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Jornal impresso perde espaço para sites de notícias

http://www.francimartomase.com.br/blog/index.php/2006/11/04/jornal-impresso-perde-espaco-para-sites-de-noticias/

Vamos abordar um assunto voltado para a Comunicação Social em Jornalismo, e nela, debatermos um pouco sobre a sua evolução no decorrer da história.
O primeiro jornal impresso do mundo aparece no ano de 1605, em Antuérpia, na Bélgica, sendo periódico. Chamava-se “Nieuwe Tydingen”. Em 1609, começou a circular na Alemanha um semanário. Os “Ordinarii Zeitungen” também datam do mesmo ano. (Fala Theresa Catharina, jornalista, escritora e professora universitária)
No Brasil, o primeiro jornal impresso foi a Gazeta do Rio de Janeiro em 1808. Era um jornal oficial e consistia, basicamente, de comunicados do governo. (fonte Wikipedia)
Ainda no Brasil, foi colocado no ar em 28 de abril de 1996, (fonte Wikipedia) O Universo Online (UOL), provedor de acesso à Internet, criado a partir da união das empresas Folha da Manhã e da Editora Abril. Oferecendo no conteúdo, informação diária da Folha de S. Paulo, reportagens do Jornal americano The New York Times traduzidos para a língua Portuguesa.
A história mostra a comunicação como uma forma de divulgar acontecimentos e fatos, é importante para quem recebe essa comunicação, apesar de que se, observarmos o comportamento da comunicação na história, veremos então nascendo de uma visão política, esta mesma que desencadeou desenfreadamente, o tipo de comunicação, que vivemos nos dias atuais. Onde um fato é comunicado de forma não mais natural, e sim, desenfreadamente. O que acontece no Japão é possível de se saber no mundo inteiro, em cerca de 10 minutos.
A pouco da história, podia-se ver uma pessoa lendo um jornal em qualquer esquina, banco de praça, cafeteria etc, hoje na era da Internet, vemos a circulação de jornais cair para 2,8% nos Estados Unidos (EUA), até o final de setembro segundo pesquisa realizada, destacam-se leitores deixando o tradicional jornal e migrando para a Internet e seus derivados comunicativos. Segundo constatou a Newspaper Association of América (NAA), constatou queda de circulação diária média de 2,8%, fazendo com que deixasse de circular cerca de 43,8 milhões de exemplares, durante seis meses encerrados em 30 de setembro, segundo divulgou a Audit Bureau of Circulation.
Podemos ver quatro séculos de evolução histórica da comunicação, hoje dividida em várias disciplinas aplicadas nas salas de aulas das faculdades.
Quando ouvi meu colega aqui da imprensa comentar sobre a queda dos jornais, resolvi escrever sobre o assunto.Gostei muito de escrever este artigo, espero que tirem um bom proveito. A base de informação foi usando o google, o resultado da busca foram alguns vários sites.
É isso ai… Pra frente e não pare!

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