Pular para o conteúdo principal

A tucanagem está desesperada - Blog do Zé Dirceu


Image
Responsável pela mais desastrada intervenção já promovida na cracolândia paulistana, considerada unanimemente como uma tragédia, a tucanagem paulista está desesperada, agora buscando responsáveis pelo caos que instalaram em São Paulo. Mas esta ação policial-repressiva desencadeada na área terminou se convertendo no centro do debate entre os quatro pré-prefeituráveis tucanos ontem. Um deles vinculou o PT à disseminação do crack na capital; outro acusou o governo de não prestar assistência do SUS aos dependentes químicos. Ora, culpar o PT é esquecer que José Serra deitou falação sobre o combate às drogas em suas campanhas eleitorais, mas seu governo, os anteriores tucanos, e agora este de Alckmin, nada fizeram com relação ao crack.
Responsável pela mais desastrada intervenção já promovida na cracolândia paulistana iniciada no dia 3 pp., considerada unanimemente como uma tragédia, a tucanagem paulista está desesperada, agora buscando responsáveis pelo caos que instalaram na região central de São Paulo, nos bairros da Luz e de Santa Ifigênia.

Esta atuação de agora, e mais a anterior do governo José Serra, mera repressão desencadeadas sem um trabalho preventivo, só estão disseminando, criando novas cracolândias por toda a capital. A ação policial-repressiva desencadeada na área terminou se convertendo no centro do debate entre os quatro pré-prefeituráveis tucanos realizado numa universidade da Zona Sul paulistana ontem.

Um deles vinculou o PT à disseminação do crack na capital; outro acusou o governo federal de não prestar assistência do Sistema Único de Saúde (SUS) aos dependentes químicos.


Quem governa o Estado há 30 anos?


Espera um pouco: quem é que governa o Estado a quase 20 anos? Ou há 30, se contado o 1º governo tucano de São Paulo, o de Franco Montoro eleito em 1982, quando eles ainda estavam todos no PMDB? Tem sentido e lógica culpar o PT quando governam o Estado de São Paulo desde 1983?

Sim, porque mesmo os governos Orestes Quércia (1987-1990) e Luiz Antônio Fleury Filho (1991-1994) hoje fazem parte do acervo tucano. Expoentes tucanos como o agora senador Aloysio Nunes Ferreira Filho (PSDB-SP) e Alberto Goldman foram braços direitos, vice-governadores tucanos, o primeiro de Fleury, o segundo de José Serra. Goldman, inclusive foi governador por oito meses, em 2010, quando José largou o governo para ser candidato e perder à presidência da República.

Quércia foi eleito pelo governo Montoro e, por sua vez, ao término de sua gestão elegeu Fleury governador. Vejam, há uma linhagem tucana se sucedendo no Estado há 30 anos.

Culpar o governo federal ou o da prefeita da capital Marta Suplicy (2001-2004) é esquecer que José Serra deitou falação sobre o combate às drogas em suas campanhas eleitorais - 2004 para prefeito, 2006 para governador, 2010 para presidente - mas seu governo, os anteriores tucanos, e agora este de Geraldo Alckmin (governador pela 3ª vez) nada fizeram nesses últimos 12 anos com relação ao crack.


José Serra falou da construção de centros que não construiu


José Serra, aliás, na campanha presidencial de 2010 tecia loas ao seu programa de construção de centros de ajuda a dependentes que, ainda no curso da disputa, descobriu-se que não existiam. Como não existem agora.

É uma das causas apontadas pelos especialistas para considerar um desastre a operação policial na cracolândia - exatamente porque não foi precedida de um trabalho de esclarecimento, prevenção, e construção de centros de apoio e tratamento aos dependentes.

Mesmo assim, os tucanos, autores do desastre, deixam claro que colocarão a questão no centro do debate eleitoral deste ano. É o que indica essa manifestação dos pré-prefeituráveis do PSDB, todos "japoneses" na definição do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, porque são todos parecidos, têm "traço" - ou pouco mais que isso - nas pesquisas eleitorais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Doutrina Monroe - Por: Marcos Benedito - 03/01/2026

Onde a Doutrina Monroe foi usada como instrumento de dominação A chamada Doutrina Monroe não surgiu por acaso, nem por boa vontade. Ela foi criada em 1823, quando os Estados Unidos ainda estavam se afirmando como nação, mas já pensavam como império em formação. O contexto era claro: países da América Latina estavam se libertando das coroas europeias, especialmente da Espanha e de Portugal, e as grandes potências do Velho Mundo observavam com interesse a possibilidade de retomar influência sobre essas regiões. Foi nesse cenário que os EUA se apresentaram como “protetores” do continente. O discurso oficial dizia que a Europa não deveria mais interferir nas Américas. Soava bonito, até necessário. Mas o objetivo real era outro: afastar os europeus para assumir o controle do território, da política e da economia do continente. Nascia ali a famosa frase: “A América para os americanos.” Só que nunca ficou claro quem eram esses “americanos”. Na prática, a doutrina estabeleceu que nenhum país d...

Madame Satã, o transformista visto como herói da contracultura e vilão pelo governo Bolsonaro - Daniel Salomão Roque De São Paulo para a BBC News Brasil 26 junho 2021

  bibliOTECA NACIONAL Legenda da foto, Manchete sobre a participação de João Francisco numa fuga penitenciária em 1955. O transformista nutria grande admiração por Carmen Miranda e procurava imitá-la sempre que possível Ao abaixar a cabeça, João Francisco dos Santos, então com 28 anos, viu duas poças se avolumarem no chão de seu quarto — de um lado, as gotas de sangue pingando através de um rasgo em sua sobrancelha direita; do outro, as lágrimas que lhe escorriam pelos cantos dos olhos. Não demorou muito para que ambos os fluidos se misturassem numa poça maior. "A minha pessoa estava feliz demais naquela noite. Eu devia ter desconfiado", recordaria quatro décadas depois, em depoimento ao escritor Sylvan Paezzo (1938-2000). "Já tinha apanhado tanto da danada da vida, que pensei ter chegado a minha boa hora. Aquela demagogia de que não há mal que sempre dure e que depois da tempestade vem a bonança." Corria o ano de 1928, e João Francisco acreditava ter realizado o so...

Roberto Carlos - Disco Louco Por Você 1961 - Completo) - Antonio Alves (Tony )

  Depois de muitos pedidos estou disponibilizando para todos vocês o Disco completo mais raro de Roberto Carlos de 1961 com excelente áudio e com duas faixas bônus "Cazone Per Te" e L' ultima Cosa " versão em Stereo de 1968 . Sobre esse Disco : Dois anos depois do lançamento do compacto simples "João e Maria/Fora do Tom" em 1959, Roberto Carlos estreava "Louco por Você", primeiro LP do cantor. O disco expressa a fase inicial da carreira de Roberto, fã da bossa nova e da música romântica. Boa parte das canções do álbum tem composição de Carlos Imperial. Sem sucesso comercial , dizem que vendeu apenas 512 copias ,Louco por Você" acabou renegado por Roberto até hoje e se tornou o segundo LP mais caro no Brasil. Lista das músicas 01- Não é Por Mim-Autores: (Carlos Imperial-Fernando Cesar) 02- Olhando Estrelas (Look For a Star)-(Look for a star) De Mark Antony(vs. Paulo Rogério) Bolero 03- Só Você-Autores: Edson Ribeiro e Renato Corte Real...