O prefeito Cido Sério (PT) admira muito o amigo Magno Martins, compositor araçatubense que mora atualmente em São Paulo. Quando ainda residia em Araçatuba, Magno fez uma bela canção, “Luzes de Araçatuba”, preferida do prefeito.
Daí surgiu o tema do carnaval de 2012: “Cuidar das pessoas, porque elas são as luzes de Araçatuba”. Todos nasceram para brilhar, cantou o poeta. Como a atual administração é essencialmente humanista, tem como meta dar oportunidades a todos, então, cuidar das pessoas resume bem isso.
No samba enredo vencedor: “Araçatuba brilha mais”, Malcolm Lima desenvolveu bem o tema, tornando-se uma música interessante. Então, nesse carnaval, queremos cantar o amor, a fraternidade, a compreensão, ou seja, os bons sentimentos.
Sabemos que enquanto o prefeito Cido Sério (PT) quer projetar positivamente Araçatuba no cenário paulista e nacional, há gente que se preocupa em fazer o contrário. Faz tudo para que nada dê certo para atrasar o desenvolvimento do município, aves de mau agouro, e há algumas de bico grande.
O candidato Saco, por exemplo, que participa sempre, mas não entra nunca, andou divulgando resultado de licitação da duplicação da Eliezer Montenegro Magalhães antecipadamente. Denúncia de parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O candidato Saco quis dar uma de gostosão e quase ferra Araçatuba.
Nós, da administração municipal, torcemos para que a obra da Eliezer continuasse, porque a sua paralisação seria um atraso para Araçatuba. Ninguém saiu por aí, instrumentalizando a Justiça, para que não se desse continuidade à obra. Afinal, quando a presidenta Dilma Rousseff (PT) e o governador Geraldo Alckmin (PSDB) estiveram em Araçatuba (setembro de 2011), duplicar tal rodovia fazia parte do acordo para a instalação do estaleiro. Embargar a obra seria dar um tiro no próprio pé.
Isso não aconteceu no ninho opositor, que festejou o aniversário do candidato Saco com mais alegria quando soube da liminar para que impeça o leilão da concessão do Departamento de Água e Esgoto. Basta ver a coluna Periscópio, Folha da Região, de 8/2/2012. As aves de rapina fazem questão de atrapalhar Araçatuba para que o seu progresso seja impedido e elas possam enriquecer-se ainda mais. Até a Sabesp do governo tucano de São Paulo está tentando atrapalhar o progresso de nosso município.
Não mudar o modelo de gestão do DAEA é impedir o desenvolvimento de Araçatuba, que precisa de mais água para o seu parque industrial e para a sua expansão imobiliária. A rede de água e esgoto de Araçatuba, a parte mais antiga, está podre, precisando ser substituída. Exemplo disso foi o rompimento da rede quando se dava o recapeamento da avenida Brasília.
A gestão atual do DAEA é superavitária, mas não o suficiente para acumular capital para investimento de R$ 200 milhões já. Se a água distribuída pela autarquia for de boa qualidade, qual é o problema de ela for fornecido por uma empresa particular? Há gente pensando pouco no desenvolvimento de Araçatuba.
Apesar de tanta contrariedade, o prefeito Cido Sério (PT) consegue encontrar forças e põe Araçatuba entre as 73 cidades que têm condições de receber seleções olímpicas para treinamentos em 2016. Com certeza, os araçatubenses saberão reconhecer quem ama a cidade, porque uma cidade amada, cercada de amor tem mais chances de ser bem-sucedida.
Com certeza, os otimistas têm muito mais chance de vencer; os que torcem contra Araçatuba serão derrotados pelo próprio veneno.
*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Atualmente é secretário municipal de Cultura de Araçatuba
Ouça: Araçatuba brilha mais, de Malcolm Lima
Ouça: Araçatuba brilha mais, de Malcolm Lima
Comentários
Postar um comentário