Pular para o conteúdo principal

Regulamentação da mídia não é, nunca foi, nem será censura à imprensa - Blog do Zé Dirceu

     
Publicado em 16-Set-2011

Image
Rui Falcão
Tomara que se confirme a previsão do presidente nacional do meu partido, deputado Rui Falcão (SP). Também torço para que o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, apresente até o fim deste ano sua versão do projeto de regulação da mídia, iniciado no governo Lula por seu ministro da Comunicação Social, jornalista Franklin Martins.

Em seu 4º Congresso recém concluído, o PT aprovou proposta para regulamentação da mídia eletrônica e democratização dos meios de comunicação. Rui fez a previsão - ele coloca mais como uma torcida, uma expectativa - ao falar no Fórum Nacional, organizado pelo ex-ministro do Planejamento, João Paulo dos Reis Velloso, no Rio.

Participantes do encontro ponderaram ao Rui que o ministro Paulo Bernardo já se declarou contrário a qualquer proposta que possa ser vista como tentativa de censura à imprensa. "Não é controle da mídia. É regulamentação da mídia eletrônica e democratização dos meios de comunicação. Sem censura, sem controle de conteúdo, sem interferência na liberdade de expressão e na liberdade de imprensa", respondeu Rui, que é jornalista.


A proposta do PT é que a questão seja debatida no Congresso


"O que nós temos dito - prosseguiu Rui - é que achamos importante, nessa era de convergência de mídias, que o Brasil, mantida a mais ampla liberdade de expressão e pensamento, regulamente os itens da Constituição que tratam do assunto. O Congresso Nacional será o espaço para que cada partido manifeste suas opiniões e cada um tem direito de ter a opinião que achar mais apropriada."

Sobre a possibilidade de encaminhamento da proposta ainda até o fim deste ano, Rui afirmou: "Após a revisão, (o ministro das Comunicações) vai submetê-la à consulta pública e, concluída esta, enviar o projeto para o Congresso. Há várias questões para serem debatidas. O PT quer fazer essa discussão com muita clareza com a sociedade e com os próprios detentores de serviços públicos". Isto porque as emissoras de rádio e TV são concessões públicas.

Sinto, Rui, mas apesar dos barões da mídia entenderem e estarem cansados de saber que não se propõe, nem se quer, nem se trata de censura à mídia, você vai ter de repetir muito ainda esse discurso. Você e todos nós do PT. Eles sabem que não tem nada a ver com censura, que não se trata de regulamentação de conteúdo. Seria inconstitucional, nossa Carta Magna de 1988, em vigor, garante a liberdade de expressão.


Julgam-se intocáveis


Mas, os barões da mídia julgam-se intocáveis. Ao contrário do que ocorre nos demais países democráticos, todos com normas a serem seguidas pela imprensa, aqui eles não têm nenhuma regulamentação na área. Desobedecem a Constituição em direitos elementares por ela assegurados como a presunção da inocência e o direito de resposta, mas não querem nem aceitam qualquer legislação que venha corrigir essa situação.

Vão continuar por muito tempo, é tática deles, não aceitando e, como estratégia, passando à opinião pública que qualquer proposta de regulamentação que se faça é censura à imprensa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta das Centrais Sindicais ao Presidente Bolsonaro

“EXMO. SR. JAIR MESSIAS BOLSONARO MD. PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL BRASÍLIA – DF Senhor Presidente, As Centrais Sindicais que firmam a presente vem, respeitosamente, apresentar-se à Vossa Excelência com a disposição de construir um diálogo em benefício dos trabalhadores e do povo brasileiro. Neste diálogo representamos os trabalhadores, penalizados pelo desemprego que atinge cerca de 12,4 milhões de pessoas, 11,7% da população economicamente ativa (IBGE/PNAD, novembro de 2018) e pelo aumento da informalidade e consequente precarização do trabalho. Temos assistido ao desmonte de direitos historicamente conquistados, sendo as maiores expressões desse desmonte a reforma trabalhista de 2017, os intentos de reduzir direitos à aposentadoria decente e outros benefícios previdenciários, o congelamento da política de valorização do salário mínimo e os ataques à organização sindical, as maiores expressões deste desmonte. Preocupa-nos sobremaneira o destino da pol

19 Exemplos de publicidade social que nos fazem pensar em problemas urgentes - POR: INCRÍVEL.CLUB

Criadores de propagandas de cunho social têm um grande desafio: as pessoas precisam não apenas notar a mensagem, mas também lembrar dela. Você deve admitir que, mesmo passados vários anos, não consegue tirar da cabeça algumas peças publicitárias desse tipo, que fizeram com que passasse a enxergar determinadas situações sob uma outra ótica. Se antes as propagandas sociais abordavam tmas como a poluição do meio ambiente com plástico e o aquecimento global, hoje existem campanhas sobre os perigos do sedentarismo, os riscos que o tabagismo representa aos animais em decorrência do aumento de incêndios florestais e até sobre a importância das férias para a saúde humana. São, portanto, peças que abordam problemas atuais e familiares para muita gente. Neste post, o  Incrível.club  mostra a você o que de melhor foi criado recentemente no campo das propagandas de cunho social. Fumar não é prejudicial apenas à sua saúde, mas também aos animais que vivem em áreas que sofrem com incênd

Empresas impõem regras para jornalistas

REDE SOCIAIS Por Natalia Mazotte em 24/5/2011 Reproduzido do Jornalismo nas Américas http://knightcenter.utexas.edu/pt-br/ , 19/5/2011, título original: "Site de notícias brasileiro adota regras para o uso das redes sociais por jornalistas"; intertítulo do OI Seguindo a tendência de veículos internacionais , o site de notícias UOL divulgou aos seus jornalistas normas para o uso de redes sociais , de acordo com o blog Liberdade Digital. As recomendações se assemelham às já adotadas por empresas de notícias como Bloomberg , Washington Post e Reuters : os jornalistas devem evitar manifestações partidárias e políticas, antecipar reportagens ainda não publicadas ou divulgar bastidores da redação e emitir juízos que comprometam a independência ou prejudiquem a imagem do site. Segundo um repórter do UOL, os jornalistas estão tuitando menos desde que as diretrizes foram divulgadas . "As pessoas estão tuitando bem menos. Alguns cogitam deletar seus p