Pular para o conteúdo principal

OBSERVATÓRIO - OS RISCOS DE DIVISÃO NA ESPECIALIZAÇÃO NO MOVIMENTO SOCIAL NEGRO - Por Reginaldo Bispo

Diante de um inimigo forte que engana, sofisma, manipula, chantageia, coopta e mata, não há porque especializar ou criar corporativismos na luta contra o Racismo.
 
As frentes de luta são tantas, mas as individualidades vaidosas não se juntam diante do mesmo inimigo, mesmo sabendo que caminhar separados nos custou 390 anos de escravismo e contemporaneamente de 125 anos de exclusão pelo racismo.
 
Começo pela juventude, que autossuficiente, se arroga acima dos conhecimentos e da experiência histórica vivenciada e acumulada. Na luta pelas cotas e contra o genocídio do povo negro, estão separados. Cada um considera a sua frente mais importante que o outro, e ainda se indispõe com a militância mais experiente, alegando conflitos geracionais.
 
As organizações quilombolas, correm em faixa própria e consideram o MN intruso. Dizem não ser MN, mas movimento quilombola. Os quilombolas são o que, senão negros isolados no campo, vitimas do racismo? Essa estrategia é corroborada e tem o apoio dos negros de partidos e das instituições governamentais responsáveis pelo assunto, pois provoca a ignorância, e impede a união e o apoio dos negros urbanos às lutas do negro do campo. Facilita na manipulação e adiamento em atender as demandas de quilombolas e sua união com os indígenas, dividindo para o domínio do latifúndio e do agronegócio.
 
A religiosidade afro é complicada porque é sincrética, dividem-se e não se entendem por divisões de nações ancestrais. Não conseguem sensibilizar-se contra o genocídio, ou pela questão quilombola. Resistem às aproximações, pois veem o MN como estranhos, intrusos e oportunistas. É mais fácil à todos, buscarem entendimentos com os concorrentes católicos, e até evangélicos, do que concordarem que há um inimigo comum.
 
A religião dos orixás, o samba e a capoeira deixaram de ser referencias para o povo negro, e caminham cada vez mais, na mão de negociantes "estrangeiros", para transformar-se em produtos na vitrine dos mercados. 
 
A militância que se ocupa, com exclusividade da cobrança da implementação da lei 10.639, não se junta aos defensores das Cotas e não interagem com o MN, pelas mesmas demandas. Nenhum deles tem compreensão ou se interessam em apropriar-se e unir com quilombolas e movimento contra o genocídio. É como fossem coisas concorrentes e antagônicas.
 
A maioria das Ongs e do movimento de mulheres negras, atuam em faixa própria, geralmente se diferenciando e competindo com os homens do MN. Algumas ocupando-se de bandeiras gerais.
 
A saúde é tratada por áreas de interesse: militantes por mudanças na área psiquiátricas, não se juntam com os da hipertensão, e nenhum dos dois com os da anemia falciforme. Miomas e outros temas são tratados como interesses específicos.
 
Na arena partidária e eleitoral, cada um individualmente, vincula-se a cores e bandeiras, sem pensar ou discernir a quais interesses representam e servem. Se nos beneficiam ou se contrariam os interesses de negras e negros. Baseados na cultura individualista do salve-se quem puder, acabam manipulados pelos donos de partidos, que incentivam a vaidade e a concorrência entre negros, de modo a nenhum conquistar posição de destaque, mas todos trabalhando para eleger as prioridades e as candidaturas preferidas dos dirigentes.
 
A manipulação e a cooptação, assim como o clientelismo, são excelentes instrumentos de impedimento à organização de negras e negros, colocando-os mercê de interesses das elites brancas e racistas, favorecendo esse desentendimento.
 
Assim fica fácil para o racismo e os racistas, é só jogo de intenções, alimentam os incautos, com expectativas que jamais se materializam, e se beneficiam da divisão dos mesmos para perpetuar seu privilégios e poder. Continuamos entregando o ouro pro bandido...
 
Para felicidade de Negras e Negros.... A Procura da Batida Perfeita....
 
