Pular para o conteúdo principal

OBSERVATÓRIO - 5 dicas para você usar melhor o Google+ para a sua empresa - Dennis Altermann

google plus capa 5 dicas para você usar melhor o Google+ para a sua empresa

Crédito: Blog Sumall
Apesar de pouco expressivo no Brasil, o Google+ é uma importante ferramenta para empresas que estão levando as mídias sociais a sério. Segundo uma pesquisa recente da eMarketer, o Google+ está atrás do Facebook, Youtube e Badoo em número de visitantes no país.
A aposta do Google em redes sociais depois do fracasso do Orkut (pelo menos a nível mundial) e do Google Buzz parece estar dando certo, já que em pouco tempo se tornou uma das principais redes sociais do mundo, é claro que ele contou com uma boa ajuda dos anúncios e da integração forçada dos serviços Google com ele. Hoje o Google+ está integrado com praticamente todos os serviços do Google, desde as buscas até o Gmail.
Mas apesar de ainda buscar um espaço no gosto dos usuários brasileiros, não podemos esquecer dos vários outros benefícios que o cadastro dentro da rede social pode trazer.

#1 – Integração com os Serviços Google

Enquanto o Google+ ainda não chega nem perto da popularidade do Facebook no Brasil, ela ao menos oferece uma boa integração com os serviços do Google. No caso das páginas de empresas/marcas, o melhor benefício parece ser a melhora nos resultados de busca e maior controle sobre o seu local no Google Maps.
Quando alguém busca por sua empresa no Google, caso você tenha uma página no Google+, ela irá aparecer no topo ao lado dos resultados da busca, como mostra a imagem abaixo. Isso da uma visibilidade maior para sua marca, uma vez que o resultado irá mostrar o seu logo, nome e a sua última postagem.
pepsi google plus paginas 5 dicas para você usar melhor o Google+ para a sua empresa
O Google+ Locais (resposta ao Foursquare) agora é integrado com o Google Maps e é muito importante nas estratégias de localização da sua empresa. Empresas que trabalham com serviço local, como restaurantes e tele-entrega de lanches deve investir no Google+ para incentivar o número de avaliações e se posicionar bem dentro de pesquisas locais.
Você também pode integrar o Youtube ao Google+, dessa uma aba “Youtube” irá surgir em sua página, mostrando todos os vídeos que estão no canal da marca.
dell youtube google page 5 dicas para você usar melhor o Google+ para a sua empresa

#2 – Conteúdo exclusivo para o Google+

O público está ficando diluído entre diversas redes sociais. Se antes a sua empresa se preocupava em usar Twitter e/ou Facebook, hoje temos o Facebook, Twitter, Google+, Instagram, Ask.FM e algumas outras menores. O resultado disso é que muitas empresas acabam distribuindo o mesmo conteúdo através de diversas redes sociais. Se a pessoa segue você em uma, não verá nenhuma vantagem em lhe seguir na outra.
Por isto que o ideal é conseguir trazer conteúdo exclusivo para cada plataforma que você participa. É claro que pode haver uma integração entre elas, como promover o seu Instragram na sua página do Facebook, mas você deve tomar cuidado para a sua página do Facebook (ou Google+) não ser feita apenas de conteúdo de outra rede social.
Você lembra da diferença entre CrossMedia e TransMedia? Nas redes sociais acontece o mesmo. Devemos fazer com que os serviços utilizados se complementem, não apenas sejam repetições um do outro.
A forma como o conteúdo é distribuído também deve ser levado em conta. A forma de escrever no Google+ e no Facebook talvez seja diferentes. Isto fica mais claro no caso do Twitter, onde você tem apenas 140 caracteres. Será que você consegue transmitir a mesma mensagem de diferentes formas?
Uma forma de interação quase única do Google+ é a possibilidade de utilizar GIFs que funcionam como pequenos vídeos, chamando muito mais atenção a sua publicação. Você pode usar serviços como o Giphy ou crie os seus próprios GIFs animados.

