Pular para o conteúdo principal

Aécio articula braço sindical no PSDB

 

 

 

 

 

 

 

 

Com vistas à eleição de 2014, o senador e ex-governador Aécio Neves (MG) articula a aproximação do PSDB ao movimento sindical e reforça sua base junto à segunda maior central do país, a Força Sindical. No dia 20 de agosto, o tucano filiará 150 sindicalistas ao partido, em Minas Gerais.O PSDB prepara um grande evento para marcar a filiação, com a presença do presidente nacional do partido, deputado Sérgio Guerra (PE), além de Aécio e do governador de Minas, Antonio Anastasia (PSDB). A Força Sindical, segundo a central, tem 215 sindicatos no Estado e uma base estimada em dois milhões de trabalhadores. Além de integrantes da Força devem migrar trabalhadores da UGT e da Nova Central Sindical e filiados ao PMDB e PTB.


Ao criar um braço sindical no PSDB mineiro, Aécio tenta atrair dissidentes do PDT, incomodados com o tratamento que a presidente Dilma Rousseff tem dado a partidos da base aliada no Congresso. A cúpula da Força Sindical é filiada ao partido, a exemplo do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, e o presidente da central, deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho (SP).

Em troca, o PSDB mineiro acena com o lançamento de candidaturas desses sindicalistas na disputa municipal de 2012. O objetivo é reforçar o partido em centros industriais, como Betim e Contagem.

O comando nacional da Força Sindical não criará obstáculos para a migração de dezenas de sindicalistas para o PSDB. "É um processo natural", desconversa Paulinho. "Temos filiados de diferentes partidos. Não exijo carteirinha de filiação ao PDT para ser da Força", diz.

Paulinho faz elogios a Aécio e à "nova postura do PSDB", de buscar apoio no movimento sindical. Ao mesmo tempo, critica a atuação da presidente Dilma na condução da crise envolvendo o PR, partido da base aliada, e o Ministério dos Transportes. "Dilma tem que combater a corrupção, mas está errando no tratamento com aliados. Esse tipo de relação nos preocupa, não é um modelo bom. Tem que tratar com tranquilidade, não como se todos fossem bandidos", afirma o dirigente. "Se for assim, se esse tratamento valer para toda crise, teremos que tratá-la [Dilma] dessa forma quando houver uma denúncia envolvendo a presidente", diz Paulinho.

A Força apoia, ao mesmo tempo, PT e PSDB. Em 2010, a maioria dos dirigentes da central ficou ao lado da candidatura presidencial de Dilma Rousseff. Em Minas, estiveram com os tucanos Aécio e o governador Antonio Anastasia, reeleito. No início da gestão Dilma, a central e o PDT assumiram uma postura diferente em relação ao governo, na votação do salário mínimo. A aliança entre governo, partido e Força se abalou. Em Minas, no entanto, o convívio não se alterou. Outra frente de aproximação da central com tucanos se deu em São Paulo, com o governador Geraldo Alckmin.

Em Minas, o presidente da Força Sindical estadual, Rogério Fernandes, do PDT, negociou a filiação em massa de sindicalistas com Aécio e com o presidente estadual do PSDB, deputado federal Marcus Pestana. Em troca, Fernandes será candidato do PSDB a uma cadeira para a Câmara Municipal de Belo Horizonte. "O PSDB nunca foi próximo do movimento sindical. Aécio é parceiro nosso e nos procurou para construir esse braço sindical no partido", diz Fernandes. De saída do PDT, partido da base aliada ao governo federal, o sindicalista critica a gestão de Dilma. "Em pouco tempo de governo, nós já vimos vários desvios. Não precisamos conviver com isso", diz.

A aproximação de Aécio com as centrais será uma das bandeiras do senador dentro do partido para lançar-se em 2014, afirma o presidente estadual do PSDB. "O partido passa por um processo de reestruturação e modernização e Aécio mostrará que tem uma visão contemporânea, ao buscar respaldo nos movimentos sociais", comenta Marcus Pestana.

