Pular para o conteúdo principal

Funcionários do jornal The Sun são presos em investigação de suborno - Jornalistas estão entre os oito detidos para interrogatório sobre suspeita de suborno de policiais e outros funcionários públicos - iG São Paulo | 11/02/2012

 

enviar por e-mail
Funcionários do jornal The Sun são presos em investigação de subornoJornalistas estão entre os oito detidos para interrogatório sobre suspeita de suborno de policiais e outros funcionários públicos
* campos são obrigatórios
corrigir
Funcionários do jornal The Sun são presos em investigação de subornoJornalistas estão entre os oito detidos para interrogatório sobre suspeita de suborno de policiais e outros funcionários públicos
* campos obrigatórios
A polícia britânica prendeu cinco funcionários do tabloide The Sun neste sábado com mais três pessoas, suspeitos de subornar policiais e outros prestadores de serviços públicos, informou o News Corporarion, grupo que detém o jornal.

Foto: AP
Câmera filma prédio da News International em Londres
Em comunicado, a News Corporation de Rupert Murdoch disse que a polícia também realizou buscas nas casas dos cinco funcionários e do escritório do grupo em Londres, aprofundando o escândalo de práticas ilegais realizadas pelos tabloides na empresa.
Uma funcionária de 39 anos do Ministério da Defesa, um homem de 36 anos membro das Forças Armadas, e um oficial de 39 anos da polícia de Surrey também foram presos na operação desta manhã, segundo a polícia.
As prisões na equipe do The Sun, comprado por Murdoch em 1969 e considerado a 'menina dos olhos' do império de mídia, segue às detenções no último mês de quatro atuais e antigos jornalistas que trabalhavam para a publicação, ligados ao mesma investigação de suborno.
Murdoch fechou as portas do tabloide News of the World, que circulava no Reino Unido há 168 anos, em julho em meio à ira popular quando foram revelados casos de escutas ilegais em telefones de celebridades, figuras públicas e vítimas de crimes para a obtenção de notícias exclusivas.
Dominic Mohan, editor do The Sun, expressou surpresa com as prisões, mas insistiu que a equipe estava comprometida com o jornal. "Eu estou tão chocado como todo mundo pelas prisões de hoje, mas estou determinado a liderar o The Sun através desses tempos difíceis", disse em comunicado. "Eu tenho uma equipe brilhante e nós temos o dever de servir nossos leitores e continuaremos fazendo isso. Nosso foco é colocar na banca o jornal de segunda-feira."
Saiba mais sobre o caso
Um total de 21 pessoas foram presas na acusação de suborno - incluindo três policiais - embora nenhum tenha sido condenado até o momento. Entre eles está Rebekah Brooks, ex-chefe executivo do News International - braço britânico da News Corp. -, o ex-editor do News of the World Andy Culson - que também é o ex-chefe de comunicação do premiê Dacid Cameron; e jornalistas do News of the World e do The Sun.
Um ex-executivo do News of the World, que pediu anonimato, disse que o atual vice-diretor do The Sun, Geoff Webster, o editor de imagens John Edwards e o chefe de reportagem John Kay, estavam entre os presos deste sábado. A rede de televisão britânica Sky News afirmou que o chefe dos correspondentes internacionais Nick Parker e o repórter John Sturgis também estão sendo interrogados. A News Corporation não confirmou as identidades dos detidos.
A polícia confirmou que as últimas prisões ocorreram depois que detetives conseguiram informações pelo comitê de gestão da própria News Corp., criada para investigar as supostas práticas ilegais.
Inicialmente, a investigação policial - que corre em paralelo aos inquéritos sobre grampos telefônicos e supostas interceptações de e-mail - estava concentrada em provar se repórteres deram remuneração ilegal a policiais para obter informações. Detetives disseram no sábado que estenderam o objetivo da Operação Elveden para incluir também outras autoridades públicas.
"A missão da Operação Elveden foi ampliada para incluir a investigação de evidências descobertas em relação à suspeita de corrupçaõ envolvendo funcionários públicos que não são policiais", disse a polícia em comunicado.
Todos os oito detidos deste sábado estão sendo interrogados pela polícia em Londres e nas delegacias no sul inglês de Kent, Essex, Surrey e Wiltshire. Os cinco jornalistas do The Sun - com idades entre 45 e 68 anos - estão sendo perguntados sobre as suspeitas de corrupção.
Com AP e Reuters

