Pular para o conteúdo principal

OBSERVATÓRIO - 'Daniel Alves fez a gente soltar antes', diz criador da #somostodosmacacos - Darlan Alvarenga Do G1, em São Paulo

Guga Ketzer, sócio da Loducca, idealizou a campanha a pedido de Neymar.

Segundo publicitário, foto de Neymar comendo banana já estava prevista.


Agência também desenvolveu um vídeo para a campanha (Foto: Reprodução/YouTube)

Agência também desenvolveu um vídeo para a campanha
(Foto: Reprodução/YouTube)

O publicitário Guga Ketzer, sócio e vice-presidente de criação da Loducca, diz que a campanha #somostodosmacacos foi desenvolvida pela agência a pedido de Neymar. Segundo Ketzer, o gesto do jogador Daniel Alves, que comeu uma banana jogada em campo por torcedor em jogo na Espanha, criou o "timing perfeito" para a publicação do post de Neymar comendo uma banana ao lado do filho e do vídeo We are all Monkeys (Somos todos macacos).
O gesto de Daniel Alves, ele afirma, foi espontâneo e não foi combinado para a campanha.
No domingo, o lateral-direito provocou uma reação mundial após mais um ato de racismo no futebol. Um torcedor atirou uma banana perto do jogador, durante a partida entre Barcelona e Villareal, pelo Campeonato Espanhol, e, em resposta, o atleta comeu a fruta. Na sequência, manifestações de apoio foram registradas nas redes sociais em todo o mundo. Entre elas, a do companheiro de clube.
"O Neymar também comeria a banana se tivesse vindo para ele. Poderia ter sido o Neymar como qualquer outro. Mas jamais iríamos esperar acontecer algo tão ofensivo para soltar a campanha. O Dani Alves fez a gente soltar antes, poderíamos ter soltado só nesta semana, de maneira independente, mas o timing ficou perfeito", disse o publicitário, em entrevista ao G1.
Segundo ele, a campanha já estava pronta, "maturando". "Só estávamos esperando o melhor momento. Mas a foto foi feita na hora, na casa do Neymar, e já estava previsto o "somos todos macacos", e a foto dele comendo banana", explica.

A agência diz que foi procurada há algumas semanas por Neymar e pelo pai do jogador, que queriam dar uma resposta ao racismo após o atleta também ser alvo de ofensas na Espanha. Na volta de um jogo do Barcelona no começo do mês, torcedores imitaram macacos para  Neymar quando ele saiu do ônibus.
"Ele decidiu que não dava para ficar quieto. O que fizemos foi dar uma ajuda profissional para formatar um desejo e necessidade do Neymar de dar uma resposta a essa coisa idiota que é o racismo", afirma Ketzer.

'Banana' para os críticos da campanha
O publicitário classificou de "preconceituosas" as reações daqueles que criticaram o fato de uma agência de publicidade estar por trás da campanha.


Post de Neymar já tinha recebido mais de 55 mil compartilhamentos até esta terça (Foto: Reprodução)

Post de Neymar já tinha recebido mais de 55 mil
compartilhamentos até esta terça (Foto: Reprodução)

"Não é uma campanha publicitária. Não se está vendendo nada. Desmerecer o fato da ação ter recebido uma ajuda profissional é tão preconceito quanto jogar uma banana. O que importa aqui é a discussão. Vamos responder a estas críticas devolvendo também uma banana", disse Ketzer.
O publicitário destacou que a Loducca mantém uma parceria com Neymar há mais de 2 anos e que já desenvolveu outras campanhas para o jogador e seu instituto, como a "Sede de Vencer", lançada durante a Copa das Confederações, que levou água potável para cerca de 85 mil pessoas.
Com relação ao uso comercial da hashtag #somostodosmacacos, Ketzer preferiu não opinar, mas fez questão de dizer que a agência não participa. "Não temos absolutamente nada com isso. Nem quero aparecer. Nossa parte já foi feita. O que fizemos foi o post, a hashtag e o vídeo", disse. Assista ao vídeo
Sobre o tema da campanha, que também foi alvo de alguma críticas, o publicitário explica que partiu-se da ideia de que a melhor maneira de acabar com preconceito é tirar o seu peso e fazer com que a pessoa não repita o ato. "Se você me chama de macaco, então somos todos macacos", explica Ketzer. "O mais importante é ter conseguido engajar de uma maneira positiva. Abriu-se uma discussão contra o racismo que não se via há muitos anos", completa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roberto Carlos - Disco Louco Por Você 1961 - Completo) - Antonio Alves (Tony )

