Pular para o conteúdo principal

OBSERVATÓRIO - Ganga Zumba Nas Entrelinhas da História - Por Marcos Benedito

Passados 316 anos do assassinato de Zumbi dos Palmares, muitas pessoas perguntam, qual é o lugar de Ganga Zumba na história. Documentos históricos comprovam que o governador de Pernambuco o chamava - o de “Grande Lorde”, numa clara e inequívoca estratégia de cooptação.


Já naquela época, qualquer negro mais ousado e inteligente podia representar um grande perigo para o poder vigente, e no caso dos negros fugidos e organizados nos quilombos este perigo era exponencial.
Ganga Zumba, presidia o Conselho dos Mocambos, era respeitado como um príncipe mantinha um complexo com mais de 1.500 pessoas composta por familiares, súditos e guardas que constituíam a nobreza real.
O Quilombo dos Palmares foi constituído com o ajuntamento de vários mocambos, tornando – se uma grande nação.
Em 1677, houve um grande ataque desferido pelo exército da coroa, onde foram capturados dezenas de quilombolas, inclusive alguns filhos de Ganga Zumba.
Em 1678, o governador Pedro Almeida convenceu Ganga Zumba a realizar um acordo, onde os quilombolas se mudariam para o Vale do Cacau.
Isto provocou a revolta de Zumbi que não aceitava esta capitulação de seu líder e tio.
Na disputa que se deu, Ganga Zumba acabou sendo envenenado por um homem leal a Zumbi.
Ganga Zumba descendente direto da realeza africana, poderia ter um lugar de honra na história, entanto, o seu nome está associado à inveja e a traição. 
Diferentemente de Zumbi, que hoje é o símbolo da luta e de resistência do Quilombo dos Palmares. A história registra que Ganga Zumba tentou negociar com os portugueses a rendição de Palmares em troca de benefícios próprios. Ganga Zumba era individualista e centralizador não se preocupando com o interesse coletivo e identificava em Zumbi a ameaça a sua liderança, Ganga Zumba alimentava diariamente a “fogueira das vaidades” numa tentativa desesperada de manter a sua realeza.
Os poucos Quilombolas que aceitaram a oferta do governador e que foram convencidos por Ganga Zumba, posteriormente foram assassinados e aprisionados pelas tropas portuguesas.  
O limbo da história reserva o lugar merecido a Ganga Zumba e a todos aqueles que priorizam o seu projeto pessoal em detrimento do interesse coletivo.
Passados mais de três séculos, aquele ”negrinho ousado, esperto, rebelde e fujão” chamado Zumbi, tornou – se o símbolo de resistência do quilombo.
Zumbi que era um pequeno líder diante do poderio bélico exercido por Ganga Zumba, no entanto, buscava constantemente desenvolver estratégias de luta, criava armas e armadilhas que pudessem impedir o avanço das tropas comandadas pelos escravagistas.
Em 1695, depois de duas tentativas mal sucedidas, Domingos Jorge Velho, o Bandeirante, com um grande poder de fogo, bombardeou e saqueou o Quilombo dos Palmares assassinando o líder Zumbi dos Palmares.
O ”Grande Rei Ganga Zumba” foi jogado na vala do esquecimento, que é o lugar mais apropriado para todos aqueles que elegem os seus interesses pessoais e desrespeitando a vontade coletiva.
Na história mundial são conhecidos casos de diversos “Gangas Zumbas” que sucumbiram em seus projetos pessoais.
Zumbi foi reconhecido como herói nacional, sendo lembrado no dia 20 de novembro como o homem que através da sua existência representa a “consciência negra coletiva” necessária para que verdadeiramente sejamos libertos do jugo do preconceito, da discriminação e do racismo.
Palmares é considerada a primeira experiência de socialismo no Brasil. Ganga Zumba é um exemplo de líder ganancioso, centralizador e autoritário, tendo o seu nome escrito nas entrelinhas da história brasileira.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roberto Carlos - Disco Louco Por Você 1961 - Completo) - Antonio Alves (Tony )

  Depois de muitos pedidos estou disponibilizando para todos vocês o Disco completo mais raro de Roberto Carlos de 1961 com excelente áudio e com duas faixas bônus "Cazone Per Te" e L' ultima Cosa " versão em Stereo de 1968 . Sobre esse Disco : Dois anos depois do lançamento do compacto simples "João e Maria/Fora do Tom" em 1959, Roberto Carlos estreava "Louco por Você", primeiro LP do cantor. O disco expressa a fase inicial da carreira de Roberto, fã da bossa nova e da música romântica. Boa parte das canções do álbum tem composição de Carlos Imperial. Sem sucesso comercial , dizem que vendeu apenas 512 copias ,Louco por Você" acabou renegado por Roberto até hoje e se tornou o segundo LP mais caro no Brasil. Lista das músicas 01- Não é Por Mim-Autores: (Carlos Imperial-Fernando Cesar) 02- Olhando Estrelas (Look For a Star)-(Look for a star) De Mark Antony(vs. Paulo Rogério) Bolero 03- Só Você-Autores: Edson Ribeiro e Renato Corte Real...

Madame Satã, o transformista visto como herói da contracultura e vilão pelo governo Bolsonaro - Daniel Salomão Roque De São Paulo para a BBC News Brasil 26 junho 2021

  bibliOTECA NACIONAL Legenda da foto, Manchete sobre a participação de João Francisco numa fuga penitenciária em 1955. O transformista nutria grande admiração por Carmen Miranda e procurava imitá-la sempre que possível Ao abaixar a cabeça, João Francisco dos Santos, então com 28 anos, viu duas poças se avolumarem no chão de seu quarto — de um lado, as gotas de sangue pingando através de um rasgo em sua sobrancelha direita; do outro, as lágrimas que lhe escorriam pelos cantos dos olhos. Não demorou muito para que ambos os fluidos se misturassem numa poça maior. "A minha pessoa estava feliz demais naquela noite. Eu devia ter desconfiado", recordaria quatro décadas depois, em depoimento ao escritor Sylvan Paezzo (1938-2000). "Já tinha apanhado tanto da danada da vida, que pensei ter chegado a minha boa hora. Aquela demagogia de que não há mal que sempre dure e que depois da tempestade vem a bonança." Corria o ano de 1928, e João Francisco acreditava ter realizado o so...

A melhor lista dos 10 melhores filmes de todos os tempos? - POR: PRAGMATISMO POLÍTICO

Quais são os 10 melhores filmes de todos os tempos? Pergunte a qualquer pessoa, e dificilmente as escolhas serão as mesmas. Mas, se diferentes listas começam a repetir os mesmos itens, talvez isso signifique algo. A seguir, confira uma lista dos 'top10' com os filmes mais citados por críticos Melhores filmes (Imagem: Pragmatismo Político) Escolha um conhecido qualquer e pergunte: quais são os 10 melhores   filmes   de todos os tempos? Anote as respostas num papel, e faça a mesma pergunta para outra pessoa. Dificilmente as escolhas serão as mesmas. Mas, se diferentes listas começam a repetir os mesmos itens, talvez isso signifique algo. Esse é o raciocínio seguido pelo  Metacritic , site que reúne a opinião de críticos de cinema. O site computa e faz média das notas dadas por especialistas, fornecendo uma ideia geral se aquele filme é bem aceito, ou não, pela imprensa. De acordo com o site, a lista média dos críticos é bem eclética, com longas com mais de 70 ...