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Doutrina Monroe - Por: Marcos Benedito - 03/01/2026

Onde a Doutrina Monroe foi usada como instrumento de dominação A chamada Doutrina Monroe não surgiu por acaso, nem por boa vontade. Ela foi criada em 1823, quando os Estados Unidos ainda estavam se afirmando como nação, mas já pensavam como império em formação. O contexto era claro: países da América Latina estavam se libertando das coroas europeias, especialmente da Espanha e de Portugal, e as grandes potências do Velho Mundo observavam com interesse a possibilidade de retomar influência sobre essas regiões. Foi nesse cenário que os EUA se apresentaram como “protetores” do continente. O discurso oficial dizia que a Europa não deveria mais interferir nas Américas. Soava bonito, até necessário. Mas o objetivo real era outro: afastar os europeus para assumir o controle do território, da política e da economia do continente. Nascia ali a famosa frase: “A América para os americanos.” Só que nunca ficou claro quem eram esses “americanos”. Na prática, a doutrina estabeleceu que nenhum país d...

Madame Satã, o transformista visto como herói da contracultura e vilão pelo governo Bolsonaro - Daniel Salomão Roque De São Paulo para a BBC News Brasil 26 junho 2021

  bibliOTECA NACIONAL Legenda da foto, Manchete sobre a participação de João Francisco numa fuga penitenciária em 1955. O transformista nutria grande admiração por Carmen Miranda e procurava imitá-la sempre que possível Ao abaixar a cabeça, João Francisco dos Santos, então com 28 anos, viu duas poças se avolumarem no chão de seu quarto — de um lado, as gotas de sangue pingando através de um rasgo em sua sobrancelha direita; do outro, as lágrimas que lhe escorriam pelos cantos dos olhos. Não demorou muito para que ambos os fluidos se misturassem numa poça maior. "A minha pessoa estava feliz demais naquela noite. Eu devia ter desconfiado", recordaria quatro décadas depois, em depoimento ao escritor Sylvan Paezzo (1938-2000). "Já tinha apanhado tanto da danada da vida, que pensei ter chegado a minha boa hora. Aquela demagogia de que não há mal que sempre dure e que depois da tempestade vem a bonança." Corria o ano de 1928, e João Francisco acreditava ter realizado o so...

Roberto Carlos - Disco Louco Por Você 1961 - Completo) - Antonio Alves (Tony )

  Depois de muitos pedidos estou disponibilizando para todos vocês o Disco completo mais raro de Roberto Carlos de 1961 com excelente áudio e com duas faixas bônus "Cazone Per Te" e L' ultima Cosa " versão em Stereo de 1968 . Sobre esse Disco : Dois anos depois do lançamento do compacto simples "João e Maria/Fora do Tom" em 1959, Roberto Carlos estreava "Louco por Você", primeiro LP do cantor. O disco expressa a fase inicial da carreira de Roberto, fã da bossa nova e da música romântica. Boa parte das canções do álbum tem composição de Carlos Imperial. Sem sucesso comercial , dizem que vendeu apenas 512 copias ,Louco por Você" acabou renegado por Roberto até hoje e se tornou o segundo LP mais caro no Brasil. Lista das músicas 01- Não é Por Mim-Autores: (Carlos Imperial-Fernando Cesar) 02- Olhando Estrelas (Look For a Star)-(Look for a star) De Mark Antony(vs. Paulo Rogério) Bolero 03- Só Você-Autores: Edson Ribeiro e Renato Corte Real...