Hélio Consolaro*
Presidenta Dilma e prefeito Cido Sério - Araçatuba - SP
Araçatuba esteve em festa no dia 13 de setembro, pois a presidenta Dilma Rousseff (PT) visitou-nos para anunciar boas novas para o município: dar início às obras do estaleiro do etanol. Pela apresentação do coral da Escola Municipal José Machado Neto, ela percebeu que a periferia da cidade tem lugar especial na atual administração. A vinda da presidenta é uma demonstração de prestígio do prefeito Cido Sério (PT) no governo federal.
Como assunto subsequente, fica a pergunta: para que serve deputado? Já que Araçatuba não elegeu ninguém. Aliás, em Araçatuba, há um suplente que quer cantar de galo. Como? Se não tem nem poleiro? O deputado menos votado do estado também é suplente.
Podemos e devemos eleger deputados, mas com discursos mais amplos, comprometidos com lutas mais gerais. Tenho um pouco de medo do voto distrital por causa do risco de elegermos gente com visão tacanha, olhando apenas para o seu curral eleitoral, localizado. Um vereador crescido.
Araçatuba já teve vários deputados, tanto em Brasília como em São Paulo, mas o municípoio não saiu da mesmice. Contentavam-se com quireras, servindo apenas suas bases eleitorais.
O que ajudou o prefeito Cido Sério (PT) na captação de recursos para a construção do estaleiro foi a sua articulação e conhecimento na esfera federal. Ele é um homem do interior paulista que é articulado em Brasília, tem um secretário-executivo de ministério em Brasília (Previdência Social), o araçatubense Carlos Eduardo Gabas (PT). Que prefeito do interior paulista tem esse poder de fogo?
Cido Sério (PT) tem origem humilde, mas não é um prefeito capiau, que geralmente é eleito sem conhecer o mundo político. Cido Sério (PT) faz política desde cedo, quando jovem, no campo da esquerda brasileira.
O PSDB pegou uma carona no projeto do estaleiro porque tem o governo do Estado, e, lógico, também tem interesse em seu sucesso, mas essa articulação ocorreu nas esferas superiores, já que Dilma e Alckmin têm um relacionamento amistoso. Independente de cores partidárias, quem não quer ver o seu estado sendo beneficiado com verbas federais?
Mas a luta incansável, como secretário municipal acompanhei os detalhes nos bastidores, foi do prefeito. Quem deu todo o início no processo para que Araçatuba entrasse no PAC e tivesse o estaleiro concluído, retirado do arquivo morto, foi o prefeito Cido Sério (PT), que teve sensibilidade de descobrir a hora e pôr Araçatuba no projeto nacional da presidenta Dilma Rousseff (PT).
Não se trata de redundância ou fazer loas. As notícias boas precisam ser ditas várias vezes, porque as ruins são dadas em manchetes pela imprensa partidária.
*Hélio Consolaro é professor, jornalista, escritor. Atualmente é secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP
Comentários
Postar um comentário