Confira também: Google+ com URL personalizada, em breve para todos.
#1 – Integração com os Serviços Google
Quando alguém busca por sua empresa no Google, caso você tenha uma página no Google+, ela irá aparecer no topo ao lado dos resultados da busca, como mostra a imagem abaixo. Isso da uma visibilidade maior para sua marca, uma vez que o resultado irá mostrar o seu logo, nome e a sua última postagem.
O Google+ Locais (resposta ao Foursquare) agora é integrado com o Google Maps e é muito importante nas estratégias de localização da sua empresa. Empresas que trabalham com serviço local, como restaurantes e tele-entrega de lanches deve investir no Google+ para incentivar o número de avaliações e se posicionar bem dentro de pesquisas locais.
Você também pode integrar o Youtube ao Google+, dessa uma aba “Youtube” irá surgir em sua página, mostrando todos os vídeos que estão no canal da marca.
#2 – Conteúdo exclusivo para o Google+
O público está ficando diluído entre diversas redes sociais. Se antes a sua empresa se preocupava em usar Twitter e/ou Facebook, hoje temos o Facebook, Twitter, Google+, Instagram, Ask.FM e algumas outras menores. O resultado disso é que muitas empresas acabam distribuindo o mesmo conteúdo através de diversas redes sociais. Se a pessoa segue você em uma, não verá nenhuma vantagem em lhe seguir na outra.Por isto que o ideal é conseguir trazer conteúdo exclusivo para cada plataforma que você participa. É claro que pode haver uma integração entre elas, como promover o seu Instragram na sua página do Facebook, mas você deve tomar cuidado para a sua página do Facebook (ou Google+) não ser feita apenas de conteúdo de outra rede social.
Você lembra da diferença entre CrossMedia e TransMedia? Nas redes sociais acontece o mesmo. Devemos fazer com que os serviços utilizados se complementem, não apenas sejam repetições um do outro.
A forma como o conteúdo é distribuído também deve ser levado em conta. A forma de escrever no Google+ e no Facebook talvez seja diferentes. Isto fica mais claro no caso do Twitter, onde você tem apenas 140 caracteres. Será que você consegue transmitir a mesma mensagem de diferentes formas?
Uma forma de interação quase única do Google+ é a possibilidade de utilizar GIFs que funcionam como pequenos vídeos, chamando muito mais atenção a sua publicação. Você pode usar serviços como o Giphy ou crie os seus próprios GIFs animados.
#3 – Participe das comunidades
Na minha opinião, as comunidades do Google+ foram uma das melhores sacadas do Google em relação a sua rede social. Apesar de o Facebook oferecer os grupos, que tem a função básica de reunir as pessoas com interesse em comum, o Google+ trouxe uma nova forma de utilizar as famosas comunidades do Orkut, que ainda são o motivo de muita gente estar por lá.Vejo muita gente que não usa o Google+ (não atualiza o seu perfil), mas participa ativamente das comunidades que tem por lá. Além de as comunidades do Google+ serem mais organizadas que os grupos do Facebook, já que nas comunidades você consegue criar “Tópicos”, para filtrar as postagens, outra grande vantagem destas comunidades é a possibilidade da participação das páginas. As fan pages do Facebook não podem criar ou participar dos grupos, mas as páginas do Google+ podem usar as comunidades.
Para as empresas, isso é uma possibilidade de interação que acaba se tornando fundamental. Mais que compartilhar conteúdo em sua própria página, no Google+ você pode participar ativamente das comunidades que são interessantes para a sua empresa. Vende bicicletas? Que tal participar de uma comunidade de ciclistas?
Para participar das comunidades, preste atenção nessas dicas:
- Seja sincero. Você está ali para participar, não para fazer auto promoção;
- Aprenda a interagir com todos. Não fique apenas publicando conteúdo, mas comente nas publicações de outras pessoas também;
- Use o +1. Seja para dizer que você gostou ou concordou com algo, mas também para incentivar as pessoas a fazerem o mesmo;
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