No Brasil, o primeiro jornal impresso foi a Gazeta do Rio de Janeiro em 1808. Era um jornal oficial e consistia, basicamente, de comunicados do governo. (fonte Wikipedia)
Ainda no Brasil, foi colocado no ar em 28 de abril de 1996, (fonte Wikipedia) O Universo Online (UOL), provedor de acesso à Internet, criado a partir da união das empresas Folha da Manhã e da Editora Abril. Oferecendo no conteúdo, informação diária da Folha de S. Paulo, reportagens do Jornal americano The New York Times traduzidos para a língua Portuguesa.
Ainda no Brasil, foi colocado no ar em 28 de abril de 1996, (fonte Wikipedia)
A história mostra a comunicação como uma forma de divulgar acontecimentos e fatos, é importante para quem recebe essa comunicação, apesar de que se, observarmos o comportamento da comunicação na história, veremos então nascendo de uma visão política, esta mesma que desencadeou desenfreadamente, o tipo de comunicação, que vivemos nos dias atuais. Onde um fato é comunicado de forma não mais natural, e sim, desenfreadamente. O que acontece no Japão é possível de se saber no mundo inteiro, em cerca de 10 minutos.
A pouco da história, podia-se ver uma pessoa lendo um jornal em qualquer esquina, banco de praça, cafeteria etc, hoje na era da Internet, vemos a circulação de jornais cair para 2,8% nos Estados Unidos (EUA), até o final de setembro segundo pesquisa realizada, destacam-se leitores deixando o tradicional jornal e migrando para a Internet e seus derivados comunicativos. Segundo constatou a Newspaper Association of América (NAA), constatou queda de circulação diária média de 2,8%, fazendo com que deixasse de circular cerca de 43,8 milhões de exemplares, durante seis meses encerrados em 30 de setembro, segundo divulgou a Audit Bureau of Circulation.
Podemos ver quatro séculos de evolução histórica da comunicação, hoje dividida em várias disciplinas aplicadas nas salas de aulas das faculdades.
É isso ai… Pra frente e não pare!
Comentários
Postar um comentário