Pular para o conteúdo principal

OBSERVATÓRIO - Julgamento no TJ colocará frente a frente o chefe da Globo Ali Kamel e o blogueiro Miguel do Rosário - PUBLICADO POR BARAODEITARARERJ ⋅ FEVEREIRO 9, 2014

 Miguel do Rosário

Nesta terça-feira o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro fará a primeira audiência do julgamento impetrado pelo editor chefe de jornalismo da Rede Globo Ali Kamel contra o blogueiro Miguel do Rosário.
Kamel processa o editor do blog O Cafezinho por ter sido chamado de “reacionário”. No processo o chefe da Globo pede R$ 41 mil de indenização.
A tentativa de intimidar a blogosfera e a mídia alternativa em geral através de processos tem sido a nova modalidade contemporânea de censura. Utilizando de advogados da própria empresa que trabalha, a Rede Globo, Kamel já moveu processos contra outros blogueiros como Rodrigo Vianna, Luiz Carlos Azenha e o gaúcho Cloaca News. A tentativa de censura é evidente: como a maior parte dos blogueiros não possui renda fixa o próprio processo acaba sendo a punição.
“No campo do debate de ideias, eu posso lutar de igual para igual com qualquer pessoa ou corporação, porque eu tenho confiança no meu potencial intelectual, mas não posso travar uma luta jurídica-financeira contra a Globo ou Ali Kamel. Aí é covardia”, afirma Miguel do Rosário.
De acordo com o ex-presidente da OAB-RJ, Wadih Damous, o processo de Kamel contra Rosário é um absurdo de viés autoritário que não deveria ser chancelado pelo judiciário.
“Alguém que ocupa um cargo de destaque, num grande jornal, numa emissora de televisão, está sujeito a críticas. Crítica veemente. E infelizmente o que nós temos visto em algumas decisões do Judiciário, aliás em muitas decisões do Judiciário, é chancelar essas tentativas de intimidação. A tentativa de calar a crítica. E isso não deixa de ter seu viés autoritário” assegura Wadih Damous.
Miguel do Rosário também encontrou apoio em partidos políticos. Segundo nota pública de solidariedade ao blogueiro divulgada pelo PCdoB,
“No Brasil a criminalização da verdade – também conhecida como censura – se mantém, ainda que de uma forma diferente dos tempos da ditadura militar. Hoje não há mais nas redações um censor oficial do governo. A censura é mais sutil. Nos dias de hoje a censura se dá através da justiça: basta para um poderoso de plantão, defendido por um grande escritório de advocacia, entrar com um processo contra seus adversários. A censura se dá, portanto, através da intimidação financeira. Como em geral os adversários são pequenos blogueiros que sequer possuem advogados, o grande poderoso de plantão costuma sair vitorioso”.
A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) também se manifestou sobre o assunto através de nota pública. “A ABI entende que o tipo de ação proposta por Kamel,  na prática se volta contra a liberdade de imprensa. Não tem sentido este tipo de ação por um comentário contrário a uma empresa onde o jornalista que entrou com a ação exerce o cargo de diretor executivo”, alega a entidade.
A primeira audiência na 11ª. Vara Civel do tribunal de Justiça do Rio de Janeiro ocorrerá na terça-feira, dia11/02, às 11:20. Blogueiros, militantes, ativistas e leitores do Cafezinho mobilizados pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé já estão preparando seus cartazes para ocuparem a frente do TJ.
“Convocamos a sociedade carioca a estar presente no julgamento para deixar claro para Kamel que estamos ao lado da democracia e que não aceitaremos jamais a censura”, finaliza a convocatória do Barão de Itararé.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roberto Carlos - Disco Louco Por Você 1961 - Completo) - Antonio Alves (Tony )

  Depois de muitos pedidos estou disponibilizando para todos vocês o Disco completo mais raro de Roberto Carlos de 1961 com excelente áudio e com duas faixas bônus "Cazone Per Te" e L' ultima Cosa " versão em Stereo de 1968 . Sobre esse Disco : Dois anos depois do lançamento do compacto simples "João e Maria/Fora do Tom" em 1959, Roberto Carlos estreava "Louco por Você", primeiro LP do cantor. O disco expressa a fase inicial da carreira de Roberto, fã da bossa nova e da música romântica. Boa parte das canções do álbum tem composição de Carlos Imperial. Sem sucesso comercial , dizem que vendeu apenas 512 copias ,Louco por Você" acabou renegado por Roberto até hoje e se tornou o segundo LP mais caro no Brasil. Lista das músicas 01- Não é Por Mim-Autores: (Carlos Imperial-Fernando Cesar) 02- Olhando Estrelas (Look For a Star)-(Look for a star) De Mark Antony(vs. Paulo Rogério) Bolero 03- Só Você-Autores: Edson Ribeiro e Renato Corte Real...

Madame Satã, o transformista visto como herói da contracultura e vilão pelo governo Bolsonaro - Daniel Salomão Roque De São Paulo para a BBC News Brasil 26 junho 2021

  bibliOTECA NACIONAL Legenda da foto, Manchete sobre a participação de João Francisco numa fuga penitenciária em 1955. O transformista nutria grande admiração por Carmen Miranda e procurava imitá-la sempre que possível Ao abaixar a cabeça, João Francisco dos Santos, então com 28 anos, viu duas poças se avolumarem no chão de seu quarto — de um lado, as gotas de sangue pingando através de um rasgo em sua sobrancelha direita; do outro, as lágrimas que lhe escorriam pelos cantos dos olhos. Não demorou muito para que ambos os fluidos se misturassem numa poça maior. "A minha pessoa estava feliz demais naquela noite. Eu devia ter desconfiado", recordaria quatro décadas depois, em depoimento ao escritor Sylvan Paezzo (1938-2000). "Já tinha apanhado tanto da danada da vida, que pensei ter chegado a minha boa hora. Aquela demagogia de que não há mal que sempre dure e que depois da tempestade vem a bonança." Corria o ano de 1928, e João Francisco acreditava ter realizado o so...

A melhor lista dos 10 melhores filmes de todos os tempos? - POR: PRAGMATISMO POLÍTICO

Quais são os 10 melhores filmes de todos os tempos? Pergunte a qualquer pessoa, e dificilmente as escolhas serão as mesmas. Mas, se diferentes listas começam a repetir os mesmos itens, talvez isso signifique algo. A seguir, confira uma lista dos 'top10' com os filmes mais citados por críticos Melhores filmes (Imagem: Pragmatismo Político) Escolha um conhecido qualquer e pergunte: quais são os 10 melhores   filmes   de todos os tempos? Anote as respostas num papel, e faça a mesma pergunta para outra pessoa. Dificilmente as escolhas serão as mesmas. Mas, se diferentes listas começam a repetir os mesmos itens, talvez isso signifique algo. Esse é o raciocínio seguido pelo  Metacritic , site que reúne a opinião de críticos de cinema. O site computa e faz média das notas dadas por especialistas, fornecendo uma ideia geral se aquele filme é bem aceito, ou não, pela imprensa. De acordo com o site, a lista média dos críticos é bem eclética, com longas com mais de 70 ...