  Depois de muitos pedidos estou disponibilizando para todos vocês o Disco completo mais raro de Roberto Carlos de 1961 com excelente áudio e com duas faixas bônus "Cazone Per Te" e L' ultima Cosa " versão em Stereo de 1968 . Sobre esse Disco : Dois anos depois do lançamento do compacto simples "João e Maria/Fora do Tom" em 1959, Roberto Carlos estreava "Louco por Você", primeiro LP do cantor. O disco expressa a fase inicial da carreira de Roberto, fã da bossa nova e da música romântica. Boa parte das canções do álbum tem composição de Carlos Imperial. Sem sucesso comercial , dizem que vendeu apenas 512 copias ,Louco por Você" acabou renegado por Roberto até hoje e se tornou o segundo LP mais caro no Brasil. Lista das músicas 01- Não é Por Mim-Autores: (Carlos Imperial-Fernando Cesar) 02- Olhando Estrelas (Look For a Star)-(Look for a star) De Mark Antony(vs. Paulo Rogério) Bolero 03- Só Você-Autores: Edson Ribeiro e Renato Corte Real...

Madame Satã, o transformista visto como herói da contracultura e vilão pelo governo Bolsonaro - Daniel Salomão Roque De São Paulo para a BBC News Brasil 26 junho 2021

  bibliOTECA NACIONAL Legenda da foto, Manchete sobre a participação de João Francisco numa fuga penitenciária em 1955. O transformista nutria grande admiração por Carmen Miranda e procurava imitá-la sempre que possível Ao abaixar a cabeça, João Francisco dos Santos, então com 28 anos, viu duas poças se avolumarem no chão de seu quarto — de um lado, as gotas de sangue pingando através de um rasgo em sua sobrancelha direita; do outro, as lágrimas que lhe escorriam pelos cantos dos olhos. Não demorou muito para que ambos os fluidos se misturassem numa poça maior. "A minha pessoa estava feliz demais naquela noite. Eu devia ter desconfiado", recordaria quatro décadas depois, em depoimento ao escritor Sylvan Paezzo (1938-2000). "Já tinha apanhado tanto da danada da vida, que pensei ter chegado a minha boa hora. Aquela demagogia de que não há mal que sempre dure e que depois da tempestade vem a bonança." Corria o ano de 1928, e João Francisco acreditava ter realizado o so...

A melhor lista dos 10 melhores filmes de todos os tempos? - POR: PRAGMATISMO POLÍTICO

Quais são os 10 melhores filmes de todos os tempos? Pergunte a qualquer pessoa, e dificilmente as escolhas serão as mesmas. Mas, se diferentes listas começam a repetir os mesmos itens, talvez isso signifique algo. A seguir, confira uma lista dos 'top10' com os filmes mais citados por críticos Melhores filmes (Imagem: Pragmatismo Político) Escolha um conhecido qualquer e pergunte: quais são os 10 melhores   filmes   de todos os tempos? Anote as respostas num papel, e faça a mesma pergunta para outra pessoa. Dificilmente as escolhas serão as mesmas. Mas, se diferentes listas começam a repetir os mesmos itens, talvez isso signifique algo. Esse é o raciocínio seguido pelo  Metacritic , site que reúne a opinião de críticos de cinema. O site computa e faz média das notas dadas por especialistas, fornecendo uma ideia geral se aquele filme é bem aceito, ou não, pela imprensa. De acordo com o site, a lista média dos críticos é bem eclética, com longas com mais de 70 ...