Pular para o conteúdo principal

OBSERVATÓRIO - Uma Tragédia Histórica - Marcos Benedito

Estava disposto a me calar, diante dos fatos ocorridos na III Conferência Nacional da Promoção da Igualdade Racial, realizada recentemente em Brasília, mas, confesso que não consegui me conter após ouvir as impactantes palavras proferidas pelas autoridades que realizaram a saudação inicial do evento, que reuniu mais de 1.500 pessoas em Brasília.
  

Como todos sabem Araçatuba e Região representada por mais de 43 cidades, foi tolhida de forma arbitrária de ter os seus representantes do poder público, representados na conferência, pela incompetência da comissão organizadora da Conferência Nacional da Promoção da Igualdade Racial – Etapa São Paulo.

 

Diante desta medida ditatorial, deixamos de participar com a nossa representação de titular e suplente legitimamente eleitos e apresentados diante dos 500 delegados estaduais, participando somente com os nossos representantes da sociedade civil.

 

Denunciei este fato no texto que intitulei “Envergonhando Zumbi dos Palmares”, publicado pelo site de notícias da AFROPRESS.



Porém a minha indignação neste instante, se remete a outro problema, ocorrido na abertura da CONAPIR, que teve o pronunciamento de Júlia Nogueira, Secretária de Combate ao Racismo da CUT que representou a sociedade civil, Luiza Bairros, Ministra da Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e da Presidenta Dilma Rousseff.

 

Farei aqui algumas colocações para localizar de maneira objetiva o motivo da minha indignação:

 

Desde a minha infância, no período em que me passei a ter consciência das coisas que ocorriam ao meu redor, uma das primeiras orientações que recebi de meus pais, foi a de que para eu atingir o mesmo patamar dos brancos, eu deveria ser duas vezes melhor, para que desta maneira eu tivesse alguma chance na vida.

 

Minha mãe vivia me dizendo que seguramente numa escolha entre um empregado branco e um negro, invariavelmente a escolha se daria pelo empregado branco, pois um negro jamais teria condições de disputar em pé de igualdade com um representante da raça branca.

 

Cresci com esta informação traumatizante, sempre buscando realizar um esforço para ser o melhor de todos.

 

Até a minha idade de 20 anos eu pensava e agia desta maneira.

 

Foi quando tive o primeiro contato com os ideais libertários do movimento negro nas escadarias do Teatro Municipal de São Paulo, exatamente no ano de 1978 na fundação do Movimento Negro Unificado (MNU).

 

Debrucei-me nesta época na obra completa de Abdias do Nascimento e comecei a minha caminhada com o objetivo de adquirir a minha consciência de classe e de raça.

 

Passaram-se os anos, chegamos ao ano de 2013, estou com cinquenta e seis anos de idade, ligo a televisão e assisto na TV Câmara, uma ministra dizendo para a militância presente na abertura da conferência: “Vocês estão preparados? Se não estiverem preparados não venham!”.

 

Naquele instante me indaguei qual era o verdadeiro sentido daquelas palavras?

 

Será que o estar preparado, seria no mesmo patamar da ministra?

 

Será que ao repetir as palavras da ministra, a presidenta Dilma lembrou-se do período em que esteve nos porões da ditadura sendo torturada?

 

Ou será que a pergunta estava sendo dirigida aos milhões de afrodescendentes que são vitimas do racismo camuflado, que assassina os nossos jovens negros e que estupra as nossas mulheres nos rincões existentes pelo Brasil afora?

 

O que significaria “estar preparado”, saindo da boca de uma Ministra e de uma Presidenta da República Federativa do Brasil?

 

Depois de mais de trinta anos, ouvir uma pergunta como esta, me remete ao preconceito existente no Brasil, na década de sessenta, que através da ingenuidade de meus pais, me obrigava a tentar ser pelo menos duas vezes melhor que um branco para conseguir ser alguém na vida.

 

A minha revolta, se dá pelo fato deste preconceito comprovadamente estar impregnado nas raízes brasileiras e de tempos em tempos ele se transfigura dos ares da modernidade, arrebentando com tudo que ajudamos a construir de consciência neste mais de 125 anos da falsa abolição. 

