Pular para o conteúdo principal

Jornalões, com O Globo à frente, manipulam para justificar posições políticas e ideológicas - Publicado em 13-Fev-2012 - Blog do Zé Dirceu

Oposição e mídia continuam a aproveitar o leilão de concessão dos aeroportos de Brasília, Campinas e Guarulhos para a exploração negativa de sempre e para o prosseguimento de suas tentativas de confundir a opinião pública. Querem fazer crer que concessão é o mesmo que privatização. Neste fim de semana, quem se esmerou nessa questão foi O Globo com matéria com chamada de 1ª página - "A semana que abalou dogmas do PT" - e mais de meia página, internamente, com a manchete no alto "PT discute a relação e atropela dogma". É O Globo de sempre, com sua manipulação da realidade para justificar suas posições políticas e ideológicas contra o PT, os governos Lula e, agora, o da presidenta Dilma Rousseff.

Oposição e mídia continuam a aproveitar o leilão de concessão de três dos principais aeroportos do país - os de Brasília, Campinas e Guarulhos - para a exploração negativa de sempre e para o prosseguimento de suas tentativas de confundir a opinião pública. Querem fazer crer que concessão (que nós fizemos) é o mesmo que privatização, a privataria feita pelo tucanato apoiado pela imprensa.

Praticamente não há liderança petista que não tenha se empenhado em fazer este esclarecimento. Dentre estas, há um didático artigo da senadora Marta Suplicy(PT-SP) publicado na Folha, que chamei aqui no sábado e gostaria muito que vocês lessem. Ela mostra muitíssimo bem a diferença entre concessão e privatização.

Neste fim de semana (no domingo), quem se esmerou nessa questão foi o jornal O Globo com matéria com chamada de 1ª página - "A semana que abalou dogmas do PT" - e mais de meia página, internamente, com a manchete no alto "PT discute a relação e atropela dogma".


Presidenciável tucano embarca em assunto que desgasta PSDB


Hoje, na Folha de S.Paulo, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) dedica seu artigo semanal no jornal ao assunto. Sempre com o viés de distorcer tudo. Presidenciável tucano já em campanha a três anos da eleição, o novo líder da oposição nacional - se bem que já completou um ano no Senado e ainda não disse bem a que veio - o senador Aécio tenta sustentar um pouco este seu artigo em apagões aéreos.

Para rebatê-lo e desmoralizar seus argumentos medíocres, não é preciso ir muito longe. Basta lembrar a passagem do ano, o final de 2011, período em que os aeroportos funcionaram sem nenhum apagão.

Já O Globo aproveitou seu material do fim de semana para um ataque amplo, geral e irrestrito: criticou o que, a exemplo da oposição, também chama de privatização; a atuação do governo diante de greves de PMs; e as alianças que o partido negocia com o que o jornal chama de partidos de centro-direita para as eleições municipais de 7 de outubro próximo.


Pretexto para se aferrar às suas posições político-ideológicas


Quer dizer, é O Globo de sempre, com sua manipulação da realidade para justificar suas posições políticas e ideológicas contra o PT, os governos Lula e agora o da presidenta Dilma Rousseff.

O que houve na Bahia não foi uma greve, e sim um motim. Nossos governos, seja o federal, seja o da Bahia, do governador Jaques Wagner, restauraram o papel e a autoridade do Estado, sem radicalização, sem sectarismo em relação aos grevistas, mantendo-se aberto ao diálogo, com propostas durante todo o período da negociação e da paralisação, o que é próprio dos governos do nosso partido.

No mais, na questão da concessão x privatização nossos governos resgataram as estatais e os bancos públicos, retomaram o fio da história. Nós fortalecemos seu trabalho como nunca - basta conferir nas áreas de energia, petróleo, gás, e bancos públicos para ficar em apenas quatro setores de nossa economia. E o êxito visível, aí, é o que conta.

Toda esta retórica e tinta gasta pelo jornal da família Marinho, portanto, não escondem os fatos históricos. Eles - jornal e seus dirigentes - apoiaram toda a política privatista - para não dizer toda privataria - do governo tucano do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta das Centrais Sindicais ao Presidente Bolsonaro

“EXMO. SR. JAIR MESSIAS BOLSONARO MD. PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL BRASÍLIA – DF Senhor Presidente, As Centrais Sindicais que firmam a presente vem, respeitosamente, apresentar-se à Vossa Excelência com a disposição de construir um diálogo em benefício dos trabalhadores e do povo brasileiro. Neste diálogo representamos os trabalhadores, penalizados pelo desemprego que atinge cerca de 12,4 milhões de pessoas, 11,7% da população economicamente ativa (IBGE/PNAD, novembro de 2018) e pelo aumento da informalidade e consequente precarização do trabalho. Temos assistido ao desmonte de direitos historicamente conquistados, sendo as maiores expressões desse desmonte a reforma trabalhista de 2017, os intentos de reduzir direitos à aposentadoria decente e outros benefícios previdenciários, o congelamento da política de valorização do salário mínimo e os ataques à organização sindical, as maiores expressões deste desmonte. Preocupa-nos sobremaneira o destino da pol

19 Exemplos de publicidade social que nos fazem pensar em problemas urgentes - POR: INCRÍVEL.CLUB

Criadores de propagandas de cunho social têm um grande desafio: as pessoas precisam não apenas notar a mensagem, mas também lembrar dela. Você deve admitir que, mesmo passados vários anos, não consegue tirar da cabeça algumas peças publicitárias desse tipo, que fizeram com que passasse a enxergar determinadas situações sob uma outra ótica. Se antes as propagandas sociais abordavam tmas como a poluição do meio ambiente com plástico e o aquecimento global, hoje existem campanhas sobre os perigos do sedentarismo, os riscos que o tabagismo representa aos animais em decorrência do aumento de incêndios florestais e até sobre a importância das férias para a saúde humana. São, portanto, peças que abordam problemas atuais e familiares para muita gente. Neste post, o  Incrível.club  mostra a você o que de melhor foi criado recentemente no campo das propagandas de cunho social. Fumar não é prejudicial apenas à sua saúde, mas também aos animais que vivem em áreas que sofrem com incênd

Empresas impõem regras para jornalistas

REDE SOCIAIS Por Natalia Mazotte em 24/5/2011 Reproduzido do Jornalismo nas Américas http://knightcenter.utexas.edu/pt-br/ , 19/5/2011, título original: "Site de notícias brasileiro adota regras para o uso das redes sociais por jornalistas"; intertítulo do OI Seguindo a tendência de veículos internacionais , o site de notícias UOL divulgou aos seus jornalistas normas para o uso de redes sociais , de acordo com o blog Liberdade Digital. As recomendações se assemelham às já adotadas por empresas de notícias como Bloomberg , Washington Post e Reuters : os jornalistas devem evitar manifestações partidárias e políticas, antecipar reportagens ainda não publicadas ou divulgar bastidores da redação e emitir juízos que comprometam a independência ou prejudiquem a imagem do site. Segundo um repórter do UOL, os jornalistas estão tuitando menos desde que as diretrizes foram divulgadas . "As pessoas estão tuitando bem menos. Alguns cogitam deletar seus p