Pular para o conteúdo principal

Mais vereadores​, sim senhor - Hélio Consolaro

Está em discussão na Câmara Municipal de Araçatuba, como noutros municípios, se aumenta ou não o número de vereadores. Para mim, vereador de cidade com menos de 200 mil habitantes não devia ganhar nada. Iríamos melhorar a qualidade de nossos legislativos municipais.

Nessa discussão, alguns jornais se engajam em campanhas furadas, desorientam seus leitores. Como a afirmação de que aumentando o número de vereadores na Câmara Municipal, vai onerar o município, aumentar as despesas com o Legislativo. Só um parvo, desculpe a franqueza, caro leitor, acredita isso.

Conversávamos sobre isso, eu e o secretário municipal da Fazenda, José Luís Rovedilho. Ele também, conhecedor das finanças do município, se descabela diante de tanta falta de compreensão da realidade por parte de quem resiste em aumentar o número de vereadores. “Não aumenta um centavo” – afirmou ele.

O Congresso Nacional diminuiu o percentual que cada município deve gastar com o seu Legislativo: de 7% do orçamento municipal para 6%, mas deu a chance para aumentar o número de vereadores. Então, com 12 ou 19, os cofres públicos destinam 6% de seu orçamento para a Câmara Municipal, como já vem ocorrendo.

Os atuais vereadores, na certeza de que voltarão em 2013 facilmente, não querem aumentar o número de vereadores, porque precisarão diminuir a quantidade de assessores e até diminuir seus salários. Parece que eles lutam para economizar dinheiro, querem mesmo é proteger sua equipe de assessores. Mal sabem que em permanecendo 12, podem não voltar.

Voltando aos jornais. No início do século 20, os jornais eram declaradamente partidários, e o leitor sabia disso, havia transparência, não é como hoje que alguns se disfarçam de comerciais, enganam os leitores. O Jornal A Comarca, de Araçatuba, quando surgiu na década de 20, era porta-voz do Partido Republicano. Isso era normal. Com a adoção do modelo norte-americano de jornalismo, isso mudou, para todos efeitos, nem que seja farisaicamente, todos os meios de comunicação se declaram neutros.

Há um jornal em Araçatuba que faz campanha para permanecer o mesmo número de vereadores em Araçatuba e noutros municípios, 12, como se isso fosse um princípio de moralidade. Estranhamente, PSDB fechou com 12, o jornal também. Mera coincidência? 

Não querer aumentar o número de vereadores é fazer da Câmara Municipal um clubinho fechado, com menos representatividade. Como a dizer: “Consegui meu lugar ao sol, os outros que se f.... Sou do clube dos 12”. Assim, a campanha eleitoral fica mais cara e nem todos os partidos ficam representados. 

Alguns vereadores precisam tirar a trava de seus olhos e ouvir a contra-argumentação, construindo um Legislativo mais representativo. Alguns, pensando em voltar, na verdade, resistem porque não querem ganhar menos.

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Atualmente é secretário municipal de Cultura de Araçatuba. E-mail: conselio@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roberto Carlos - Disco Louco Por Você 1961 - Completo) - Antonio Alves (Tony )

  Depois de muitos pedidos estou disponibilizando para todos vocês o Disco completo mais raro de Roberto Carlos de 1961 com excelente áudio e com duas faixas bônus "Cazone Per Te" e L' ultima Cosa " versão em Stereo de 1968 . Sobre esse Disco : Dois anos depois do lançamento do compacto simples "João e Maria/Fora do Tom" em 1959, Roberto Carlos estreava "Louco por Você", primeiro LP do cantor. O disco expressa a fase inicial da carreira de Roberto, fã da bossa nova e da música romântica. Boa parte das canções do álbum tem composição de Carlos Imperial. Sem sucesso comercial , dizem que vendeu apenas 512 copias ,Louco por Você" acabou renegado por Roberto até hoje e se tornou o segundo LP mais caro no Brasil. Lista das músicas 01- Não é Por Mim-Autores: (Carlos Imperial-Fernando Cesar) 02- Olhando Estrelas (Look For a Star)-(Look for a star) De Mark Antony(vs. Paulo Rogério) Bolero 03- Só Você-Autores: Edson Ribeiro e Renato Corte Real...

Madame Satã, o transformista visto como herói da contracultura e vilão pelo governo Bolsonaro - Daniel Salomão Roque De São Paulo para a BBC News Brasil 26 junho 2021

  bibliOTECA NACIONAL Legenda da foto, Manchete sobre a participação de João Francisco numa fuga penitenciária em 1955. O transformista nutria grande admiração por Carmen Miranda e procurava imitá-la sempre que possível Ao abaixar a cabeça, João Francisco dos Santos, então com 28 anos, viu duas poças se avolumarem no chão de seu quarto — de um lado, as gotas de sangue pingando através de um rasgo em sua sobrancelha direita; do outro, as lágrimas que lhe escorriam pelos cantos dos olhos. Não demorou muito para que ambos os fluidos se misturassem numa poça maior. "A minha pessoa estava feliz demais naquela noite. Eu devia ter desconfiado", recordaria quatro décadas depois, em depoimento ao escritor Sylvan Paezzo (1938-2000). "Já tinha apanhado tanto da danada da vida, que pensei ter chegado a minha boa hora. Aquela demagogia de que não há mal que sempre dure e que depois da tempestade vem a bonança." Corria o ano de 1928, e João Francisco acreditava ter realizado o so...

A melhor lista dos 10 melhores filmes de todos os tempos? - POR: PRAGMATISMO POLÍTICO

Quais são os 10 melhores filmes de todos os tempos? Pergunte a qualquer pessoa, e dificilmente as escolhas serão as mesmas. Mas, se diferentes listas começam a repetir os mesmos itens, talvez isso signifique algo. A seguir, confira uma lista dos 'top10' com os filmes mais citados por críticos Melhores filmes (Imagem: Pragmatismo Político) Escolha um conhecido qualquer e pergunte: quais são os 10 melhores   filmes   de todos os tempos? Anote as respostas num papel, e faça a mesma pergunta para outra pessoa. Dificilmente as escolhas serão as mesmas. Mas, se diferentes listas começam a repetir os mesmos itens, talvez isso signifique algo. Esse é o raciocínio seguido pelo  Metacritic , site que reúne a opinião de críticos de cinema. O site computa e faz média das notas dadas por especialistas, fornecendo uma ideia geral se aquele filme é bem aceito, ou não, pela imprensa. De acordo com o site, a lista média dos críticos é bem eclética, com longas com mais de 70 ...