Pular para o conteúdo principal

OBSERVATÓRIO - Quilombolas discutem estratégias para a III CONAPIR - •Postado por Instituto Mídia Étnica em 24 julho 2013


Eles participam da Plenária Nacional das Comunidades Quilombolas, que acontece nestes dias 24 e 25 de julho, em Brasília. Serão 150 integrantes de 24 estados da Federação. A ministra da Igualdade Racial, Luiza Bairros, participa da abertura do evento amanhã, às 18h, no hotel Nobile Lake Side

Plenária Nacional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana reuniu cerca de 200 lideranças, em Brasília, no início de julho

Como etapa da III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (III CONAPIR), acontece nestes dias 24 e 25 de julho, no hotel Nobile Lake Side, em Brasília, a Plenária Nacional das Comunidades Quilombolas.

O evento é coordenado pela Secretaria de Políticas para Comunidades Tradicionais (Secomt), da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e preparado pela Comissão Organizadora Nacional da III CONAPIR.

No dia 24, o credenciamento acontece entre 10 e 19h e a abertura oficial, às 18h, com a presença da ministra Luiza Bairros. Às 19h, acontece uma mesa redonda sobre o tema central da III CONAPIR, “Democracia e Desenvolvimento Sem Racismo: por um Brasil Afirmativo”, proferida por Givânia Maria da Silva, coordenadora de Regularização de Territórios Quilombolas do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

No dia 25, a programação é a seguinte: 8h30 – Distribuição dos Grupos; 9h às 12h – Trabalhos em Grupo; 14h às 16h – Plenária: validação das propostas dos grupos; 16h30 às 19h – Escolha dos delegados; 19h30 – Encerramento.

Os grupos vão discutir os subtemas da III CONAPIR: Estratégias para o desenvolvimento e o enfrentamento ao racismo; Políticas de igualdade racial no Brasil: avanços e desafios; Arranjos Institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade racial: Sinapir, órgãos de promoção da igualdade racial, fórum de gestores, conselhos e ouvidorias e; Participação política e controle social: igualdade racial nos espaços de decisão e mecanismos de participação da sociedade civil no monitoramento das políticas de igualdade racial.

A atividade terá a presença de 150 participantes de 24 estados da Federação: Maranhão, Bahia, Minas Gerais, Piauí, Pernambuco, Rio de Janeiro, Pará, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Alagoas, São Paulo, Ceará, Espírito Santo, Paraná, Paraíba, Sergipe, Tocantins, Amapá, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Rondônia e Amazonas.

Convidados - Também estarão presentes, como convidados, representantes de organizações que desenvolvem atividades de apoio a comunidades quilombolas e gestores públicos estaduais e municipais que já possuem ou estejam formulando o Plano de Ações Integradas do Programa Brasil Quilombola (PBQ) e gestores federais integrantes do Comitê Gestor do Programa.

Os participantes devem ser exclusivamente representantes das comunidades quilombolas; ter, no mínimo, 30% de representação das organizações quilombolas regionais de cada estado na seleção de participantes para a Plenária Nacional; seguir a proporcionalidade de mulheres e jovens de acordo com o regimento da III CONAPIR, que sugere que 50% dos participantes sejam mulheres e que, no mínimo 30% sejam jovens e; as organizações consideradas de âmbito nacional deverão ter atuação nas cinco regiões do país.

A divisão de vagas foi baseada nas comunidades certificadas, considerando o percentual nacional em relação ao estadual até abril de 2013.

III CONAPIR – Acontece de 5 a 7 de novembro, em Brasília-DF, com o tema central: “Democracia e Desenvolvimento Sem Racismo: por um Brasil Afirmativo”. Os estados e o Distrito Federal têm até 30 de agosto para realizar suas conferências, sendo que todas já foram convocadas. Elas podem ser precedidas das municipais ou regionais, que já são mais de 200 em todo o Brasil.

