Pular para o conteúdo principal

PT promoverá debate sobre regulação da mídia

Por Caio Junqueira

Reproduzido do Valor Econômico
A executiva nacional do PT decidiu, ontem, que o partido promoverá no fim de novembro um seminário para discutir a regulação da mídia no país.
“A ideia é reunir diversos setores da sociedade, movimentos sociais, OAB, jornalistas. Queremos abrir a discussão sobre o tema”, afirmou o deputado André Vargas (PT-PR), secretário de comunicação da legenda, para quem não deve haver “medo da mídia desse debate. Confiamos que a mídia não vai interpretar errado esse seminário.”
Segundo ele, o partido também fará um levantamento no Congresso Nacional com todos os projetos que tramitam sobre o tema. “Queremos discutir propriedade cruzada, monopólio, direito de resposta, banda larga, convergência e financiamento de mídia.”
Vargas afirmou ainda que o foco não é pautar o governo sobre o assunto, mas a sociedade. “Mas o governo sabe que nada pode ser debatido no Congresso sem que antes haja uma discussão sobre ele”, declarou. Ele disse ainda esperar que “a mídia não vá interpretar errado” o seminário. “Ninguém aqui quer falar em controle de conteúdo”, concluiu.
No entanto, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, disse que a data escolhida para o seminário - fim de novembro - coincide com a primeira consulta pública que o governo federal deverá fazer sobre o novo marco regulatório ainda em elaboração pelo Ministério das Comunicações.
“Vamos dar seguimento a este debate dentro do partido”, disse.
Definição de candidaturas
A decisão da executiva é um desdobramento do Congresso nacional do partido realizado no início de setembro, quando os petistas aprovaram uma moção em que defendem a regulamentação do setor de comunicação no país.
Além deste assunto, a executiva também decidiu que não será aceita qualquer flexibilização no projeto de reforma política apresentado pelo deputado Henrique Fontana (PT-RS) na Câmara dos Deputados, no que se refere ao financiamento público das campanhas. Pela manhã, o deputado até chegou a apresentar outras ideias alternativas, com o objetivo de angariar apoio nos outros partidos. A cúpula do partido, contudo, vetou qualquer hipótese neste sentido. “O financiamento público é a alma da reforma política que o PT defende. Preferimos perder no voto a ver aprovadas outras formas de financiamento”, afirmou o vice-presidente do PT, deputado José Guimarães (CE).
Nesse sentido, Fontana saiu do encontro decidido a convencer as outras bancadas da Câmara a aprovar o modelo. “Vamos procurar os partidos. Queremos conversar com DEM, conversar com PMDB e sensibilizar o PMDB que o financiamento público é a mudança estrutural mais importante que a democracia brasileira precisa”, declarou.
Por outro lado, o voto em lista fechada, também defendido pelo partido, pode passar por alguma alteração com vistas a um acordo que viabilize seu relatório. “Algumas pessoas estão me sugerindo a análise do sistema belga, onde os partidos pré-ordenam uma lista e o eleitor vota na lista, na legenda ou em um deputado. Fica com um voto só.”
Sobre eleições, além do calendário interno da legenda para definições das candidaturas municipais e do anúncio de um grande evento partidário com todos os integrantes do partido em fevereiro, houve uma decisão com recado específico ao PT de Pernambuco: não há candidatos “natos” a prefeito na disputa eleitoral de 2012. Uma maneira de assegurar o deputado e ex-prefeito de Recife João Paulo no partido, tendo em vista suas divergências com o atual prefeito da capital pernambucana, João da Costa (PT), que quer disputar a reeleição.
“Aprovamos inclusive a inclusão do João Paulo na comissão eleitoral e reafirmamos, para não haver dúvidas, que quem define os candidatos são os encontros partidários ou as prévias. Isso vale tanto para quem está no governo e quer se reeleger como para quem não está no governo”, disse Falcão.
[Caio Junqueira é jornalista do Valor Econômico]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roberto Carlos - Disco Louco Por Você 1961 - Completo) - Antonio Alves (Tony )

  Depois de muitos pedidos estou disponibilizando para todos vocês o Disco completo mais raro de Roberto Carlos de 1961 com excelente áudio e com duas faixas bônus "Cazone Per Te" e L' ultima Cosa " versão em Stereo de 1968 . Sobre esse Disco : Dois anos depois do lançamento do compacto simples "João e Maria/Fora do Tom" em 1959, Roberto Carlos estreava "Louco por Você", primeiro LP do cantor. O disco expressa a fase inicial da carreira de Roberto, fã da bossa nova e da música romântica. Boa parte das canções do álbum tem composição de Carlos Imperial. Sem sucesso comercial , dizem que vendeu apenas 512 copias ,Louco por Você" acabou renegado por Roberto até hoje e se tornou o segundo LP mais caro no Brasil. Lista das músicas 01- Não é Por Mim-Autores: (Carlos Imperial-Fernando Cesar) 02- Olhando Estrelas (Look For a Star)-(Look for a star) De Mark Antony(vs. Paulo Rogério) Bolero 03- Só Você-Autores: Edson Ribeiro e Renato Corte Real...

Madame Satã, o transformista visto como herói da contracultura e vilão pelo governo Bolsonaro - Daniel Salomão Roque De São Paulo para a BBC News Brasil 26 junho 2021

  bibliOTECA NACIONAL Legenda da foto, Manchete sobre a participação de João Francisco numa fuga penitenciária em 1955. O transformista nutria grande admiração por Carmen Miranda e procurava imitá-la sempre que possível Ao abaixar a cabeça, João Francisco dos Santos, então com 28 anos, viu duas poças se avolumarem no chão de seu quarto — de um lado, as gotas de sangue pingando através de um rasgo em sua sobrancelha direita; do outro, as lágrimas que lhe escorriam pelos cantos dos olhos. Não demorou muito para que ambos os fluidos se misturassem numa poça maior. "A minha pessoa estava feliz demais naquela noite. Eu devia ter desconfiado", recordaria quatro décadas depois, em depoimento ao escritor Sylvan Paezzo (1938-2000). "Já tinha apanhado tanto da danada da vida, que pensei ter chegado a minha boa hora. Aquela demagogia de que não há mal que sempre dure e que depois da tempestade vem a bonança." Corria o ano de 1928, e João Francisco acreditava ter realizado o so...

A melhor lista dos 10 melhores filmes de todos os tempos? - POR: PRAGMATISMO POLÍTICO

Quais são os 10 melhores filmes de todos os tempos? Pergunte a qualquer pessoa, e dificilmente as escolhas serão as mesmas. Mas, se diferentes listas começam a repetir os mesmos itens, talvez isso signifique algo. A seguir, confira uma lista dos 'top10' com os filmes mais citados por críticos Melhores filmes (Imagem: Pragmatismo Político) Escolha um conhecido qualquer e pergunte: quais são os 10 melhores   filmes   de todos os tempos? Anote as respostas num papel, e faça a mesma pergunta para outra pessoa. Dificilmente as escolhas serão as mesmas. Mas, se diferentes listas começam a repetir os mesmos itens, talvez isso signifique algo. Esse é o raciocínio seguido pelo  Metacritic , site que reúne a opinião de críticos de cinema. O site computa e faz média das notas dadas por especialistas, fornecendo uma ideia geral se aquele filme é bem aceito, ou não, pela imprensa. De acordo com o site, a lista média dos críticos é bem eclética, com longas com mais de 70 ...