Com o advento de redes sociais conectadas e outros elementos impensáveis 30 anos atrás, um recurso do século passado ainda é uma arma decisiva nas campanhas: o jingle.
Divulgação |
A popularização de novas mídias não colocou fim nas músicas eleitorais. Pelo contrário. Elas invadiram a internet e ainda influenciam o resultado das urnas.
Em "Jingles Eleitorais e Marketing Político: Uma Dupla do Barulho", Carlos Manhanelli apresenta um estudo dos jingles veiculados nas eleições presidenciais entre 1930 e 2010, de Getúlio Vargas a Dilma Roussef.
Especialista no uso das pesquisas para definir a estratégia dos candidatos e professor da Universidade de Salamanca, na Espanha, Manhanelli também é autor de "Eleição é Guerra", "Estratégias Eleitorais" e "Marketing Pós-Eleitoral".
Um bom jingle, mesmo décadas depois do fim de uma candidatura, continua na memória do eleitorado. Ouça algumas das músicas mais famosas do Brasil.
Comentários
Postar um comentário