A previsão é de que a III CONAPIR tenha 1,4 mil participantes, sendo 200 convidados (autoridades, personalidades e representantes de entidades nacionais e internacionais) e 1,2 mil delegados, com a recomendação de que atendam os seguintes critérios: 50% de mulheres; 30% de jovens; efetiva representação das comunidades tradicionais, cigana, judaica e árabe-palestina e; dos órgãos públicos responsáveis pela promoção da igualdade racial e defesa de direitos.

A conferência foi convocada pela presidente da República, Dilma Roussef, por meio do Decreto de 16 de abril de 2013. O regimento foi aprovado pelo Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR) e editado pela Portaria nº 44 de 30 de abril de 2013.

Fonte: Seppir

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roberto Carlos - Disco Louco Por Você 1961 - Completo) - Antonio Alves (Tony )

  Depois de muitos pedidos estou disponibilizando para todos vocês o Disco completo mais raro de Roberto Carlos de 1961 com excelente áudio e com duas faixas bônus "Cazone Per Te" e L' ultima Cosa " versão em Stereo de 1968 . Sobre esse Disco : Dois anos depois do lançamento do compacto simples "João e Maria/Fora do Tom" em 1959, Roberto Carlos estreava "Louco por Você", primeiro LP do cantor. O disco expressa a fase inicial da carreira de Roberto, fã da bossa nova e da música romântica. Boa parte das canções do álbum tem composição de Carlos Imperial. Sem sucesso comercial , dizem que vendeu apenas 512 copias ,Louco por Você" acabou renegado por Roberto até hoje e se tornou o segundo LP mais caro no Brasil. Lista das músicas 01- Não é Por Mim-Autores: (Carlos Imperial-Fernando Cesar) 02- Olhando Estrelas (Look For a Star)-(Look for a star) De Mark Antony(vs. Paulo Rogério) Bolero 03- Só Você-Autores: Edson Ribeiro e Renato Corte Real...

Madame Satã, o transformista visto como herói da contracultura e vilão pelo governo Bolsonaro - Daniel Salomão Roque De São Paulo para a BBC News Brasil 26 junho 2021

  bibliOTECA NACIONAL Legenda da foto, Manchete sobre a participação de João Francisco numa fuga penitenciária em 1955. O transformista nutria grande admiração por Carmen Miranda e procurava imitá-la sempre que possível Ao abaixar a cabeça, João Francisco dos Santos, então com 28 anos, viu duas poças se avolumarem no chão de seu quarto — de um lado, as gotas de sangue pingando através de um rasgo em sua sobrancelha direita; do outro, as lágrimas que lhe escorriam pelos cantos dos olhos. Não demorou muito para que ambos os fluidos se misturassem numa poça maior. "A minha pessoa estava feliz demais naquela noite. Eu devia ter desconfiado", recordaria quatro décadas depois, em depoimento ao escritor Sylvan Paezzo (1938-2000). "Já tinha apanhado tanto da danada da vida, que pensei ter chegado a minha boa hora. Aquela demagogia de que não há mal que sempre dure e que depois da tempestade vem a bonança." Corria o ano de 1928, e João Francisco acreditava ter realizado o so...

A melhor lista dos 10 melhores filmes de todos os tempos? - POR: PRAGMATISMO POLÍTICO

Quais são os 10 melhores filmes de todos os tempos? Pergunte a qualquer pessoa, e dificilmente as escolhas serão as mesmas. Mas, se diferentes listas começam a repetir os mesmos itens, talvez isso signifique algo. A seguir, confira uma lista dos 'top10' com os filmes mais citados por críticos Melhores filmes (Imagem: Pragmatismo Político) Escolha um conhecido qualquer e pergunte: quais são os 10 melhores   filmes   de todos os tempos? Anote as respostas num papel, e faça a mesma pergunta para outra pessoa. Dificilmente as escolhas serão as mesmas. Mas, se diferentes listas começam a repetir os mesmos itens, talvez isso signifique algo. Esse é o raciocínio seguido pelo  Metacritic , site que reúne a opinião de críticos de cinema. O site computa e faz média das notas dadas por especialistas, fornecendo uma ideia geral se aquele filme é bem aceito, ou não, pela imprensa. De acordo com o site, a lista média dos críticos é bem eclética, com longas com mais de 70 ...