Pular para o conteúdo principal

OBSERVATÓRIO - Seminário Afro-Indígena reúne vários segmentos em Araçatuba

         
 
O  primeiro Seminário Afro-Indígena, promovido na última quarta-feira (30) pela Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com o Núcleo de Estudo Afro-Brasileiro e Indígena (NEAB), reuniu representantes de diversos segmentos da sociedade araçatubense no plenário da Câmara local.

Entre as autoridades presentes estavam a secretária da Assistência Social, Marta Dourado, que representou o prefeito Cido Sério; além de Luiz Carlos Custódio, secretário da Educação; Kelly Cristina Cardozo de Oliveira Deusdet, secretária da Participação Cidadã; Joaquim Januário, coordenador do Fórum da Construção da Consciência Negra (FCCN) e Marcos Benedito, coordenador do Núcleo de Estudo Afro-Brasileiro (NEAB-Araçatuba). O cerimonial foi conduzido por Luana Leite.

Os palestrantes Rafael Pinto, Jair Fortunato e Silvia Helena Seixas, sob a coordenação de Alexandra Reis presidenta, da Associação Neusa Soares, debateram sobre a importância das Leis 10.639/03 e 11.645/08, que instituem o ensino da história e da cultura afro-indígena nas escolas. Também abordaram a importância da construção de políticas públicas voltadas para os segmentos mais vulneráveis da sociedade brasileira.

O debate seguinte, sob a coordenação de Carlos Roberto, diretor de afirmação de direitos da Secretaria Municipal de Participação Cidadã, contou com a presença dos palestrantes Lázaro Ferreira da Silva (mestre Café) e Marco Antonio de Lima (mestre Marco Lima). Neste momento foi abordada a importância da capoeira como forma de resistência cultural e histórica na luta contra o racismo.

QUESTÃO INDÍGENA
O Cacique Ranulfo da Reserva Indígena de Braúna, que também participou da mesa de debates, resgatou a contribuição das diversas etnias indígenas na construção do Brasil.

Durante todo o evento ocorreu à exposição e a comercialização de artefatos promovidos pelos representantes da reserva indígena. O Museu Itinerante de Araçatuba, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC), também expôs o seu acervo durante todo o evento.

De acordo com Marcos Benedito, coordenador do NEAB, “a participação de representantes do movimento negro, indígenas, capoeiristas, professores, educadores, universitários, associações e também do legislativo e do executivo municipal, colaboraram para que este seminário adquirisse uma importância imensurável para a trajetória histórica da cidade”.

PARTICIPANTES
Estiveram presentes ao evento, representantes da Reserva Indígena de Braúna; Capoeira Farol da Barra; Associação de Capoeira Liberdade Camará; escolas municipais José Herculano e Joaquim Dibo e Apeoesp. As faculdades Educacional Araçatuba (FEA), UNIESP/Birigui, Anhanguera e Unitoledo também participaram.

Prestigiaram, também, representantes do Setorial de Raça do Partido dos Trabalhadores; Associação Cultural Afro-Brasileira de Araçatuba; Fórum da Construção da Consciência Negra (FCCN); Coordenação Nacional das Entidades Negras (CONEN); Instituto Plural e Associação de Mulheres Neusa Soares.

Também foram representados o gabinete do prefeito Cido Sério; gabinete das vereadoras Beatriz Soares Nogueis e Tieza. O Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS), o Centro de Referência de Assistência Social do Jardim São José (CRAS) também enviaram representantes.

A administração municipal enviou representantes das secretarias de Educação; Assistência Social; de Cultura; de Obras e Serviços Públicos; Participação Cidadã; Administração; Mobilidade Urbana e de Saúde.

  

------------------------------------------------------------------------
Secretaria de Comunicação Social – SMCS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6500
www.aracatuba.sp.gov.br
------------------------------------------------------------------------



















 
 
 
 
 
 
 
 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roberto Carlos - Disco Louco Por Você 1961 - Completo) - Antonio Alves (Tony )

  Depois de muitos pedidos estou disponibilizando para todos vocês o Disco completo mais raro de Roberto Carlos de 1961 com excelente áudio e com duas faixas bônus "Cazone Per Te" e L' ultima Cosa " versão em Stereo de 1968 . Sobre esse Disco : Dois anos depois do lançamento do compacto simples "João e Maria/Fora do Tom" em 1959, Roberto Carlos estreava "Louco por Você", primeiro LP do cantor. O disco expressa a fase inicial da carreira de Roberto, fã da bossa nova e da música romântica. Boa parte das canções do álbum tem composição de Carlos Imperial. Sem sucesso comercial , dizem que vendeu apenas 512 copias ,Louco por Você" acabou renegado por Roberto até hoje e se tornou o segundo LP mais caro no Brasil. Lista das músicas 01- Não é Por Mim-Autores: (Carlos Imperial-Fernando Cesar) 02- Olhando Estrelas (Look For a Star)-(Look for a star) De Mark Antony(vs. Paulo Rogério) Bolero 03- Só Você-Autores: Edson Ribeiro e Renato Corte Real...

Madame Satã, o transformista visto como herói da contracultura e vilão pelo governo Bolsonaro - Daniel Salomão Roque De São Paulo para a BBC News Brasil 26 junho 2021

  bibliOTECA NACIONAL Legenda da foto, Manchete sobre a participação de João Francisco numa fuga penitenciária em 1955. O transformista nutria grande admiração por Carmen Miranda e procurava imitá-la sempre que possível Ao abaixar a cabeça, João Francisco dos Santos, então com 28 anos, viu duas poças se avolumarem no chão de seu quarto — de um lado, as gotas de sangue pingando através de um rasgo em sua sobrancelha direita; do outro, as lágrimas que lhe escorriam pelos cantos dos olhos. Não demorou muito para que ambos os fluidos se misturassem numa poça maior. "A minha pessoa estava feliz demais naquela noite. Eu devia ter desconfiado", recordaria quatro décadas depois, em depoimento ao escritor Sylvan Paezzo (1938-2000). "Já tinha apanhado tanto da danada da vida, que pensei ter chegado a minha boa hora. Aquela demagogia de que não há mal que sempre dure e que depois da tempestade vem a bonança." Corria o ano de 1928, e João Francisco acreditava ter realizado o so...

A melhor lista dos 10 melhores filmes de todos os tempos? - POR: PRAGMATISMO POLÍTICO

Quais são os 10 melhores filmes de todos os tempos? Pergunte a qualquer pessoa, e dificilmente as escolhas serão as mesmas. Mas, se diferentes listas começam a repetir os mesmos itens, talvez isso signifique algo. A seguir, confira uma lista dos 'top10' com os filmes mais citados por críticos Melhores filmes (Imagem: Pragmatismo Político) Escolha um conhecido qualquer e pergunte: quais são os 10 melhores   filmes   de todos os tempos? Anote as respostas num papel, e faça a mesma pergunta para outra pessoa. Dificilmente as escolhas serão as mesmas. Mas, se diferentes listas começam a repetir os mesmos itens, talvez isso signifique algo. Esse é o raciocínio seguido pelo  Metacritic , site que reúne a opinião de críticos de cinema. O site computa e faz média das notas dadas por especialistas, fornecendo uma ideia geral se aquele filme é bem aceito, ou não, pela imprensa. De acordo com o site, a lista média dos críticos é bem eclética, com longas com mais de 70 ...