ARAÇATUBA É LOCAL DE TREINAMENTO PARA OLIMPÍADA - SITE DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BASKETBALL - 08/02/2011
A cidade de Araçatuba foi escolhida pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™ para ser um dos locais de treinamentos pré-jogos da olimpíada. A cidade foi uma das 73 do país a ser considerada apta, e teve dois equipamentos selecionados (de 172 instalações esportivas de todo o Brasil): os ginásios Plácido Rocha e Álvaro Giordano (Vavá).
O anúncio foi feito durante coletiva realizada na terça-feira (07 de fevereiro), no Ginásio Vavá, durante o treino das atletas do Basquete Clube. O prefeito Cido Sério, acompanhado da secretária Cláudia Crepaldi (Esportes, Lazer e Recreação) e do secretário Carlos Nova (Turismo), falou sobre o processo de escolha. "Diversos fatores colaboraram para este resultado, como infraestrutura urbana, a qualidade dos ginásios, rede hoteleira, hospitalar e gastronômica", destacou o prefeito. "Isso é importante para nossa cidade, pois agora seremos apresentados a todos os países que participarão das Olimpíadas de Londres", disse Cido Sério.
As instalações serão apresentadas a todos os Comitês Olímpicos Nacionais (CONs) e Comitês Paralímpicos Nacionais (CPNs) por meio de um guia online, que será lançado durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Londres 2012. A lista completa das instalações está disponível em:
Em Araçatuba, os dois ginásios esportivos selecionados passaram recentemente por amplas reformas. O Plácido Rocha foi o primeiro a ser readequado, por meio de parceria com a iniciativa privada. Logo depois, foi a vez do Vavá, em convênio entre a Prefeitura e o Ministério do Esporte. Coincidência ou não, na oportunidade o prefeito Cido Sério disse que “as reformas vão deixar Araçatuba em condições de receber qualquer tipo de modalidade, além de possibilitar que sejamos um polo do esporte olímpico”.
Em entrevista coletiva realizada hoje no ginásio Vavá, o prefeito comemorou muito a escolha. "Araçatuba não foi selecionada à tôa, em meio a mais de 5,5 mil cidades do Brasil. Nós fizemos a lição de casa, demonstrando ao Comitê Olímpico que estamos estruturados para receber uma delegação internacional. Essa escolha vem somar-se aos prêmios e às referências do município em várias áreas, como assistência social, educação, meio ambiente e desenvolvimento. E isso tudo mostra a força de Araçatuba", disse Cido Sério. A secretária municipal de Esporte, Lazer e Reacreação, Cláudia Crepaldi, e o secretário municipal de Turismo, Carlos Nova, também participaram da coletiva.
CADASTRAMENTO E SELEÇÃO
O Processo para Cadastramento e Seleção de Locais de Treinamento Pré-Jogos durou 12 meses e teve etapas e critérios extensivamente divulgados pelo Rio 2016™. Seu objetivo foi identificar instalações em todo o país que atendessem aos requisitos técnicos e recomendações das Federações Esportivas Internacionais para que os Comitês Olímpicos e Paralímpicos Nacionais possam trazer seus atletas para o Brasil antes dos Jogos, visando à concentração e ao aperfeiçoamento do treinamento e a sua aclimatação às condições locais.
A identificação desses locais é uma solicitação do Comitê Olímpico Internacional e do Comitê Paralímpico Internacional ao país-sede dos Jogos. Uma vez identificadas, caberá a cada instalação negociar diretamente com os CONs e CPNs os termos de utilização de seus equipamentos pelas delegações estrangeiras.
“É com satisfação que podemos dizer que o cumprimento dessa solicitação trará benefícios para todo o Brasil. Receber delegações Olímpicas e Paralímpicas dissemina a experiência dos Jogos para além do Rio e movimenta as cidades social e economicamente. Essas cidades podem passar a atuar como polo de desenvolvimento esportivo em seu estado ou região. É também uma oportunidade de divulgação e promoção nacional e internacional do potencial esportivo e turístico dos municípios”, disse o presidente do Rio 2016™, Carlos Arthur Nuzman.
PARQUE ESPORTIVO NACIONAL
“Este projeto é fundamental para o legado esportivo dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™, pois vai estimular a renovação do parque esportivo nacional, público e privado, por meio da construção ou reforma de instalações. Não há limite de locais a serem apresentados e nosso objetivo é incluir todos aqueles que consigam atender aos requerimentos da Federações Internacionais”, explicou o diretor de Esportes do Rio 2016™, Agberto Guimarães.
Instituições esportivas municipais, estaduais e federais, instituições de ensino públicas e privadas, instituições militares, clubes esportivos particulares, empresas do ramo esportivo e outros proprietários de instalações foram estimulados a participar do processo. No fim, foram selecionadas 98 instalações públicas (sendo 64 municipais, 19 estaduais e 15 federais) e 74 de propriedade privada.
Patrocinadora Oficial: Eletrobras
Patrocinador: Bradesco
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Agência Oficial: Brunoro Sport Business (BSB)
Apoio: Ministério dos Esportes e Projeto de Incentivo
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)
Comentários
Postar um comentário