Pular para o conteúdo principal

Redação do jornal O Liberal Regional - Promotor manda arquivar representação de vereadora contra jornalista e secretários - Jornalista exerceu o sagrado e, quiçá eterno, direito de informação, diz membro do Ministério Público


Promotor manda arquivar representação de vereadora contra jornalista e secretários

CRÍTICA - Consolaro foi representado por criticar a vereadora

O promotor criminal de Araçatuba Francisco Carlos Britto promoveu o arquivamento da representação formulada pela vereadora Maria Tereza Assis Marques de Oliveira - Tieza (PSDB), contra os secretários municipais Hélio Consolaro (Cultura) e Evandro da Silva (Negócios Jurídicos) e editor-chefe de O LIBERAL REGIONAL, jornalista Antônio Crispim. A vereadora Tieza fez a representação por entender que os secretários e o jornalista teriam cometido crime contra sua honra. Como não visualizou qualquer crime, o promotor tomou a decisão do arquivamento. “...por falta de crime a perseguir, promovo o arquivamento deste expediente”, disse o promotor em sua decisão.
O CASO
No dia 6 de dezembro, dentro de suas atribuições, a vereadora Tieza apresentou requerimento solicitando informações sobre as despesas com evento evangélico no qual participaram várias bandas e foi lançado um CD. O evento gospel, realizado dia 2 de dezembro, fez parte das comemorações dos 103 anos da fundação de Araçatuba.
Em seu blog, no dia 7 de janeiro de 2012, o secretário Hélio Consolaro manifestou estranheza no fato da vereadora não perguntar o total das despesas também com evento da igreja Católica - Araçabênçãos, realizado no dia 10 de dezembro de 2011. Ao comentar o assunto no blog, o secretário disse que já havia encaminhado a resposta à Câmara. “Sei que a vereadora é católica, como também sou, mas não precisa ser tão facciosa. Pelo jeito que foi feito o requerimento pela vereadora, só gastos com evangélicos merecem investigação”, postou Consolaro. Diante disso, o secretário Evandro da Silva partiu para discussões nas redes sociais, ampliando o debate sobre o assunto, questionando a preocupação da vereadora apenas com o evento evangélico e ignorando o católico.
Na edição de O LIBERAL REGIONAL do dia 10 de janeiro, na coluna Olho Vivo (página A2), o jornalista Antônio Crispim, tomando o cuidado de preservar o nome da vereadora Tieza, fez comentário sobre a reação dos secretários em relação ao requerimento apresentado pela vereadora.
REPRESENTAÇÃO
Insatisfeita, a vereadora fez representação para o Ministério Público oferecer denúncia contra Hélio Consolaro e Antônio Crispim pela prática dos crimes de difamação e injúria (artigos 139 e 140 do Código Penal) e pelo crime de praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.
Na representação, a vereadora pedia que o Ministério Público determinasse a instauração de inquérito policial para apurar se o secretário Evandro da Silva teria cometido os mesmos crimes.
DECISÃO
Para promover o arquivamento, o promotor Francisco Carlos Britto cita que a o direito à crítica e à livre manifestação do pensamento estão garantidos pela Constituição.
“Assim sendo, após ler e reler detidamente o comentário e a nota objetos da representação em exame, não me pareceu, data vênia, que os representados Hélio Consolaro e Antônio Crispim, tenham afrontado ou sobrepujado a garantia constitucional acima mencionada, mesmo porque, à evidência, não agiram com animus diffamandi ou com animus injuriandi. O primeiro (Consolaro) agiu, sim, com animus consulendi, ou mais propriamente dito, com espírito de crítica. Já o segundo (Crispim), exerceu, sem nenhum excesso, o sagrado e, quiçá eterno, direito de informação.
“Nada mais fizeram estes dois representados, que exerceram, respectivamente, seus direitos de crítica e de informação, inerentes ao exercício da cidadania”, acrescenta o promotor em sua decisão.
Quanto ao pedido de instauração de inquérito policial para apurar possível crime cometido pelo secretário Evandro da Silva, o promotor afirma que a menção “partiu para a discussão nas redes sociais”, “não pode, obviamente, por si só, ensejar a requisição do inquérito policial contra tal pessoa”. Discutir, de acordo com o promotor, não significa, necessariamente, ofender objetiva ou subjetivamente a honra de alguém. Além disso, “o inquérito policial só pode ser instaurado quando se tem indícios suficientes de crime e fundadas suspeitas sobre a autoria”.
POSIÇÃO
“Os vereadores, homens (e mulheres) públicos que são, não raro convivem com elogios e aplausos. Porém, à crítica que é inerente ao sistema democrático, não podem furtar-se, pois a ela estão sujeitos todos os homens públicos.
“De outra parte, jornalista que se preza não deixa de cumprir, por motivo nenhum, a sua árdua, porém sublime missão de informar à população os atos dos agentes políticos, sobretudo os daqueles que a representam”, diz o promotor Francisco Carlos Britto em outro trecho de sua decisão de promover o arquivamento da representação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roberto Carlos - Disco Louco Por Você 1961 - Completo) - Antonio Alves (Tony )

