Pular para o conteúdo principal

OBSERVATÓRIO - Não Somos Macacos - Ana Carolina Pinto - Jornal Extra

 

Foto: Reprodução/Instagram
 
Apesar da grande repercussão da campanha #somostodosmacacos, em apoio ao jogador brasileiro Daniel Alves, alvo de racismo em um jogo no último domingo, muitas pessoas também estão usando a internet para criticar a iniciativa. Com a hashtag #nãosomosmacacos, brasileiros acusam a ação de ser preconceituosa e contribuir negativamente com a luta contra o racismo.
- Esta campanha #somostodosmacacos não representa a mim e nem a minha família. Uma campanha que me representaria é #somostodospretos. O melhor a se fazer com o Neymar entre outros, como o Alexandre Pires também, é de fato ter uma consciência de identidade racial legítima, porque isso é usar dos meios de comunicação para querer dizer que estão nos representando, quando não estão de forma alguma, e estão sendo utilizados como massa de manobra desconstruindo a real luta contra o racismo, apenas isso - afirmou Luciane Barros, que postou em seu perfil no Facebook uma foto ao lado dos filhos.
'É bem assim e sem massagem! Nem vem com essa tiração racista e infeliz porque aqui SOMOS TODOS PRETOS!', escreveu Luciane
'É bem assim e sem massagem! Nem vem com essa tiração racista e infeliz porque aqui SOMOS TODOS PRETOS!', escreveu Luciane Foto: Reprodução/Facebook

A livreira e estudante de Comunicação Social, Karina Vieira, de 29 anos, também achou a conotação da frase racista. Além disso, ela questionou a postura do jogador Neymar, que lançou a campanha nas redes sociais.
- Achei de um falta de respeito por nós que lutamos todos os dias contra o racismo. Não podemos reiterar e afirmar estereótipos como esses. O Neymar até pouco tempo não se reconhecia enquanto preto e agora dá uma bola fora como essa? Espero que ele esteja fazendo uma reflexão enquanto cidadão e sujeito com um lugar de fala que forma opiniões. As pessoas estão levando na brincadeira um assunto que mata, por que racismo mata! Colocar hashtag na internet afirmando preconceitos é prejudicial a toda uma luta. Quem sofre ao ser chamado de macaca, somos nós que damos a nossa cara pra bater todos os dias, são as nossas crianças que não se veem representadas e quando não estão invisíveis são chamadas por ofensas. A frase é preconceituosa porque reafirma conceitos de exclusão, de humilhação e ofensa - explicou a jovem.
Foto: Reprodução/Facebook

A educadora Ana Paula Lisboa, 26 anos, que trabalha com jovens nas periferias cariocas, considerou a ação ineficaz.
- Ninguém quer ser um animal, independente de qual for. E não dá pra achar que postar uma foto com uma banana vá ser eficiente para discutir o racismo. E tem muita gente achando que isso é fazer a sua parte. A discussão tem que rolar todos os dias, não só quando um jovem morre ou quando uma banana é jogada no campo.
Para o presidente da Comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro, Marcelo Dias, a campanha foi "extremamente infeliz". Ele ainda deu um "puxão de orelha" em Neymar.
- Eu não macaco, eu sou humano! Sou descendente de africano, minha etnia é negra. O Neymar já declarou uma vez que nao é negro. Ele precisa conversar urgentemente com a comunidade negra para não dizer essas coisas idiotas. Ele tem uma voz global! Somos mortos e discriminados todos os dias. É um caldo de cultura muito perigoso que está sendo alimentado no país.Essa campanha deseduca, é uma campanha retrógrada, que não ajuda o combate ao racismo no Brasil e no mundo - declarou Dias, que apontou ainda um desacordo entre a ação e as diretrizes contra o racismo programadas pela Fifa e pelo Governo Federal para a Copa do Mundo.

Foto: Reprodução/Twitter

Campanha foi criada por agência de publicidade
No Twitter e no Facebook, a hashtag #nãosomosmacacos tem ganhado força nesta tarde. De acordo com o portal “Meio e Mensagem”, especializado em Comunicação, a campanha foi idealizada por uma agência de Publicidade e Propaganda de São Paulo, a Loducca.
"Em parceria com o jogador e com a equipe dele, fizemos essa ação por uma necessidade. Há algumas semanas, o Neymar e o Daniel Alves foram afetados por manifestações racistas. Na volta do jogo, torcedores imitaram macacos para o Neymar quando ele saiu do ônibus. E ele entendeu que havia a necessidade de se criar uma campanha para essa causa", declarou Guga Ketzer, sócio e vice-presidente de criação da empresa para a publicação.
Ainda segundo Ketzer, as celebridades que aderiram à campanha o fizeram de forma espontânea. Ele explicou ainda que a ideia da propaganda era dar uma resposta de um jeito brasileiro, “agindo de forma natural, mastigando o problema e tirando um sarro".
A marca Huck, do apresentador Luciano Huck, que também aderiu à campanha, lançou uma camiseta com o slogan da ação. A peça já está à venda no site, por R$69.
Foto: Reprodução/Internet

