Pular para o conteúdo principal

ARAÇATUBA É LOCAL DE TREINAMENTO PARA OLIMPÍADA - SITE DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BASKETBALL - 08/02/2011

A cidade de Araçatuba foi escolhida pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™ para ser um dos locais de treinamentos pré-jogos da olimpíada. A cidade foi uma das 73 do país a ser considerada apta, e teve dois equipamentos selecionados (de 172 instalações esportivas de todo o Brasil): os ginásios Plácido Rocha e Álvaro Giordano (Vavá).
O anúncio foi feito durante coletiva realizada na terça-feira (07 de fevereiro), no Ginásio Vavá, durante o treino das atletas do Basquete Clube. O prefeito Cido Sério, acompanhado da secretária Cláudia Crepaldi (Esportes, Lazer e Recreação) e do secretário Carlos Nova (Turismo), falou sobre o processo de escolha. "Diversos fatores colaboraram para este resultado, como infraestrutura urbana, a qualidade dos ginásios, rede hoteleira, hospitalar e gastronômica", destacou o prefeito. "Isso é importante para nossa cidade, pois agora seremos apresentados a todos os países que participarão das Olimpíadas de Londres", disse Cido Sério.
As instalações serão apresentadas a todos os Comitês Olímpicos Nacionais (CONs) e Comitês Paralímpicos Nacionais (CPNs) por meio de um guia online, que será lançado durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Londres 2012. A lista completa das instalações está disponível em:
Em Araçatuba, os dois ginásios esportivos selecionados passaram recentemente por amplas reformas. O Plácido Rocha foi o primeiro a ser readequado, por meio de parceria com a iniciativa privada. Logo depois, foi a vez do Vavá, em convênio entre a Prefeitura e o Ministério do Esporte. Coincidência ou não, na oportunidade o prefeito Cido Sério disse que “as reformas vão deixar Araçatuba em condições de receber qualquer tipo de modalidade, além de possibilitar que sejamos um polo do esporte olímpico”.
Em entrevista coletiva realizada hoje no ginásio Vavá, o prefeito comemorou muito a escolha. "Araçatuba não foi selecionada à tôa, em meio a mais de 5,5 mil cidades do Brasil. Nós fizemos a lição de casa, demonstrando ao Comitê Olímpico que estamos estruturados para receber uma delegação internacional. Essa escolha vem somar-se aos prêmios e às referências do município em várias áreas, como assistência social, educação, meio ambiente e desenvolvimento. E isso tudo mostra a força de Araçatuba", disse Cido Sério. A secretária municipal de Esporte, Lazer e Reacreação, Cláudia Crepaldi, e o secretário municipal de Turismo, Carlos Nova, também participaram da coletiva.
CADASTRAMENTO E SELEÇÃO
O Processo para Cadastramento e Seleção de Locais de Treinamento Pré-Jogos durou 12 meses e teve etapas e critérios extensivamente divulgados pelo Rio 2016™. Seu objetivo foi identificar instalações em todo o país que atendessem aos requisitos técnicos e recomendações das Federações Esportivas Internacionais para que os Comitês Olímpicos e Paralímpicos Nacionais possam trazer seus atletas para o Brasil antes dos Jogos, visando à concentração e ao aperfeiçoamento do treinamento e a sua aclimatação às condições locais.
A identificação desses locais é uma solicitação do Comitê Olímpico Internacional e do Comitê Paralímpico Internacional ao país-sede dos Jogos. Uma vez identificadas, caberá a cada instalação negociar diretamente com os CONs e CPNs os termos de utilização de seus equipamentos pelas delegações estrangeiras.
“É com satisfação que podemos dizer que o cumprimento dessa solicitação trará benefícios para todo o Brasil. Receber delegações Olímpicas e Paralímpicas dissemina a experiência dos Jogos para além do Rio e movimenta as cidades social e economicamente. Essas cidades podem passar a atuar como polo de desenvolvimento esportivo em seu estado ou região. É também uma oportunidade de divulgação e promoção nacional e internacional do potencial esportivo e turístico dos municípios”, disse o presidente do Rio 2016™, Carlos Arthur Nuzman.
PARQUE ESPORTIVO NACIONAL