  Depois de muitos pedidos estou disponibilizando para todos vocês o Disco completo mais raro de Roberto Carlos de 1961 com excelente áudio e com duas faixas bônus "Cazone Per Te" e L' ultima Cosa " versão em Stereo de 1968 . Sobre esse Disco : Dois anos depois do lançamento do compacto simples "João e Maria/Fora do Tom" em 1959, Roberto Carlos estreava "Louco por Você", primeiro LP do cantor. O disco expressa a fase inicial da carreira de Roberto, fã da bossa nova e da música romântica. Boa parte das canções do álbum tem composição de Carlos Imperial. Sem sucesso comercial , dizem que vendeu apenas 512 copias ,Louco por Você" acabou renegado por Roberto até hoje e se tornou o segundo LP mais caro no Brasil. Lista das músicas 01- Não é Por Mim-Autores: (Carlos Imperial-Fernando Cesar) 02- Olhando Estrelas (Look For a Star)-(Look for a star) De Mark Antony(vs. Paulo Rogério) Bolero 03- Só Você-Autores: Edson Ribeiro e Renato Corte Real...

Madame Satã, o transformista visto como herói da contracultura e vilão pelo governo Bolsonaro - Daniel Salomão Roque De São Paulo para a BBC News Brasil 26 junho 2021

  bibliOTECA NACIONAL Legenda da foto, Manchete sobre a participação de João Francisco numa fuga penitenciária em 1955. O transformista nutria grande admiração por Carmen Miranda e procurava imitá-la sempre que possível Ao abaixar a cabeça, João Francisco dos Santos, então com 28 anos, viu duas poças se avolumarem no chão de seu quarto — de um lado, as gotas de sangue pingando através de um rasgo em sua sobrancelha direita; do outro, as lágrimas que lhe escorriam pelos cantos dos olhos. Não demorou muito para que ambos os fluidos se misturassem numa poça maior. "A minha pessoa estava feliz demais naquela noite. Eu devia ter desconfiado", recordaria quatro décadas depois, em depoimento ao escritor Sylvan Paezzo (1938-2000). "Já tinha apanhado tanto da danada da vida, que pensei ter chegado a minha boa hora. Aquela demagogia de que não há mal que sempre dure e que depois da tempestade vem a bonança." Corria o ano de 1928, e João Francisco acreditava ter realizado o so...

A melhor lista dos 10 melhores filmes de todos os tempos? - POR: PRAGMATISMO POLÍTICO

Quais são os 10 melhores filmes de todos os tempos? Pergunte a qualquer pessoa, e dificilmente as escolhas serão as mesmas. Mas, se diferentes listas começam a repetir os mesmos itens, talvez isso signifique algo. A seguir, confira uma lista dos 'top10' com os filmes mais citados por críticos Melhores filmes (Imagem: Pragmatismo Político) Escolha um conhecido qualquer e pergunte: quais são os 10 melhores   filmes   de todos os tempos? Anote as respostas num papel, e faça a mesma pergunta para outra pessoa. Dificilmente as escolhas serão as mesmas. Mas, se diferentes listas começam a repetir os mesmos itens, talvez isso signifique algo. Esse é o raciocínio seguido pelo  Metacritic , site que reúne a opinião de críticos de cinema. O site computa e faz média das notas dadas por especialistas, fornecendo uma ideia geral se aquele filme é bem aceito, ou não, pela imprensa. De acordo com o site, a lista média dos críticos é bem eclética, com longas com mais de 70 ...