No último domingo, durante o jogo entre Barcelona e Villarreal, Daniel Alves teve uma banana atirada na sua direção. Numa atitude surpreendente, o baiano pegou a fruta e a comeu antes de cobrar um escanteio e continuar jogando. Ele agradeceu ao apoio recebido, através de seu perfil no Instagram. O Villarreal já identificou o torcedor que atirou a fruta no campo. Ele será banido dos estádio para sempre.


Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/brasil/campanha-de-apoio-daniel-alves-recebe-criticas-nao-somos-macacos-12324289.html#ixzz30EhQJInL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roberto Carlos - Disco Louco Por Você 1961 - Completo) - Antonio Alves (Tony )

  Depois de muitos pedidos estou disponibilizando para todos vocês o Disco completo mais raro de Roberto Carlos de 1961 com excelente áudio e com duas faixas bônus "Cazone Per Te" e L' ultima Cosa " versão em Stereo de 1968 . Sobre esse Disco : Dois anos depois do lançamento do compacto simples "João e Maria/Fora do Tom" em 1959, Roberto Carlos estreava "Louco por Você", primeiro LP do cantor. O disco expressa a fase inicial da carreira de Roberto, fã da bossa nova e da música romântica. Boa parte das canções do álbum tem composição de Carlos Imperial. Sem sucesso comercial , dizem que vendeu apenas 512 copias ,Louco por Você" acabou renegado por Roberto até hoje e se tornou o segundo LP mais caro no Brasil. Lista das músicas 01- Não é Por Mim-Autores: (Carlos Imperial-Fernando Cesar) 02- Olhando Estrelas (Look For a Star)-(Look for a star) De Mark Antony(vs. Paulo Rogério) Bolero 03- Só Você-Autores: Edson Ribeiro e Renato Corte Real...

Madame Satã, o transformista visto como herói da contracultura e vilão pelo governo Bolsonaro - Daniel Salomão Roque De São Paulo para a BBC News Brasil 26 junho 2021

  bibliOTECA NACIONAL Legenda da foto, Manchete sobre a participação de João Francisco numa fuga penitenciária em 1955. O transformista nutria grande admiração por Carmen Miranda e procurava imitá-la sempre que possível Ao abaixar a cabeça, João Francisco dos Santos, então com 28 anos, viu duas poças se avolumarem no chão de seu quarto — de um lado, as gotas de sangue pingando através de um rasgo em sua sobrancelha direita; do outro, as lágrimas que lhe escorriam pelos cantos dos olhos. Não demorou muito para que ambos os fluidos se misturassem numa poça maior. "A minha pessoa estava feliz demais naquela noite. Eu devia ter desconfiado", recordaria quatro décadas depois, em depoimento ao escritor Sylvan Paezzo (1938-2000). "Já tinha apanhado tanto da danada da vida, que pensei ter chegado a minha boa hora. Aquela demagogia de que não há mal que sempre dure e que depois da tempestade vem a bonança." Corria o ano de 1928, e João Francisco acreditava ter realizado o so...

A melhor lista dos 10 melhores filmes de todos os tempos? - POR: PRAGMATISMO POLÍTICO

Quais são os 10 melhores filmes de todos os tempos? Pergunte a qualquer pessoa, e dificilmente as escolhas serão as mesmas. Mas, se diferentes listas começam a repetir os mesmos itens, talvez isso signifique algo. A seguir, confira uma lista dos 'top10' com os filmes mais citados por críticos Melhores filmes (Imagem: Pragmatismo Político) Escolha um conhecido qualquer e pergunte: quais são os 10 melhores   filmes   de todos os tempos? Anote as respostas num papel, e faça a mesma pergunta para outra pessoa. Dificilmente as escolhas serão as mesmas. Mas, se diferentes listas começam a repetir os mesmos itens, talvez isso signifique algo. Esse é o raciocínio seguido pelo  Metacritic , site que reúne a opinião de críticos de cinema. O site computa e faz média das notas dadas por especialistas, fornecendo uma ideia geral se aquele filme é bem aceito, ou não, pela imprensa. De acordo com o site, a lista média dos críticos é bem eclética, com longas com mais de 70 ...