Pular para o conteúdo principal

Araçatuba é notícia boa - Hélio Consolaro*

O prefeito Cido Sério (PT) admira muito o amigo Magno Martins, compositor araçatubense que mora atualmente em São Paulo. Quando ainda residia em Araçatuba, Magno fez uma bela canção, “Luzes de Araçatuba”, preferida do prefeito.


Daí surgiu o tema do carnaval de 2012: “Cuidar das pessoas, porque elas são as luzes de Araçatuba”. Todos nasceram para brilhar, cantou o poeta. Como a atual administração é essencialmente humanista, tem como meta dar oportunidades a todos, então, cuidar das pessoas resume bem isso.

No samba enredo vencedor: “Araçatuba brilha mais”, Malcolm Lima desenvolveu bem o tema, tornando-se uma música interessante. Então, nesse carnaval, queremos cantar o amor, a fraternidade, a compreensão, ou seja, os bons sentimentos.

Sabemos que enquanto o prefeito Cido Sério (PT) quer projetar positivamente Araçatuba no cenário paulista e nacional, há gente que se preocupa em fazer o contrário. Faz tudo para que nada dê certo para atrasar o desenvolvimento do município, aves de mau agouro, e há algumas de bico grande.

O candidato Saco, por exemplo, que participa sempre, mas não entra nunca, andou divulgando resultado de licitação da duplicação da Eliezer Montenegro Magalhães antecipadamente. Denúncia de parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O candidato Saco quis dar uma de gostosão e quase ferra Araçatuba.
Nós, da administração municipal, torcemos para que a obra da Eliezer continuasse, porque a sua paralisação seria um atraso para Araçatuba. Ninguém saiu por aí, instrumentalizando a Justiça, para que não se desse continuidade à obra. Afinal, quando a presidenta Dilma Rousseff (PT) e o governador Geraldo Alckmin (PSDB) estiveram em Araçatuba (setembro de 2011), duplicar tal rodovia fazia parte do acordo para a instalação do estaleiro. Embargar a obra seria dar um tiro no próprio pé.

Isso não aconteceu no ninho opositor, que festejou o aniversário do candidato Saco com mais alegria quando soube da liminar para que impeça o leilão da concessão do Departamento de Água e Esgoto. Basta ver a coluna Periscópio, Folha da Região, de 8/2/2012. As aves de rapina fazem questão de atrapalhar Araçatuba para que o seu progresso seja impedido e elas possam enriquecer-se ainda mais. Até a Sabesp do governo tucano de São Paulo está tentando atrapalhar o progresso de nosso município.

Não mudar o modelo de gestão do DAEA é impedir o desenvolvimento de Araçatuba, que precisa de mais água para o seu parque industrial e para a sua expansão imobiliária. A rede de água e esgoto de Araçatuba, a parte mais antiga, está podre, precisando ser substituída. Exemplo disso foi o rompimento da rede quando se dava o recapeamento da avenida Brasília.

A gestão atual do DAEA é superavitária, mas não o suficiente para acumular capital para investimento de R$ 200 milhões já. Se a água distribuída pela autarquia for de boa qualidade, qual é o problema de ela for fornecido por uma empresa particular? Há gente pensando pouco no desenvolvimento de Araçatuba.

Apesar de tanta contrariedade, o prefeito Cido Sério (PT) consegue encontrar forças e põe Araçatuba entre as 73 cidades que têm condições de receber seleções olímpicas para treinamentos em 2016. Com certeza, os araçatubenses saberão reconhecer quem ama a cidade, porque uma cidade amada, cercada de amor tem mais chances de ser bem-sucedida.

Com certeza, os otimistas têm muito mais chance de vencer; os que torcem contra Araçatuba serão derrotados pelo próprio veneno.

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Atualmente é secretário municipal de Cultura de Araçatuba

Ouça: Araçatuba brilha mais, de Malcolm Lima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta das Centrais Sindicais ao Presidente Bolsonaro

“EXMO. SR. JAIR MESSIAS BOLSONARO MD. PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL BRASÍLIA – DF Senhor Presidente, As Centrais Sindicais que firmam a presente vem, respeitosamente, apresentar-se à Vossa Excelência com a disposição de construir um diálogo em benefício dos trabalhadores e do povo brasileiro. Neste diálogo representamos os trabalhadores, penalizados pelo desemprego que atinge cerca de 12,4 milhões de pessoas, 11,7% da população economicamente ativa (IBGE/PNAD, novembro de 2018) e pelo aumento da informalidade e consequente precarização do trabalho. Temos assistido ao desmonte de direitos historicamente conquistados, sendo as maiores expressões desse desmonte a reforma trabalhista de 2017, os intentos de reduzir direitos à aposentadoria decente e outros benefícios previdenciários, o congelamento da política de valorização do salário mínimo e os ataques à organização sindical, as maiores expressões deste desmonte. Preocupa-nos sobremaneira o destino da pol

19 Exemplos de publicidade social que nos fazem pensar em problemas urgentes - POR: INCRÍVEL.CLUB

Criadores de propagandas de cunho social têm um grande desafio: as pessoas precisam não apenas notar a mensagem, mas também lembrar dela. Você deve admitir que, mesmo passados vários anos, não consegue tirar da cabeça algumas peças publicitárias desse tipo, que fizeram com que passasse a enxergar determinadas situações sob uma outra ótica. Se antes as propagandas sociais abordavam tmas como a poluição do meio ambiente com plástico e o aquecimento global, hoje existem campanhas sobre os perigos do sedentarismo, os riscos que o tabagismo representa aos animais em decorrência do aumento de incêndios florestais e até sobre a importância das férias para a saúde humana. São, portanto, peças que abordam problemas atuais e familiares para muita gente. Neste post, o  Incrível.club  mostra a você o que de melhor foi criado recentemente no campo das propagandas de cunho social. Fumar não é prejudicial apenas à sua saúde, mas também aos animais que vivem em áreas que sofrem com incênd

Empresas impõem regras para jornalistas

REDE SOCIAIS Por Natalia Mazotte em 24/5/2011 Reproduzido do Jornalismo nas Américas http://knightcenter.utexas.edu/pt-br/ , 19/5/2011, título original: "Site de notícias brasileiro adota regras para o uso das redes sociais por jornalistas"; intertítulo do OI Seguindo a tendência de veículos internacionais , o site de notícias UOL divulgou aos seus jornalistas normas para o uso de redes sociais , de acordo com o blog Liberdade Digital. As recomendações se assemelham às já adotadas por empresas de notícias como Bloomberg , Washington Post e Reuters : os jornalistas devem evitar manifestações partidárias e políticas, antecipar reportagens ainda não publicadas ou divulgar bastidores da redação e emitir juízos que comprometam a independência ou prejudiquem a imagem do site. Segundo um repórter do UOL, os jornalistas estão tuitando menos desde que as diretrizes foram divulgadas . "As pessoas estão tuitando bem menos. Alguns cogitam deletar seus p