 

A minha maior decepção é de saber que as vozes da legalidade em pleno século XXI, contribuem para ecoar de maneira trágica, o mesmo preconceito existente em décadas anteriores, que me obrigava a aceitar que eu era cidadão de segunda classe. 

 

Desta vez, porém, com um agravante, com palavras de ordem na abertura de uma conferência, questionando a competência dos delegados e delegadas presentes, onde minimamente o objetivo deveria ser o de se buscar coletivamente, sem posições hierarquizadas, formas de enfrentamento e  de cooperação coletiva na elaboração de políticas de ações afirmativas, visando  a erradicação definitiva de todo racismo, discriminação racial, xenofobia e intolerância correlata e não o contrário disto.  .

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Doutrina Monroe - Por: Marcos Benedito - 03/01/2026

Onde a Doutrina Monroe foi usada como instrumento de dominação A chamada Doutrina Monroe não surgiu por acaso, nem por boa vontade. Ela foi criada em 1823, quando os Estados Unidos ainda estavam se afirmando como nação, mas já pensavam como império em formação. O contexto era claro: países da América Latina estavam se libertando das coroas europeias, especialmente da Espanha e de Portugal, e as grandes potências do Velho Mundo observavam com interesse a possibilidade de retomar influência sobre essas regiões. Foi nesse cenário que os EUA se apresentaram como “protetores” do continente. O discurso oficial dizia que a Europa não deveria mais interferir nas Américas. Soava bonito, até necessário. Mas o objetivo real era outro: afastar os europeus para assumir o controle do território, da política e da economia do continente. Nascia ali a famosa frase: “A América para os americanos.” Só que nunca ficou claro quem eram esses “americanos”. Na prática, a doutrina estabeleceu que nenhum país d...

Madame Satã, o transformista visto como herói da contracultura e vilão pelo governo Bolsonaro - Daniel Salomão Roque De São Paulo para a BBC News Brasil 26 junho 2021

  bibliOTECA NACIONAL Legenda da foto, Manchete sobre a participação de João Francisco numa fuga penitenciária em 1955. O transformista nutria grande admiração por Carmen Miranda e procurava imitá-la sempre que possível Ao abaixar a cabeça, João Francisco dos Santos, então com 28 anos, viu duas poças se avolumarem no chão de seu quarto — de um lado, as gotas de sangue pingando através de um rasgo em sua sobrancelha direita; do outro, as lágrimas que lhe escorriam pelos cantos dos olhos. Não demorou muito para que ambos os fluidos se misturassem numa poça maior. "A minha pessoa estava feliz demais naquela noite. Eu devia ter desconfiado", recordaria quatro décadas depois, em depoimento ao escritor Sylvan Paezzo (1938-2000). "Já tinha apanhado tanto da danada da vida, que pensei ter chegado a minha boa hora. Aquela demagogia de que não há mal que sempre dure e que depois da tempestade vem a bonança." Corria o ano de 1928, e João Francisco acreditava ter realizado o so...

Roberto Carlos - Disco Louco Por Você 1961 - Completo) - Antonio Alves (Tony )

  Depois de muitos pedidos estou disponibilizando para todos vocês o Disco completo mais raro de Roberto Carlos de 1961 com excelente áudio e com duas faixas bônus "Cazone Per Te" e L' ultima Cosa " versão em Stereo de 1968 . Sobre esse Disco : Dois anos depois do lançamento do compacto simples "João e Maria/Fora do Tom" em 1959, Roberto Carlos estreava "Louco por Você", primeiro LP do cantor. O disco expressa a fase inicial da carreira de Roberto, fã da bossa nova e da música romântica. Boa parte das canções do álbum tem composição de Carlos Imperial. Sem sucesso comercial , dizem que vendeu apenas 512 copias ,Louco por Você" acabou renegado por Roberto até hoje e se tornou o segundo LP mais caro no Brasil. Lista das músicas 01- Não é Por Mim-Autores: (Carlos Imperial-Fernando Cesar) 02- Olhando Estrelas (Look For a Star)-(Look for a star) De Mark Antony(vs. Paulo Rogério) Bolero 03- Só Você-Autores: Edson Ribeiro e Renato Corte Real...