* Manifesto e Seminário Negras e Negros Organizados Lutando por seus Direitos! * Unidade do Povo Negro, das pautas e com os oprimidos! * Por um Projeto Politico de Nação do Povo Negro que inclua todos os brasileiros! * Reparação Históricas e Humanitária Contra o escravismo, e o Racismo! * Construção de uma Organização Politica Negra, Autônoma e Independente!
 
Reginaldo Bispo - MNU de Lutas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roberto Carlos - Disco Louco Por Você 1961 - Completo) - Antonio Alves (Tony )

  Depois de muitos pedidos estou disponibilizando para todos vocês o Disco completo mais raro de Roberto Carlos de 1961 com excelente áudio e com duas faixas bônus "Cazone Per Te" e L' ultima Cosa " versão em Stereo de 1968 . Sobre esse Disco : Dois anos depois do lançamento do compacto simples "João e Maria/Fora do Tom" em 1959, Roberto Carlos estreava "Louco por Você", primeiro LP do cantor. O disco expressa a fase inicial da carreira de Roberto, fã da bossa nova e da música romântica. Boa parte das canções do álbum tem composição de Carlos Imperial. Sem sucesso comercial , dizem que vendeu apenas 512 copias ,Louco por Você" acabou renegado por Roberto até hoje e se tornou o segundo LP mais caro no Brasil. Lista das músicas 01- Não é Por Mim-Autores: (Carlos Imperial-Fernando Cesar) 02- Olhando Estrelas (Look For a Star)-(Look for a star) De Mark Antony(vs. Paulo Rogério) Bolero 03- Só Você-Autores: Edson Ribeiro e Renato Corte Real...

Madame Satã, o transformista visto como herói da contracultura e vilão pelo governo Bolsonaro - Daniel Salomão Roque De São Paulo para a BBC News Brasil 26 junho 2021

  bibliOTECA NACIONAL Legenda da foto, Manchete sobre a participação de João Francisco numa fuga penitenciária em 1955. O transformista nutria grande admiração por Carmen Miranda e procurava imitá-la sempre que possível Ao abaixar a cabeça, João Francisco dos Santos, então com 28 anos, viu duas poças se avolumarem no chão de seu quarto — de um lado, as gotas de sangue pingando através de um rasgo em sua sobrancelha direita; do outro, as lágrimas que lhe escorriam pelos cantos dos olhos. Não demorou muito para que ambos os fluidos se misturassem numa poça maior. "A minha pessoa estava feliz demais naquela noite. Eu devia ter desconfiado", recordaria quatro décadas depois, em depoimento ao escritor Sylvan Paezzo (1938-2000). "Já tinha apanhado tanto da danada da vida, que pensei ter chegado a minha boa hora. Aquela demagogia de que não há mal que sempre dure e que depois da tempestade vem a bonança." Corria o ano de 1928, e João Francisco acreditava ter realizado o so...

A melhor lista dos 10 melhores filmes de todos os tempos? - POR: PRAGMATISMO POLÍTICO

Quais são os 10 melhores filmes de todos os tempos? Pergunte a qualquer pessoa, e dificilmente as escolhas serão as mesmas. Mas, se diferentes listas começam a repetir os mesmos itens, talvez isso signifique algo. A seguir, confira uma lista dos 'top10' com os filmes mais citados por críticos Melhores filmes (Imagem: Pragmatismo Político) Escolha um conhecido qualquer e pergunte: quais são os 10 melhores   filmes   de todos os tempos? Anote as respostas num papel, e faça a mesma pergunta para outra pessoa. Dificilmente as escolhas serão as mesmas. Mas, se diferentes listas começam a repetir os mesmos itens, talvez isso signifique algo. Esse é o raciocínio seguido pelo  Metacritic , site que reúne a opinião de críticos de cinema. O site computa e faz média das notas dadas por especialistas, fornecendo uma ideia geral se aquele filme é bem aceito, ou não, pela imprensa. De acordo com o site, a lista média dos críticos é bem eclética, com longas com mais de 70 ...