Pular para o conteúdo principal

A Opinião do Observatório Social da Imprensa de Araçatuba: Marcos Taveira faz auto-crítica no texto "A internet e os valentões de monitor"

Observatório Social da Imprensa de Araçatuba:

Acompanhe no texto abaixo, publicado pelo editor-executivo da internet da Folha da Região, em que este atribui aos blogueiros, de uma maneira generalizada, uma valentia existente somente atrás do monitor.

O Observatório Social da Imprensa de Araçatuba, respeita a opinião de Marcos Taveira, atribuindo ao próprio, um grande esforço de auto-conhecimento, resultando num texto digno de uma profunda sessão de auto-análise.
Por este motivo, parabenizamos, o editor-executivo da Folha, Marcos Taveira, reproduzindo a sua "quase" auto-crítica, na integra:

A internet e os 'valentões de monitor' - José Marcos Taveira


É interessante avaliar o comportamento de algumas pessoas no mundo virtual. Ao contrário do real, se transformam, ficam valentes, querem opinar sobre tudo. Muitas se tornam agressivas, acusam a tudo e a todos, fazem campanha contra pessoas e empresas e, se houver alguma resposta no mesmo nível, apelam para o drama, sentem-se vítimas, acham que querem calar, censurar...
Chamo esse grupo de "valentões de monitor". São, em sua maioria, pobres almas que não conseguem nada no mundo real. Toda a valentia acaba quando você o encontra e olha em seus olhos. São valentões apenas na frente de um monitor de computador, onde não podem ver a vítima e ter uma reação imediata.
Quando os blogs se tornaram populares e qualquer pessoa passou a ter seu espaço para escrever o que bem entender, os "valentões de monitor" estavam lá. Criavam nomes fortes para tentar expressar alguma credibilidade, usavam listas de e-mails para propagar suas verborragias e tentar se valorizar.
Como falar mal das pessoas ou fofocar dá acesso, sentiam-se os tais. Mal sabiam - ou nem queriam saber - que eram e ainda são motivo de piada. Alguns se proclamam até hoje defensores da liberdade da informação, aqueles que têm a "coragem" de publicar o que a grande mídia não faz, espalhando um monte de boatos e bobagens por onde passam.
Não bastasse isso, acessam outros blogs para achincalhar. Atacam, xingam, querem impor sua visão distorcida sem ao menos argumentar de forma inteligente.
Com o crescimento das redes sociais, os "valentões de monitor" correram para lá. Usam seu perfil para criticar de forma ferrenha tudo que possa ser seu alvo. E, é claro, há o corporativismo do grupo. Recebem o apoio de seus pares, elogios, compartilhamentos. Acham, lamentavelmente, que todos acreditam no que dizem. Pobres coitados...
A politicalha também está cheia desses grupos. Alguns são pagos ou recebem benefícios para agir assim. Desprezam amizades, empresas que possam ter trabalhado, tudo em nome de sua valentia comprada, ideologia barata. Sentem-se paladinos, quando na verdade não passam de meros bobões, para usar um termo simples e educado.
Infelizmente, nossa vida está cheia de "valentões de monitor". E lamentavelmente algumas pessoas acreditam neles, e até compartilham suas sandices. Vejo várias teorias da conspiração no Facebook, divulgadas à exaustão, principalmente quando dizem que "a grande mídia comprada" não divulga.
Não se deixe levar por maluquices. A internet está cheia de grandes blogueiros e perfis nas redes sociais que valem a pena acessar e fazer amizade. Despreze esses grupos para ter uma vida virtual mais saudável. Escolha com carinho o que compartilha com seus amigos. Não alimente esses "valentões". Não se esqueça: a próxima vítima pode ser você.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roberto Carlos - Disco Louco Por Você 1961 - Completo) - Antonio Alves (Tony )

  Depois de muitos pedidos estou disponibilizando para todos vocês o Disco completo mais raro de Roberto Carlos de 1961 com excelente áudio e com duas faixas bônus "Cazone Per Te" e L' ultima Cosa " versão em Stereo de 1968 . Sobre esse Disco : Dois anos depois do lançamento do compacto simples "João e Maria/Fora do Tom" em 1959, Roberto Carlos estreava "Louco por Você", primeiro LP do cantor. O disco expressa a fase inicial da carreira de Roberto, fã da bossa nova e da música romântica. Boa parte das canções do álbum tem composição de Carlos Imperial. Sem sucesso comercial , dizem que vendeu apenas 512 copias ,Louco por Você" acabou renegado por Roberto até hoje e se tornou o segundo LP mais caro no Brasil. Lista das músicas 01- Não é Por Mim-Autores: (Carlos Imperial-Fernando Cesar) 02- Olhando Estrelas (Look For a Star)-(Look for a star) De Mark Antony(vs. Paulo Rogério) Bolero 03- Só Você-Autores: Edson Ribeiro e Renato Corte Real...

Madame Satã, o transformista visto como herói da contracultura e vilão pelo governo Bolsonaro - Daniel Salomão Roque De São Paulo para a BBC News Brasil 26 junho 2021

  bibliOTECA NACIONAL Legenda da foto, Manchete sobre a participação de João Francisco numa fuga penitenciária em 1955. O transformista nutria grande admiração por Carmen Miranda e procurava imitá-la sempre que possível Ao abaixar a cabeça, João Francisco dos Santos, então com 28 anos, viu duas poças se avolumarem no chão de seu quarto — de um lado, as gotas de sangue pingando através de um rasgo em sua sobrancelha direita; do outro, as lágrimas que lhe escorriam pelos cantos dos olhos. Não demorou muito para que ambos os fluidos se misturassem numa poça maior. "A minha pessoa estava feliz demais naquela noite. Eu devia ter desconfiado", recordaria quatro décadas depois, em depoimento ao escritor Sylvan Paezzo (1938-2000). "Já tinha apanhado tanto da danada da vida, que pensei ter chegado a minha boa hora. Aquela demagogia de que não há mal que sempre dure e que depois da tempestade vem a bonança." Corria o ano de 1928, e João Francisco acreditava ter realizado o so...

A melhor lista dos 10 melhores filmes de todos os tempos? - POR: PRAGMATISMO POLÍTICO

Quais são os 10 melhores filmes de todos os tempos? Pergunte a qualquer pessoa, e dificilmente as escolhas serão as mesmas. Mas, se diferentes listas começam a repetir os mesmos itens, talvez isso signifique algo. A seguir, confira uma lista dos 'top10' com os filmes mais citados por críticos Melhores filmes (Imagem: Pragmatismo Político) Escolha um conhecido qualquer e pergunte: quais são os 10 melhores   filmes   de todos os tempos? Anote as respostas num papel, e faça a mesma pergunta para outra pessoa. Dificilmente as escolhas serão as mesmas. Mas, se diferentes listas começam a repetir os mesmos itens, talvez isso signifique algo. Esse é o raciocínio seguido pelo  Metacritic , site que reúne a opinião de críticos de cinema. O site computa e faz média das notas dadas por especialistas, fornecendo uma ideia geral se aquele filme é bem aceito, ou não, pela imprensa. De acordo com o site, a lista média dos críticos é bem eclética, com longas com mais de 70 ...