O cientista político Rudá Ricci analisa que a movimentação de Aécio deve ser usada tanto pelo PSDB quanto pelo PDT: o tucano reforçaria sua candidatura, e os pedetistas, seu poder de negociação junto ao governo federal. "É um jogo inteligente do PDT. O partido ameaça o governo sem falar nada", comenta.


No Estado, a principal crítica à atuação de Aécio vem da CUT. Para o secretário-geral da central em Minas, Carlos Magno de Freitas, a Força está sendo "cooptada".

http://albertobouchardet.blogspot.com/2011/07/aecio-articula-braco-sindical-no-psdb.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Doutrina Monroe - Por: Marcos Benedito - 03/01/2026

Onde a Doutrina Monroe foi usada como instrumento de dominação A chamada Doutrina Monroe não surgiu por acaso, nem por boa vontade. Ela foi criada em 1823, quando os Estados Unidos ainda estavam se afirmando como nação, mas já pensavam como império em formação. O contexto era claro: países da América Latina estavam se libertando das coroas europeias, especialmente da Espanha e de Portugal, e as grandes potências do Velho Mundo observavam com interesse a possibilidade de retomar influência sobre essas regiões. Foi nesse cenário que os EUA se apresentaram como “protetores” do continente. O discurso oficial dizia que a Europa não deveria mais interferir nas Américas. Soava bonito, até necessário. Mas o objetivo real era outro: afastar os europeus para assumir o controle do território, da política e da economia do continente. Nascia ali a famosa frase: “A América para os americanos.” Só que nunca ficou claro quem eram esses “americanos”. Na prática, a doutrina estabeleceu que nenhum país d...

Madame Satã, o transformista visto como herói da contracultura e vilão pelo governo Bolsonaro - Daniel Salomão Roque De São Paulo para a BBC News Brasil 26 junho 2021

  bibliOTECA NACIONAL Legenda da foto, Manchete sobre a participação de João Francisco numa fuga penitenciária em 1955. O transformista nutria grande admiração por Carmen Miranda e procurava imitá-la sempre que possível Ao abaixar a cabeça, João Francisco dos Santos, então com 28 anos, viu duas poças se avolumarem no chão de seu quarto — de um lado, as gotas de sangue pingando através de um rasgo em sua sobrancelha direita; do outro, as lágrimas que lhe escorriam pelos cantos dos olhos. Não demorou muito para que ambos os fluidos se misturassem numa poça maior. "A minha pessoa estava feliz demais naquela noite. Eu devia ter desconfiado", recordaria quatro décadas depois, em depoimento ao escritor Sylvan Paezzo (1938-2000). "Já tinha apanhado tanto da danada da vida, que pensei ter chegado a minha boa hora. Aquela demagogia de que não há mal que sempre dure e que depois da tempestade vem a bonança." Corria o ano de 1928, e João Francisco acreditava ter realizado o so...

Roberto Carlos - Disco Louco Por Você 1961 - Completo) - Antonio Alves (Tony )

  Depois de muitos pedidos estou disponibilizando para todos vocês o Disco completo mais raro de Roberto Carlos de 1961 com excelente áudio e com duas faixas bônus "Cazone Per Te" e L' ultima Cosa " versão em Stereo de 1968 . Sobre esse Disco : Dois anos depois do lançamento do compacto simples "João e Maria/Fora do Tom" em 1959, Roberto Carlos estreava "Louco por Você", primeiro LP do cantor. O disco expressa a fase inicial da carreira de Roberto, fã da bossa nova e da música romântica. Boa parte das canções do álbum tem composição de Carlos Imperial. Sem sucesso comercial , dizem que vendeu apenas 512 copias ,Louco por Você" acabou renegado por Roberto até hoje e se tornou o segundo LP mais caro no Brasil. Lista das músicas 01- Não é Por Mim-Autores: (Carlos Imperial-Fernando Cesar) 02- Olhando Estrelas (Look For a Star)-(Look for a star) De Mark Antony(vs. Paulo Rogério) Bolero 03- Só Você-Autores: Edson Ribeiro e Renato Corte Real...