#3 – Participe das comunidades

Na minha opinião, as comunidades do Google+ foram uma das melhores sacadas do Google em relação a sua rede social. Apesar de o Facebook oferecer os grupos, que tem a função básica de reunir as pessoas com interesse em comum, o Google+ trouxe uma nova forma de utilizar as famosas comunidades do Orkut, que ainda são o motivo de muita gente estar por lá.
bem vindo comunidade google plus 5 dicas para você usar melhor o Google+ para a sua empresa
Vejo muita gente que não usa o Google+ (não atualiza o seu perfil), mas participa ativamente das comunidades que tem por lá. Além de as comunidades do Google+ serem mais organizadas que os grupos do Facebook, já que nas comunidades você consegue criar “Tópicos”, para filtrar as postagens, outra grande vantagem destas comunidades é a possibilidade da participação das páginas. As fan pages do Facebook não podem criar ou participar dos grupos, mas as páginas do Google+ podem usar as comunidades.
Para as empresas, isso é uma possibilidade de interação que acaba se tornando fundamental. Mais que compartilhar conteúdo em sua própria página, no Google+ você pode participar ativamente das comunidades que são interessantes para a sua empresa. Vende bicicletas? Que tal participar de uma comunidade de ciclistas?
Para participar das comunidades, preste atenção nessas dicas:
  • Seja sincero. Você está ali para participar, não para fazer auto promoção;
  • Aprenda a interagir com todos. Não fique apenas publicando conteúdo, mas comente nas publicações de outras pessoas também;
  • Use o +1. Seja para dizer que você gostou ou concordou com algo, mas também para incentivar as pessoas a fazerem o mesmo;

#4 – Anuncie o seu conteúdo e integre a página com os seus anúncios no AdWords

Outra funcionalidade do Google+ é integrá-lo com os anúncios do AdWords. Através das “extensões sociais” dentro do Google AdWords, você consegue colocar um link para a sua página no Google+ dentro do anúncio, como mostra a imagem abaixo – a parte onde aparece quando seguidores você tem, é um link para a página.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta das Centrais Sindicais ao Presidente Bolsonaro

“EXMO. SR. JAIR MESSIAS BOLSONARO MD. PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL BRASÍLIA – DF Senhor Presidente, As Centrais Sindicais que firmam a presente vem, respeitosamente, apresentar-se à Vossa Excelência com a disposição de construir um diálogo em benefício dos trabalhadores e do povo brasileiro. Neste diálogo representamos os trabalhadores, penalizados pelo desemprego que atinge cerca de 12,4 milhões de pessoas, 11,7% da população economicamente ativa (IBGE/PNAD, novembro de 2018) e pelo aumento da informalidade e consequente precarização do trabalho. Temos assistido ao desmonte de direitos historicamente conquistados, sendo as maiores expressões desse desmonte a reforma trabalhista de 2017, os intentos de reduzir direitos à aposentadoria decente e outros benefícios previdenciários, o congelamento da política de valorização do salário mínimo e os ataques à organização sindical, as maiores expressões deste desmonte. Preocupa-nos sobremaneira o destino da pol...

19 Exemplos de publicidade social que nos fazem pensar em problemas urgentes - POR: INCRÍVEL.CLUB

Criadores de propagandas de cunho social têm um grande desafio: as pessoas precisam não apenas notar a mensagem, mas também lembrar dela. Você deve admitir que, mesmo passados vários anos, não consegue tirar da cabeça algumas peças publicitárias desse tipo, que fizeram com que passasse a enxergar determinadas situações sob uma outra ótica. Se antes as propagandas sociais abordavam tmas como a poluição do meio ambiente com plástico e o aquecimento global, hoje existem campanhas sobre os perigos do sedentarismo, os riscos que o tabagismo representa aos animais em decorrência do aumento de incêndios florestais e até sobre a importância das férias para a saúde humana. São, portanto, peças que abordam problemas atuais e familiares para muita gente. Neste post, o  Incrível.club  mostra a você o que de melhor foi criado recentemente no c...

Empresas impõem regras para jornalistas

REDE SOCIAIS Por Natalia Mazotte em 24/5/2011 Reproduzido do Jornalismo nas Américas http://knightcenter.utexas.edu/pt-br/ , 19/5/2011, título original: "Site de notícias brasileiro adota regras para o uso das redes sociais por jornalistas"; intertítulo do OI Seguindo a tendência de veículos internacionais , o site de notícias UOL divulgou aos seus jornalistas normas para o uso de redes sociais , de acordo com o blog Liberdade Digital. As recomendações se assemelham às já adotadas por empresas de notícias como Bloomberg , Washington Post e Reuters : os jornalistas devem evitar manifestações partidárias e políticas, antecipar reportagens ainda não publicadas ou divulgar bastidores da redação e emitir juízos que comprometam a independência ou prejudiquem a imagem do site. Segundo um repórter do UOL, os jornalistas estão tuitando menos desde que as diretrizes foram divulgadas . "As pessoas estão tuitando bem menos. Alguns cogitam deletar seus p...