Pular para o conteúdo principal

Democratizar a propriedade da mídia - Emiliano José, deputado federal do PT (BA) - Blog do Zé Dirceu

Publicado em 10-Set-2011
Emiliano José (PT/BA) defende o princípio como base para a regulação do setor...
Image
Emiliano José
Emiliano José, deputado federal do PT (BA), professor e jornalista, é um entusiasta da regulação da mídia no Brasil. Para ele, o Brasil não pode conviver com um vácuo de regras para o setor, na contramão do que ocorre nos Estados Unidos, Europa e em vários de países da América Latina.

O parlamentar faz questão de frisar que a regulação dos meios de comunicação que defende nada tem nada a ver com a censura. “Queremos, como bem diz Venício de Lima, a horizontalização da propriedade dos meios de comunicação, de forma a ampliar na mídia a presença de novas vozes - até hoje descartadas”, resume.

Para o jornalista e parlamentar, o direito à comunicação não pode ser unilateral, por parte dos conglomerados de comunicação. “Precisamos garantir que fontes plurais sejam contempladas e que o direito de se expressar nos meios de comunicação não se restrinja a poucas famílias e a seu núcleo central, que pretende ditar a todos o que é o Brasil”.
Monopólio do discurso
Avesso ao que chama de “monopólio do discurso”, que alija as periferias, os pobres, os negros, os índios e inúmeras minorias da mídia, o deputado se diz contra a propriedade cruzada de meios. “Como é possível admitir que um mesmo grupo detenha de um blog a uma televisão? Que controle desde o noticiário ao conteúdo de entretenimento?”, pergunta-se. Para ele, o tema central da regulação é contrapor-se ao monopólio na mídia. “Só assim conseguiremos aprofundar a democracia”, conclui.

Para Emiliano José, não só a concentração de poder nas mãos de poucos é algo a ser temido, como, ainda, a prática corriqueira da manipulação da informação em prol de um projeto político específico. “A mídia brasileira é uma das mais partidarizadas que existem. Ela possui um projeto conservador e neoliberal para o Brasil, que vem defendendo há décadas”, afirma.

O jornalista cita a participação das famílias proprietárias de meios de comunicação em tentativas de golpes desde Getúlio Vargas, passando por 1954, e o apoio explícito a candidatos, como Fernando Collor, em 1989, e Fernando Henrique Cardoso, 1994 e em 1998. “O que afirmo não é exagero. O envolvimento dessas famílias não se deu apenas no nível do discurso, mas na articulação de movimentos e na cumplicidade com o regime”, afirma.

Partido da mídia golpista

Para ele, o “partido da mídia golpista” foi, na ditadura militar, cúmplice de um regime de morte. “A conivência com o poder àquela época era tamanha que seus jornais registravam em suas páginas as cândidas versões oficiais de nossos companheiros mortos pela brutalidade da tortura: seus títulos registravam atropelamentos e suicídios, aos invés do tratamento de terror que recebiam”.

Segundo o deputado, com anos de atuação como jornalista em veículos como a Tribuna, o Jornal da Bahia, Estado de São Paulo, jornal o Movimento, um dos aspectos mais perigosos do que ocorre hoje na mídia é que a visão de mundo dos patrões é compartilhada por vários colunistas. “Há um caldo cultura que é incentivado e reproduzido por vários jornalistas”, denuncia.

Para o deputado, se a mídia se assumisse oficialmente enquanto um partido e se, de fato, produzisse um jornalismo “trivial”, isto é, que se ativesse aos fatos, já seria um grande passo. “No entanto, a total inexistência de regras permite que sequer seus manuais de redação sejam obedecidos”, argumenta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roberto Carlos - Disco Louco Por Você 1961 - Completo) - Antonio Alves (Tony )

  Depois de muitos pedidos estou disponibilizando para todos vocês o Disco completo mais raro de Roberto Carlos de 1961 com excelente áudio e com duas faixas bônus "Cazone Per Te" e L' ultima Cosa " versão em Stereo de 1968 . Sobre esse Disco : Dois anos depois do lançamento do compacto simples "João e Maria/Fora do Tom" em 1959, Roberto Carlos estreava "Louco por Você", primeiro LP do cantor. O disco expressa a fase inicial da carreira de Roberto, fã da bossa nova e da música romântica. Boa parte das canções do álbum tem composição de Carlos Imperial. Sem sucesso comercial , dizem que vendeu apenas 512 copias ,Louco por Você" acabou renegado por Roberto até hoje e se tornou o segundo LP mais caro no Brasil. Lista das músicas 01- Não é Por Mim-Autores: (Carlos Imperial-Fernando Cesar) 02- Olhando Estrelas (Look For a Star)-(Look for a star) De Mark Antony(vs. Paulo Rogério) Bolero 03- Só Você-Autores: Edson Ribeiro e Renato Corte Real...

Madame Satã, o transformista visto como herói da contracultura e vilão pelo governo Bolsonaro - Daniel Salomão Roque De São Paulo para a BBC News Brasil 26 junho 2021

  bibliOTECA NACIONAL Legenda da foto, Manchete sobre a participação de João Francisco numa fuga penitenciária em 1955. O transformista nutria grande admiração por Carmen Miranda e procurava imitá-la sempre que possível Ao abaixar a cabeça, João Francisco dos Santos, então com 28 anos, viu duas poças se avolumarem no chão de seu quarto — de um lado, as gotas de sangue pingando através de um rasgo em sua sobrancelha direita; do outro, as lágrimas que lhe escorriam pelos cantos dos olhos. Não demorou muito para que ambos os fluidos se misturassem numa poça maior. "A minha pessoa estava feliz demais naquela noite. Eu devia ter desconfiado", recordaria quatro décadas depois, em depoimento ao escritor Sylvan Paezzo (1938-2000). "Já tinha apanhado tanto da danada da vida, que pensei ter chegado a minha boa hora. Aquela demagogia de que não há mal que sempre dure e que depois da tempestade vem a bonança." Corria o ano de 1928, e João Francisco acreditava ter realizado o so...

A melhor lista dos 10 melhores filmes de todos os tempos? - POR: PRAGMATISMO POLÍTICO

Quais são os 10 melhores filmes de todos os tempos? Pergunte a qualquer pessoa, e dificilmente as escolhas serão as mesmas. Mas, se diferentes listas começam a repetir os mesmos itens, talvez isso signifique algo. A seguir, confira uma lista dos 'top10' com os filmes mais citados por críticos Melhores filmes (Imagem: Pragmatismo Político) Escolha um conhecido qualquer e pergunte: quais são os 10 melhores   filmes   de todos os tempos? Anote as respostas num papel, e faça a mesma pergunta para outra pessoa. Dificilmente as escolhas serão as mesmas. Mas, se diferentes listas começam a repetir os mesmos itens, talvez isso signifique algo. Esse é o raciocínio seguido pelo  Metacritic , site que reúne a opinião de críticos de cinema. O site computa e faz média das notas dadas por especialistas, fornecendo uma ideia geral se aquele filme é bem aceito, ou não, pela imprensa. De acordo com o site, a lista média dos críticos é bem eclética, com longas com mais de 70 ...