“Este projeto é fundamental para o legado esportivo dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™, pois vai estimular a renovação do parque esportivo nacional, público e privado, por meio da construção ou reforma de instalações. Não há limite de locais a serem apresentados e nosso objetivo é incluir todos aqueles que consigam atender aos requerimentos da Federações Internacionais”, explicou o diretor de Esportes do Rio 2016™, Agberto Guimarães.
Instituições esportivas municipais, estaduais e federais, instituições de ensino públicas e privadas, instituições militares, clubes esportivos particulares, empresas do ramo esportivo e outros proprietários de instalações foram estimulados a participar do processo. No fim, foram selecionadas 98 instalações públicas (sendo 64 municipais, 19 estaduais e 15 federais) e 74 de propriedade privada.
Patrocinadora Oficial: Eletrobras
Patrocinador: Bradesco
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Agência Oficial: Brunoro Sport Business (BSB)
Apoio: Ministério dos Esportes e Projeto de Incentivo
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta das Centrais Sindicais ao Presidente Bolsonaro

“EXMO. SR. JAIR MESSIAS BOLSONARO MD. PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL BRASÍLIA – DF Senhor Presidente, As Centrais Sindicais que firmam a presente vem, respeitosamente, apresentar-se à Vossa Excelência com a disposição de construir um diálogo em benefício dos trabalhadores e do povo brasileiro. Neste diálogo representamos os trabalhadores, penalizados pelo desemprego que atinge cerca de 12,4 milhões de pessoas, 11,7% da população economicamente ativa (IBGE/PNAD, novembro de 2018) e pelo aumento da informalidade e consequente precarização do trabalho. Temos assistido ao desmonte de direitos historicamente conquistados, sendo as maiores expressões desse desmonte a reforma trabalhista de 2017, os intentos de reduzir direitos à aposentadoria decente e outros benefícios previdenciários, o congelamento da política de valorização do salário mínimo e os ataques à organização sindical, as maiores expressões deste desmonte. Preocupa-nos sobremaneira o destino da pol...

19 Exemplos de publicidade social que nos fazem pensar em problemas urgentes - POR: INCRÍVEL.CLUB

Criadores de propagandas de cunho social têm um grande desafio: as pessoas precisam não apenas notar a mensagem, mas também lembrar dela. Você deve admitir que, mesmo passados vários anos, não consegue tirar da cabeça algumas peças publicitárias desse tipo, que fizeram com que passasse a enxergar determinadas situações sob uma outra ótica. Se antes as propagandas sociais abordavam tmas como a poluição do meio ambiente com plástico e o aquecimento global, hoje existem campanhas sobre os perigos do sedentarismo, os riscos que o tabagismo representa aos animais em decorrência do aumento de incêndios florestais e até sobre a importância das férias para a saúde humana. São, portanto, peças que abordam problemas atuais e familiares para muita gente. Neste post, o  Incrível.club  mostra a você o que de melhor foi criado recentemente no c...

Empresas impõem regras para jornalistas

REDE SOCIAIS Por Natalia Mazotte em 24/5/2011 Reproduzido do Jornalismo nas Américas http://knightcenter.utexas.edu/pt-br/ , 19/5/2011, título original: "Site de notícias brasileiro adota regras para o uso das redes sociais por jornalistas"; intertítulo do OI Seguindo a tendência de veículos internacionais , o site de notícias UOL divulgou aos seus jornalistas normas para o uso de redes sociais , de acordo com o blog Liberdade Digital. As recomendações se assemelham às já adotadas por empresas de notícias como Bloomberg , Washington Post e Reuters : os jornalistas devem evitar manifestações partidárias e políticas, antecipar reportagens ainda não publicadas ou divulgar bastidores da redação e emitir juízos que comprometam a independência ou prejudiquem a imagem do site. Segundo um repórter do UOL, os jornalistas estão tuitando menos desde que as diretrizes foram divulgadas . "As pessoas estão tuitando bem menos. Alguns cogitam deletar seus p...