquanto o Brasil atingiu, em média, uma diminuição de 1%, Araçatuba superou os 3%. Isso é o reconhecimento do trabalho desenvolvido na cidade, sempre focado nos aspectos que carecem de atenção, como a educação”, destaca. “Agora, nossa responsabilidade aumenta ainda mais, pois será exigido que alcancemos os 100% de alfabetização”, relata.

ESTIMULO
A iniciativa da emissão do selo, segundo o secretário, representa um estímulo para que as prefeituras invistam mais em educação. "É preciso que haja mais investimento na alfabetização e em todos os aspectos educacionais. A alfabetização é como uma luz na vida das pessoas", observa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta das Centrais Sindicais ao Presidente Bolsonaro

“EXMO. SR. JAIR MESSIAS BOLSONARO MD. PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL BRASÍLIA – DF Senhor Presidente, As Centrais Sindicais que firmam a presente vem, respeitosamente, apresentar-se à Vossa Excelência com a disposição de construir um diálogo em benefício dos trabalhadores e do povo brasileiro. Neste diálogo representamos os trabalhadores, penalizados pelo desemprego que atinge cerca de 12,4 milhões de pessoas, 11,7% da população economicamente ativa (IBGE/PNAD, novembro de 2018) e pelo aumento da informalidade e consequente precarização do trabalho. Temos assistido ao desmonte de direitos historicamente conquistados, sendo as maiores expressões desse desmonte a reforma trabalhista de 2017, os intentos de reduzir direitos à aposentadoria decente e outros benefícios previdenciários, o congelamento da política de valorização do salário mínimo e os ataques à organização sindical, as maiores expressões deste desmonte. Preocupa-nos sobremaneira o destino da pol

19 Exemplos de publicidade social que nos fazem pensar em problemas urgentes - POR: INCRÍVEL.CLUB

Criadores de propagandas de cunho social têm um grande desafio: as pessoas precisam não apenas notar a mensagem, mas também lembrar dela. Você deve admitir que, mesmo passados vários anos, não consegue tirar da cabeça algumas peças publicitárias desse tipo, que fizeram com que passasse a enxergar determinadas situações sob uma outra ótica. Se antes as propagandas sociais abordavam tmas como a poluição do meio ambiente com plástico e o aquecimento global, hoje existem campanhas sobre os perigos do sedentarismo, os riscos que o tabagismo representa aos animais em decorrência do aumento de incêndios florestais e até sobre a importância das férias para a saúde humana. São, portanto, peças que abordam problemas atuais e familiares para muita gente. Neste post, o  Incrível.club  mostra a você o que de melhor foi criado recentemente no campo das propagandas de cunho social. Fumar não é prejudicial apenas à sua saúde, mas também aos animais que vivem em áreas que sofrem com incênd

Empresas impõem regras para jornalistas

REDE SOCIAIS Por Natalia Mazotte em 24/5/2011 Reproduzido do Jornalismo nas Américas http://knightcenter.utexas.edu/pt-br/ , 19/5/2011, título original: "Site de notícias brasileiro adota regras para o uso das redes sociais por jornalistas"; intertítulo do OI Seguindo a tendência de veículos internacionais , o site de notícias UOL divulgou aos seus jornalistas normas para o uso de redes sociais , de acordo com o blog Liberdade Digital. As recomendações se assemelham às já adotadas por empresas de notícias como Bloomberg , Washington Post e Reuters : os jornalistas devem evitar manifestações partidárias e políticas, antecipar reportagens ainda não publicadas ou divulgar bastidores da redação e emitir juízos que comprometam a independência ou prejudiquem a imagem do site. Segundo um repórter do UOL, os jornalistas estão tuitando menos desde que as diretrizes foram divulgadas . "As pessoas estão tuitando bem menos. Alguns cogitam deletar seus p