Pular para o conteúdo principal

Desdenham Araçatuba - Blog do Consa



No editorial de 10 de fevereiro da Folha da Região, sob o título "Milagres eleitorais e o senso crítico do eleitor", o editorialista escreveu: "O esfarelamento, as ondulações e os buracos de todos os tamanhos começam, finalmente, a dar lugar a verdadeiros tapetes de asfalto, pelo menos nos setores de maior visibilidade, apesar do caos recorrente na periferia, que também ganhou a promessa de atenção especial para os próximos dias e meses. De repente, as avenidas Brasília e Pompeu de Toledo ganham ares de cartão postal e recebem um tratamento que sempre veriam ter recebido".

Av. Pompeu de Toledo - Araçatuba

Desde 2009, o prefeito Cido Sério (PT) vem recuperando o asfalto da cidade, deixando as ruas um tapete com o recapeamento tipo CBUQ (concreto betuminoso usinado a quente). A cidade foi recebida por ele em petição de miséria, está reconquistando a beleza urbana na periferia da cidade e nas principais vias de Araçatuba, mas certamente o prefeito não asfaltou a rua onde passavam os jornalistas da Folha da Região.

O recapeamento precisou quase entrar dentro do prédio da Folha da Região para que o jornal com certo pudor elogiasse o serviço feito. Elogiou, por exemplo, a decoração de Natal de 2011 porque jornalistas e proprietários da Folha da Região tinham que passar pela avenida Brasília e viram como aquela via pública ficou linda, era inegável. Pratica-se na FR um jornalismo de oposição, odioso, como se participar da militância política fosse ignomínia. Construir a cidadania não é depreciar a cidade em todas as edições, apontar apenas as mazelas sociais, precisa também reconhecer os feitos dos governantes, sejam eles de qualquer partido, ver os aspectos positivos de Araçatuba.

Decoração natalina da
Av. Brasília-Araçatuba

Araçatuba estar entre as 73 cidades brasileiras que poderão receber equipes da Olimpíada de 2016 como parte da aclimatação foi timidamente noticiado, como se fosse uma escolha vergonhosa. Escolas de outras cidades visitam a redação do jornal e os jornalistas desdenham Araçatuba, falando mal da cidade para visitantes, um verdadeiro exercício de depredação da cidade. Não estou dizendo por ouvir dizer, minha filha, professora de Português em Guararapes, é testemunha disso, veio me falar escandalizada.
Lembro-me muito bem que numa coluna da prestigiosa jornalista Célia Villela, ela elogiou o asfalto "lisinho" em sua coluna, recebido pela rua onde mora no Jardim Nova Iorque.Fiquei contente pelo reconhecimento,  mas na coluna subsequente teve que desdizer, escrevendo que o prefeito não fazia mais que a obrigação de recuperar o asfalto da cidade. Deve ter levado um puxão de orelha da direção do jornal porque na redação a ordem é jogar "merda" em tudo que o prefeito faz.     

Decoração natalina
Rotatória das avenidas Brasília e Pompeu de Toledo

Há um setor da população que ainda, apesar de último ano de mandato, não digeriu a vitória do prefeito Cido Sério (PT), porque ele não é da roda. Apesar de se dizerem defensores da democracia, não toleram a alternância de poder. E nessa intransigência, estão perdendo tudo eleitoralmente. A Folha da Região, como a revista Veja em nível nacional, escreve para esse setor, chegam à beira do panfleto.   ´

Não defendo censura de imprensa e nem controle sobre ela, deixe que fale, se enforque na corda da liberdade. Se Lula dependesse dela, não teria tido tanto sucesso, apenas expresso o que penso neste blog, uma mídia alternativa seguida ferrenhamente por meus 33 leitores. 

Av. Brasília, recapeada pelo método CBUQ - Araçatuba

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta das Centrais Sindicais ao Presidente Bolsonaro

“EXMO. SR. JAIR MESSIAS BOLSONARO MD. PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL BRASÍLIA – DF Senhor Presidente, As Centrais Sindicais que firmam a presente vem, respeitosamente, apresentar-se à Vossa Excelência com a disposição de construir um diálogo em benefício dos trabalhadores e do povo brasileiro. Neste diálogo representamos os trabalhadores, penalizados pelo desemprego que atinge cerca de 12,4 milhões de pessoas, 11,7% da população economicamente ativa (IBGE/PNAD, novembro de 2018) e pelo aumento da informalidade e consequente precarização do trabalho. Temos assistido ao desmonte de direitos historicamente conquistados, sendo as maiores expressões desse desmonte a reforma trabalhista de 2017, os intentos de reduzir direitos à aposentadoria decente e outros benefícios previdenciários, o congelamento da política de valorização do salário mínimo e os ataques à organização sindical, as maiores expressões deste desmonte. Preocupa-nos sobremaneira o destino da pol

19 Exemplos de publicidade social que nos fazem pensar em problemas urgentes - POR: INCRÍVEL.CLUB

Criadores de propagandas de cunho social têm um grande desafio: as pessoas precisam não apenas notar a mensagem, mas também lembrar dela. Você deve admitir que, mesmo passados vários anos, não consegue tirar da cabeça algumas peças publicitárias desse tipo, que fizeram com que passasse a enxergar determinadas situações sob uma outra ótica. Se antes as propagandas sociais abordavam tmas como a poluição do meio ambiente com plástico e o aquecimento global, hoje existem campanhas sobre os perigos do sedentarismo, os riscos que o tabagismo representa aos animais em decorrência do aumento de incêndios florestais e até sobre a importância das férias para a saúde humana. São, portanto, peças que abordam problemas atuais e familiares para muita gente. Neste post, o  Incrível.club  mostra a você o que de melhor foi criado recentemente no campo das propagandas de cunho social. Fumar não é prejudicial apenas à sua saúde, mas também aos animais que vivem em áreas que sofrem com incênd

Empresas impõem regras para jornalistas

REDE SOCIAIS Por Natalia Mazotte em 24/5/2011 Reproduzido do Jornalismo nas Américas http://knightcenter.utexas.edu/pt-br/ , 19/5/2011, título original: "Site de notícias brasileiro adota regras para o uso das redes sociais por jornalistas"; intertítulo do OI Seguindo a tendência de veículos internacionais , o site de notícias UOL divulgou aos seus jornalistas normas para o uso de redes sociais , de acordo com o blog Liberdade Digital. As recomendações se assemelham às já adotadas por empresas de notícias como Bloomberg , Washington Post e Reuters : os jornalistas devem evitar manifestações partidárias e políticas, antecipar reportagens ainda não publicadas ou divulgar bastidores da redação e emitir juízos que comprometam a independência ou prejudiquem a imagem do site. Segundo um repórter do UOL, os jornalistas estão tuitando menos desde que as diretrizes foram divulgadas . "As pessoas estão tuitando bem menos. Alguns cogitam deletar seus p