Pular para o conteúdo principal

A TOTAL DISCREPÂNCIA NA INFORMAÇÃO

O fato de ser um blog e não uma redação de jornal, nos traz uma certa tranquilidade e muita liberdade em nossas escolhas.

Por este motivo, estamos resgatando este assunto, para definitivamente comprovar o quanto uma matéria jornalística pode ser manipulada e distorcida, dependendo dos interesses daqueles  que a publicam.

Vejam as considerações feitas pelo site mídia mundo, acessem também os comentários e entendam o ponto de vista daqueles que defendem uma imprensa pautada pela verdade e a outra imprensa preocupada em construir factóides.

Para entendermos melhor, vamos regatar aquilo que foi publicado em abril de 2011 na Folha da Região, com o resultado da enquete divulgado no sábado passado (27/08/2011).

Vejamos também o texto produzido pelo site Mídia Mundo:  

Domingo, 17 de abril de 2011


Manipulação ingênua da informação


Impressionante a ocasião perdida pela Folha da Região (Araçatuba, SP), parece até uma decisão empresarial.

Durante um mês os repórteres do jornal fizeram um porta a porta entrevistando mil moradores. Pediam uma nota de 1 a 10 para o prefeito Cido Sério.

Nada menos que 57,4% deram nota 1 e 10,8% nota 2. Ou seja, 2 de cada 3 moradores da cidade não suportam Cido.

Mas a capa do jornal mostra outra coisa. No visual a primeira informação é que 12 pessoas deram nota 10.

Trata-se de um estelionato informativo. A reportagem da Folha fez seu trabalho, possivelmente a direção decretou uma intervenção.

Que pena. O leitor, para variar, perdeu.

Veja também no Blog do Consa:

http://blogdoconsa.blogspot.com/2011/08/folha-da-regiao-e-as-pesquisas.html

VEJA A MATÉRIA DA FOLHA DA REGIÃO DE CINCO MÊSES ATRÁS:

Cido Sério vence enquete da Folha com diferença apertada sobre Dilador
José Marcos Taveira 
Sábado - 27/08/2011
Assim como na eleição municipal de 2008, quando venceu com menos de 1% dos votos, o prefeito Cido Sério (PT) superou mais uma vez o empresário Dilador Borges (PSDB) e também o derrotou na enquete realizada pela Folha da Região para verificar com o internauta qual seria seu candidato para a Prefeitura de Araçatuba em 2012. Desde que a sondagem entrou no ar, no domingo da semana passada, os dois vinham se revezando na liderança.

Neste sábado, Dilador passou parte do dia à frente, sendo superado apenas nas duas últimas horas. Dos 32.564 computados, um recorde entre enquetes do jornal, Cido conseguiu 41,49%, ou 13.512 votos. Dilador teve 39,96%, ou 13.013.

Em terceiro lugar, Marilene Magri Marques (sem partido) conseguiu 11,99% dos votos (3.905). Durante a semana, a posição chegou a ser conquistada por José Avelino Pereira, o Chinelo (PSB), que terminou em quarto lugar, com 2,72% (887).

Já a mobilização em torno do nome de Domingos Andorfato (DEM) foi a menor. Ele teve 2,26% (736), superando apenas a opção "Nenhum", que recebeu 1,57% (511).

A enquete é apenas uma sondagem e não pode ser considerada pesquisa eleitoral. Como é realizada pela internet, qualquer pessoa com acesso a um computador, em qualquer parte do Planeta, pode opinar.

BLOQUEIO
Durante o período em que a enquete ficou no ar, a equipe de tecnologia do jornal descobriu apenas uma tentativa de burlar os resultados em favor de um dos candidatos. O episódio ocorreu na tarde de quarta-feira. Cerca de quatro mil tentativas vieram de um IP (número de protocolo na internet) de Araçatuba, que foi automaticamente bloqueado pelo sistema, impedindo que conseguisse acessar inclusive o portal.

NOVA ENQUETE
Agora, a Folha inicia uma nova enquete com os mesmos possíveis candidatos. A ideia desta vez é descobrir o índice de rejeição. O internauta pode responder até 17h do próximo sábado à seguinte pergunta: "Em quem você não votaria para prefeito de Araçatuba se a eleição fosse hoje?"




 





<><><><><><><><><><> <><><><><><><><><><> <><><><><><><><><><> <><><><><><><><><><> <><><><><><><><><><>

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta das Centrais Sindicais ao Presidente Bolsonaro

“EXMO. SR. JAIR MESSIAS BOLSONARO MD. PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL BRASÍLIA – DF Senhor Presidente, As Centrais Sindicais que firmam a presente vem, respeitosamente, apresentar-se à Vossa Excelência com a disposição de construir um diálogo em benefício dos trabalhadores e do povo brasileiro. Neste diálogo representamos os trabalhadores, penalizados pelo desemprego que atinge cerca de 12,4 milhões de pessoas, 11,7% da população economicamente ativa (IBGE/PNAD, novembro de 2018) e pelo aumento da informalidade e consequente precarização do trabalho. Temos assistido ao desmonte de direitos historicamente conquistados, sendo as maiores expressões desse desmonte a reforma trabalhista de 2017, os intentos de reduzir direitos à aposentadoria decente e outros benefícios previdenciários, o congelamento da política de valorização do salário mínimo e os ataques à organização sindical, as maiores expressões deste desmonte. Preocupa-nos sobremaneira o destino da pol...

19 Exemplos de publicidade social que nos fazem pensar em problemas urgentes - POR: INCRÍVEL.CLUB

Criadores de propagandas de cunho social têm um grande desafio: as pessoas precisam não apenas notar a mensagem, mas também lembrar dela. Você deve admitir que, mesmo passados vários anos, não consegue tirar da cabeça algumas peças publicitárias desse tipo, que fizeram com que passasse a enxergar determinadas situações sob uma outra ótica. Se antes as propagandas sociais abordavam tmas como a poluição do meio ambiente com plástico e o aquecimento global, hoje existem campanhas sobre os perigos do sedentarismo, os riscos que o tabagismo representa aos animais em decorrência do aumento de incêndios florestais e até sobre a importância das férias para a saúde humana. São, portanto, peças que abordam problemas atuais e familiares para muita gente. Neste post, o  Incrível.club  mostra a você o que de melhor foi criado recentemente no c...

Empresas impõem regras para jornalistas

REDE SOCIAIS Por Natalia Mazotte em 24/5/2011 Reproduzido do Jornalismo nas Américas http://knightcenter.utexas.edu/pt-br/ , 19/5/2011, título original: "Site de notícias brasileiro adota regras para o uso das redes sociais por jornalistas"; intertítulo do OI Seguindo a tendência de veículos internacionais , o site de notícias UOL divulgou aos seus jornalistas normas para o uso de redes sociais , de acordo com o blog Liberdade Digital. As recomendações se assemelham às já adotadas por empresas de notícias como Bloomberg , Washington Post e Reuters : os jornalistas devem evitar manifestações partidárias e políticas, antecipar reportagens ainda não publicadas ou divulgar bastidores da redação e emitir juízos que comprometam a independência ou prejudiquem a imagem do site. Segundo um repórter do UOL, os jornalistas estão tuitando menos desde que as diretrizes foram divulgadas . "As pessoas estão tuitando bem menos. Alguns cogitam deletar seus p...