Pular para o conteúdo principal

OBSERVATÓRIO - Servidores serão capacitados para combater racismo no serviço público - PORTAL GELEDÉS - 14 Dezembro 2013

A Prefeitura de Maceió, por meio da integração entre secretarias e superintendências do município, participará nos próximos dias 16 e 17, de um ciclo de atividades promovido pela Secretaria Nacional da Juventude, da Presidência da República, na capital alagoana.
As oficinas discutirão, entre outras coisas, a abordagem e identificação do racismo institucional no âmbito do plano Juventude Viva. A iniciativa objetiva a elaboração de estratégias conjuntas para o combate do racismo no ambiente de trabalho e inclusão da perspectiva da igualdade racial nas ações das secretarias e superintendências de Alagoas.
Para a secretária executiva do Gabinete do Prefeito e também presidente do comitê Juventude Viva em Maceió, Adriana Toledo, a ação é de extrema importância para capacitar o servidor que lida diretamente com o público, em especial com população afrodescendente.
“A realização da oficina foi uma solicitação da Prefeitura de Maceió à Secretaria de Igualdade Racial, da Presidência da República. Fizemos isso porque ainda é muito frequente ouvir relatos da população negra se queixando do mau atendimento em estruturas do município. Queremos capacitar nossos servidores e fazer com que multipliquem o combate ao racismo no sistema público maceioense”, disse Toledo.
Os estudos serão facilitados pela equipe do Instituto Amma Psique e Negritude, sediado na grande São Paulo, adotando metodologia que promova a associação entre vivência e informação. A proposta envolve, entre outros pontos, registro e partilha de percepções que cada pessoa tem do racismo, de si e do outro, além de informações étnico-raciais e sociopolíticas como uma maneira de promover alterações de atitudes. A oficina será destinada para 40 gestores municipais, sendo que 20 de Maceió e outros 20 de Marechal Deodoro.
Na oportunidade, também será realizada uma reunião técnica para discutir a temática “Jovens de 15 a 17 anos retidos no Ensino Fundamental”. O encontro, promovido pela Diretoria de Currículos e Educação Integral (Dicei), da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC), em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), acontecerá no próximo dia 16. Nesta, a Prefeitura de Maceió participará por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Participam ainda, a Secretaria de Educação Estadual de Alagoas e as Secretarias Municipais de Educação participantes do Plano Juventude Viva e/ou que optaram pela adesão do programa Mais Educação em 2013, a exemplo da Semed e das secretarias de Arapiraca, Marechal Deodoro, Rio Largo, São Miguel dos Campos, Palmeira dos Índios e União dos Palmares.
Abaixo estão detalhados os locais e horários dos estudos.
 
Data e horário de realização

Municípios participantes

Local de realização
 
Oficina

Dias 16 e 17 de dezembro
8h30 às 17h30

Maceió
(20 gestores Municipais);
Marechal Deodoro
(20 gestores municipais)

Maceió
A.Municipal de Governo e Gestão Pública: Rua Pedro Monteiro nº 291, 2º andar, sala 02. Centro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta das Centrais Sindicais ao Presidente Bolsonaro

“EXMO. SR. JAIR MESSIAS BOLSONARO MD. PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL BRASÍLIA – DF Senhor Presidente, As Centrais Sindicais que firmam a presente vem, respeitosamente, apresentar-se à Vossa Excelência com a disposição de construir um diálogo em benefício dos trabalhadores e do povo brasileiro. Neste diálogo representamos os trabalhadores, penalizados pelo desemprego que atinge cerca de 12,4 milhões de pessoas, 11,7% da população economicamente ativa (IBGE/PNAD, novembro de 2018) e pelo aumento da informalidade e consequente precarização do trabalho. Temos assistido ao desmonte de direitos historicamente conquistados, sendo as maiores expressões desse desmonte a reforma trabalhista de 2017, os intentos de reduzir direitos à aposentadoria decente e outros benefícios previdenciários, o congelamento da política de valorização do salário mínimo e os ataques à organização sindical, as maiores expressões deste desmonte. Preocupa-nos sobremaneira o destino da pol

19 Exemplos de publicidade social que nos fazem pensar em problemas urgentes - POR: INCRÍVEL.CLUB

Criadores de propagandas de cunho social têm um grande desafio: as pessoas precisam não apenas notar a mensagem, mas também lembrar dela. Você deve admitir que, mesmo passados vários anos, não consegue tirar da cabeça algumas peças publicitárias desse tipo, que fizeram com que passasse a enxergar determinadas situações sob uma outra ótica. Se antes as propagandas sociais abordavam tmas como a poluição do meio ambiente com plástico e o aquecimento global, hoje existem campanhas sobre os perigos do sedentarismo, os riscos que o tabagismo representa aos animais em decorrência do aumento de incêndios florestais e até sobre a importância das férias para a saúde humana. São, portanto, peças que abordam problemas atuais e familiares para muita gente. Neste post, o  Incrível.club  mostra a você o que de melhor foi criado recentemente no campo das propagandas de cunho social. Fumar não é prejudicial apenas à sua saúde, mas também aos animais que vivem em áreas que sofrem com incênd

Empresas impõem regras para jornalistas

REDE SOCIAIS Por Natalia Mazotte em 24/5/2011 Reproduzido do Jornalismo nas Américas http://knightcenter.utexas.edu/pt-br/ , 19/5/2011, título original: "Site de notícias brasileiro adota regras para o uso das redes sociais por jornalistas"; intertítulo do OI Seguindo a tendência de veículos internacionais , o site de notícias UOL divulgou aos seus jornalistas normas para o uso de redes sociais , de acordo com o blog Liberdade Digital. As recomendações se assemelham às já adotadas por empresas de notícias como Bloomberg , Washington Post e Reuters : os jornalistas devem evitar manifestações partidárias e políticas, antecipar reportagens ainda não publicadas ou divulgar bastidores da redação e emitir juízos que comprometam a independência ou prejudiquem a imagem do site. Segundo um repórter do UOL, os jornalistas estão tuitando menos desde que as diretrizes foram divulgadas . "As pessoas estão tuitando bem menos. Alguns cogitam deletar seus p