Pular para o conteúdo principal

OBSERVATÓRIO - Força Sindical resolveu fazer do 1º de Maio palco para os patrões, critica presidente da CUT - 01/05/2014 - Página da CUT - Escrito por: Luiz Carvalho e Vanessa Ramos

Durante a celebração do 1º de Maio em São Paulo, os presidentes da CUT, da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB) e da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) responderam ao deputado federal e presidente licenciado da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva (SSD-SP), que recomendou cadeia à presidenta Dilma Rousseff.

A declaração do parlamentar ocorreu na festa da Força e foi uma resposta ao anúncio de Dilma de correção de 4,5% na tabela do Imposto de Renda e a manutenção da política de valorização do salário mínimo.

No momento da intervenção, Paulinho estava sobre o palco ao lado do pré-candidato à presidência pelo PSDB, Aécio Neves, que defendeu a flexibilização dos direitos trabalhistas e recebeu críticas até mesmo de lideranças da Força.

Após ressaltar o respeito aos trabalhadores e dirigentes da Força Sindical, o presidente da CUT, Vagner Freitas, afirmou que aqueles sem compromisso com a classe trabalhadora não tinham motivos para gostar do pronunciamento da presidenta.

“Ela atendeu duas reivindicações dos trabalhadores que injetarão mais recursos no país e alavancarão o desenvolvimento.”

Vagner voltou a ressaltar, como fez pela manhã, que CUT, CSB e CTB – além da União Geral dos Trabalhadores (UGT), que participará do ato político – tentaram construir um 1º de Maio unificado, barrado pela Força.

“Nós não tivemos condições de construir esta data unificada porque uma das centrais sindicais importantes que temos, lamentavelmente, resolveu fazer uma celebração com palanque eleitoral para candidatos do patrão, vinculados ao empresariado e apoiados por partidos dos empresários. Esperamos que isso tenha acontecido somente porque é ano eleitoral e que no próximo ano façamos um 1º de maio unificado”, ironizou.

 


O dirigente confirmou, ainda, que os presidentes das centrais entraram em contato com Dilma para parabeniza-la pelo pronunciamento. Ele afirmou ainda que a presidenta confirmou presença na plenária nacional da CUT, marcada para 28 de julho.

De acordo com o presidente da Central, o próximo passo das organizações sindicais é pressionar o Congresso para que votem a redução da jornada para 40 horas semanais sem redução de salário e o fim do fator previdenciário, outros dois pontos prioritários para a classe trabalhadora.

Em reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves (PMDB-RN), no último dia 29, ficou definido que uma audiência na Comissão Geral do Trabalho da Casa irá discutir os projetos de interessa dos trabalhadores parados na Casa.

Oposição desesperada – Ao chegar no 1º de maio unificado no Anhangabaú, o ministro do Trabalho, Manoel Dias, classificou a atitude de Paulinho da Força como desesperada. Ele lembrou também os 20 milhões de postos formais de trabalho criados nos governos Lula e Dilma, entre 2003 e 2014 e, ainda, ressaltou que entre janeiro de 2011 e março de 2014, foram gerados 4,8 milhões de postos de trabalhado. O governo, segundo ele, alcançará em breve a marca dos 5 milhões. “As centrais não são partidos, elas são plurais e podem divergir só que exageraram. Isso demonstra um pouco o desespero”, afirmou.

Segundo o ministro, as críticas feitas à presidenta não tem relação com a realidade. “Falaram tudo ao contrário da realidade porque o Brasil vive em pleno emprego e é bom lembrar antes de tudo isso de que o mundo está em crise, desemprega 70 milhões de trabalhadores e até 2016 deve desempregar outros 450 milhões”.

Interesse eleitoral – Para o presidente da Central dos Trabalhadores do Brasil, Adilson Araújo, a intervenção de Paulinho tem viés eleitoreiro.

“Ele tem interesse em desgastar um projeto democrático e eleitoral. O respeito é o melhor remédio para construir o diálogo”, disse.

Presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros, Antônio Neto, ressaltou que a prática do deputado é um artifício bastante utilizado por ele para chamar atenção.

“O intuito foi montar factoide como sempre faz. Mas dessa vez passou da conta ao ofender a maior autoridade do país. Temos que construir a luta no terreno das ideias”, alertou. 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roberto Carlos - Disco Louco Por Você 1961 - Completo) - Antonio Alves (Tony )

  Depois de muitos pedidos estou disponibilizando para todos vocês o Disco completo mais raro de Roberto Carlos de 1961 com excelente áudio e com duas faixas bônus "Cazone Per Te" e L' ultima Cosa " versão em Stereo de 1968 . Sobre esse Disco : Dois anos depois do lançamento do compacto simples "João e Maria/Fora do Tom" em 1959, Roberto Carlos estreava "Louco por Você", primeiro LP do cantor. O disco expressa a fase inicial da carreira de Roberto, fã da bossa nova e da música romântica. Boa parte das canções do álbum tem composição de Carlos Imperial. Sem sucesso comercial , dizem que vendeu apenas 512 copias ,Louco por Você" acabou renegado por Roberto até hoje e se tornou o segundo LP mais caro no Brasil. Lista das músicas 01- Não é Por Mim-Autores: (Carlos Imperial-Fernando Cesar) 02- Olhando Estrelas (Look For a Star)-(Look for a star) De Mark Antony(vs. Paulo Rogério) Bolero 03- Só Você-Autores: Edson Ribeiro e Renato Corte Real...

Madame Satã, o transformista visto como herói da contracultura e vilão pelo governo Bolsonaro - Daniel Salomão Roque De São Paulo para a BBC News Brasil 26 junho 2021

  bibliOTECA NACIONAL Legenda da foto, Manchete sobre a participação de João Francisco numa fuga penitenciária em 1955. O transformista nutria grande admiração por Carmen Miranda e procurava imitá-la sempre que possível Ao abaixar a cabeça, João Francisco dos Santos, então com 28 anos, viu duas poças se avolumarem no chão de seu quarto — de um lado, as gotas de sangue pingando através de um rasgo em sua sobrancelha direita; do outro, as lágrimas que lhe escorriam pelos cantos dos olhos. Não demorou muito para que ambos os fluidos se misturassem numa poça maior. "A minha pessoa estava feliz demais naquela noite. Eu devia ter desconfiado", recordaria quatro décadas depois, em depoimento ao escritor Sylvan Paezzo (1938-2000). "Já tinha apanhado tanto da danada da vida, que pensei ter chegado a minha boa hora. Aquela demagogia de que não há mal que sempre dure e que depois da tempestade vem a bonança." Corria o ano de 1928, e João Francisco acreditava ter realizado o so...

A melhor lista dos 10 melhores filmes de todos os tempos? - POR: PRAGMATISMO POLÍTICO

Quais são os 10 melhores filmes de todos os tempos? Pergunte a qualquer pessoa, e dificilmente as escolhas serão as mesmas. Mas, se diferentes listas começam a repetir os mesmos itens, talvez isso signifique algo. A seguir, confira uma lista dos 'top10' com os filmes mais citados por críticos Melhores filmes (Imagem: Pragmatismo Político) Escolha um conhecido qualquer e pergunte: quais são os 10 melhores   filmes   de todos os tempos? Anote as respostas num papel, e faça a mesma pergunta para outra pessoa. Dificilmente as escolhas serão as mesmas. Mas, se diferentes listas começam a repetir os mesmos itens, talvez isso signifique algo. Esse é o raciocínio seguido pelo  Metacritic , site que reúne a opinião de críticos de cinema. O site computa e faz média das notas dadas por especialistas, fornecendo uma ideia geral se aquele filme é bem aceito, ou não, pela imprensa. De acordo com o site, a lista média dos críticos é bem eclética, com longas com mais de 70 ...