Pular para o conteúdo principal

OBSERVATÓRIO - Envergonhando Zumbi dos Palmares - Por Marcos Benedito

http://www.youtube.com/watch?v=j2Rjum4i1uA&list=UUFl0mXgmNn0vw31ixOkmOzw

Recentemente escrevi um texto que foi publicado e está disponibilizado na página da AFROPRESS – Agência de Notícias.

A AFROPRESS é um dos sites de maior repercussão das notícias relacionadas às questões raciais.
É moderado pelo jornalista Dojival Vieira, que também é ativista do movimento negro e um renomado advogado, preocupado em defender principalmente aos nossos irmãos e irmãs afrodescendentes dos crimes raciais que lamentavelmente ainda são praticados no Brasil.

No texto intitulado “Uma Conferência sem Credibilidade”, procurei em linhas gerais, denunciar o descaso a que foram submetidos os mais de mil delegados que estiveram participando da Conferência da Promoção da Igualdade Racial realizada em São Paulo, onde os interesses políticos de algumas correntes do movimento negro e dos órgãos responsáveis pela temática racial no Estado propiciaram três dias de uma total falta de respeito e de descaso.

Resultando numa Conferência marcada por disputas, puxada de tapete entre companheiros da mesma corrente política, agressões verbais e acusações mútuas.

Culminando numa nefasta reunião realizada "pós conferência" pela comissão organizadora, que resultou na exclusão de cinco cidades do interior, incluindo a representação do poder público de Araçatuba e Região, que é constituída por 43 cidades da região noroeste do Estado de São Paulo.

A decisão tomada após o “apagar das luzes”, explicita, o caráter ditatorial, fascista e antidemocrático de uma comissão que deveria se preocupar em zelar pelos princípios que norteiam a democracia participativa, em especial, no movimento negro brasileiro.

A Conferência da Promoção da Igualdade Racial – Etapa São Paulo, estabeleceu um divisor de águas na luta contra o racismo no Brasil.

Explicitando as debilidades do movimento em respeitar a opinião das minorias, aceitar a diversidade, conviver com as divergências políticas e principalmente em acatar o resultado das decisões tomadas em fóruns legítimos e representativos. 

Precisamos lutar pela reorganização do movimento em torno de pessoas que não misturem os interesses pessoais, políticos e partidários com a luta milenar do Povo Negro,  que tem como líder inspirador o herói Zumbi dos Palmares.

Zumbi, que foi morto por defender os interesses da coletividade quilombola, não se subjugando aos interesses da coroa portuguesa. 

E que se estivesse entre nós, certamente se envergonharia da atitude de muitos grupos, que se constituem em verdadeiros feudos, com suas lideranças chafurdadas num total egocentrismo assoberbado e centralizador.
 
Texto disponibilizado na página da AFROPRESS - Agência de Notícias:

Comentários

  1. Marcos Benedito, as razões da exclusão de todo este grupo, foram de questão programática ou foram simples disputa de poderburocrático no comando dos delegados²
    Foram conflitos de temas que não casassem com a oficialidade, ou foram simples conflitos internos de correntes partidárias buscando a hegemonia de poder no governo?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Carta das Centrais Sindicais ao Presidente Bolsonaro

“EXMO. SR. JAIR MESSIAS BOLSONARO MD. PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL BRASÍLIA – DF Senhor Presidente, As Centrais Sindicais que firmam a presente vem, respeitosamente, apresentar-se à Vossa Excelência com a disposição de construir um diálogo em benefício dos trabalhadores e do povo brasileiro. Neste diálogo representamos os trabalhadores, penalizados pelo desemprego que atinge cerca de 12,4 milhões de pessoas, 11,7% da população economicamente ativa (IBGE/PNAD, novembro de 2018) e pelo aumento da informalidade e consequente precarização do trabalho. Temos assistido ao desmonte de direitos historicamente conquistados, sendo as maiores expressões desse desmonte a reforma trabalhista de 2017, os intentos de reduzir direitos à aposentadoria decente e outros benefícios previdenciários, o congelamento da política de valorização do salário mínimo e os ataques à organização sindical, as maiores expressões deste desmonte. Preocupa-nos sobremaneira o destino da pol

19 Exemplos de publicidade social que nos fazem pensar em problemas urgentes - POR: INCRÍVEL.CLUB

Criadores de propagandas de cunho social têm um grande desafio: as pessoas precisam não apenas notar a mensagem, mas também lembrar dela. Você deve admitir que, mesmo passados vários anos, não consegue tirar da cabeça algumas peças publicitárias desse tipo, que fizeram com que passasse a enxergar determinadas situações sob uma outra ótica. Se antes as propagandas sociais abordavam tmas como a poluição do meio ambiente com plástico e o aquecimento global, hoje existem campanhas sobre os perigos do sedentarismo, os riscos que o tabagismo representa aos animais em decorrência do aumento de incêndios florestais e até sobre a importância das férias para a saúde humana. São, portanto, peças que abordam problemas atuais e familiares para muita gente. Neste post, o  Incrível.club  mostra a você o que de melhor foi criado recentemente no campo das propagandas de cunho social. Fumar não é prejudicial apenas à sua saúde, mas também aos animais que vivem em áreas que sofrem com incênd

Empresas impõem regras para jornalistas

REDE SOCIAIS Por Natalia Mazotte em 24/5/2011 Reproduzido do Jornalismo nas Américas http://knightcenter.utexas.edu/pt-br/ , 19/5/2011, título original: "Site de notícias brasileiro adota regras para o uso das redes sociais por jornalistas"; intertítulo do OI Seguindo a tendência de veículos internacionais , o site de notícias UOL divulgou aos seus jornalistas normas para o uso de redes sociais , de acordo com o blog Liberdade Digital. As recomendações se assemelham às já adotadas por empresas de notícias como Bloomberg , Washington Post e Reuters : os jornalistas devem evitar manifestações partidárias e políticas, antecipar reportagens ainda não publicadas ou divulgar bastidores da redação e emitir juízos que comprometam a independência ou prejudiquem a imagem do site. Segundo um repórter do UOL, os jornalistas estão tuitando menos desde que as diretrizes foram divulgadas . "As pessoas estão tuitando bem menos. Alguns cogitam deletar seus p