Projeto aprovado ontem dia 20 no Senado, passou pela Câmara e agora segue para sanção da presidenta Dilma Rousseff .
Por Monica Aguiar
O Senado Federal aprovou ontem dia 20, o projeto que institui o dia 20 de Novembro - Dia da Consciência Negra como feriado nacional. Sendo sancionado pela Presidenta Dilma, será o primeiro feriado do país conquistado através da luta do Movimento Negro Brasileiro e social.
O dia 20 de Novembro é Dia de Luta da Consciência Negra, surgiu na segunda metade dos anos 70, dentro de um conjunto de revendicações elaborada pela militância negra , tendo como tema principal as Reparações.
O 20 de Novembro é o dia que também homenageia Zumbi, símbolo da resistência , no Brasil, morto em uma emboscada, no ano de 1695, após sucessivos ataques ao Quilombo de Palmares, em Alagoas.
Desde 1995, Zumbi faz parte do panteão de Herois da Pátria.

Com este processo de denúncias das desigualdades pelo movimento negro brasileiro crescer anualmente sendo um número cada vez maior, significativo e representativo, de entidades da sociedade civil que se juntam no combate ao racismo , a toda as formas de discriminações ao preconceito e contra a intolerrância religiosa.
* Projeto Original
O projeto original que institui o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (PLS 520/03), de autoria da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), previa apenas a data, mas não o feriado. Na justificação da matéria, Serys argumenta que sua proposta visa criar uma oportunidade para a reflexão sobre o preconceito ainda existente na sociedade brasileira.
Aprovado pelo Senado, o texto foi enviado à Câmara dos Deputados e apensado a outra proposta (PLS 302/2004), que propunha o dia 20 de novembro como feriado nacional.

Uma vez sancionado, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra será o nono feriado nacional, juntamente com as seguintes datas: 1º de janeiro (Confraternização Universal), 21 de abril (Tiradentes), 1º de maio (Dia do Trabalho), 7 de setembro (Independência do Brasil), 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida), 2 de novembro (Finados), 15 de novembro (Proclamação da República) e 25 de dezembro (Natal).
Fonte : Portal do Senado
Comentários
Postar um comentário