Pular para o conteúdo principal

Jornal impresso perde espaço para sites de notícias

http://www.francimartomase.com.br/blog/index.php/2006/11/04/jornal-impresso-perde-espaco-para-sites-de-noticias/

Vamos abordar um assunto voltado para a Comunicação Social em Jornalismo, e nela, debatermos um pouco sobre a sua evolução no decorrer da história.
O primeiro jornal impresso do mundo aparece no ano de 1605, em Antuérpia, na Bélgica, sendo periódico. Chamava-se “Nieuwe Tydingen”. Em 1609, começou a circular na Alemanha um semanário. Os “Ordinarii Zeitungen” também datam do mesmo ano. (Fala Theresa Catharina, jornalista, escritora e professora universitária)
No Brasil, o primeiro jornal impresso foi a Gazeta do Rio de Janeiro em 1808. Era um jornal oficial e consistia, basicamente, de comunicados do governo. (fonte Wikipedia)
Ainda no Brasil, foi colocado no ar em 28 de abril de 1996, (fonte Wikipedia) O Universo Online (UOL), provedor de acesso à Internet, criado a partir da união das empresas Folha da Manhã e da Editora Abril. Oferecendo no conteúdo, informação diária da Folha de S. Paulo, reportagens do Jornal americano The New York Times traduzidos para a língua Portuguesa.
A história mostra a comunicação como uma forma de divulgar acontecimentos e fatos, é importante para quem recebe essa comunicação, apesar de que se, observarmos o comportamento da comunicação na história, veremos então nascendo de uma visão política, esta mesma que desencadeou desenfreadamente, o tipo de comunicação, que vivemos nos dias atuais. Onde um fato é comunicado de forma não mais natural, e sim, desenfreadamente. O que acontece no Japão é possível de se saber no mundo inteiro, em cerca de 10 minutos.
A pouco da história, podia-se ver uma pessoa lendo um jornal em qualquer esquina, banco de praça, cafeteria etc, hoje na era da Internet, vemos a circulação de jornais cair para 2,8% nos Estados Unidos (EUA), até o final de setembro segundo pesquisa realizada, destacam-se leitores deixando o tradicional jornal e migrando para a Internet e seus derivados comunicativos. Segundo constatou a Newspaper Association of América (NAA), constatou queda de circulação diária média de 2,8%, fazendo com que deixasse de circular cerca de 43,8 milhões de exemplares, durante seis meses encerrados em 30 de setembro, segundo divulgou a Audit Bureau of Circulation.
Podemos ver quatro séculos de evolução histórica da comunicação, hoje dividida em várias disciplinas aplicadas nas salas de aulas das faculdades.
Quando ouvi meu colega aqui da imprensa comentar sobre a queda dos jornais, resolvi escrever sobre o assunto.Gostei muito de escrever este artigo, espero que tirem um bom proveito. A base de informação foi usando o google, o resultado da busca foram alguns vários sites.
É isso ai… Pra frente e não pare!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roberto Carlos - Disco Louco Por Você 1961 - Completo) - Antonio Alves (Tony )

  Depois de muitos pedidos estou disponibilizando para todos vocês o Disco completo mais raro de Roberto Carlos de 1961 com excelente áudio e com duas faixas bônus "Cazone Per Te" e L' ultima Cosa " versão em Stereo de 1968 . Sobre esse Disco : Dois anos depois do lançamento do compacto simples "João e Maria/Fora do Tom" em 1959, Roberto Carlos estreava "Louco por Você", primeiro LP do cantor. O disco expressa a fase inicial da carreira de Roberto, fã da bossa nova e da música romântica. Boa parte das canções do álbum tem composição de Carlos Imperial. Sem sucesso comercial , dizem que vendeu apenas 512 copias ,Louco por Você" acabou renegado por Roberto até hoje e se tornou o segundo LP mais caro no Brasil. Lista das músicas 01- Não é Por Mim-Autores: (Carlos Imperial-Fernando Cesar) 02- Olhando Estrelas (Look For a Star)-(Look for a star) De Mark Antony(vs. Paulo Rogério) Bolero 03- Só Você-Autores: Edson Ribeiro e Renato Corte Real...

Madame Satã, o transformista visto como herói da contracultura e vilão pelo governo Bolsonaro - Daniel Salomão Roque De São Paulo para a BBC News Brasil 26 junho 2021

  bibliOTECA NACIONAL Legenda da foto, Manchete sobre a participação de João Francisco numa fuga penitenciária em 1955. O transformista nutria grande admiração por Carmen Miranda e procurava imitá-la sempre que possível Ao abaixar a cabeça, João Francisco dos Santos, então com 28 anos, viu duas poças se avolumarem no chão de seu quarto — de um lado, as gotas de sangue pingando através de um rasgo em sua sobrancelha direita; do outro, as lágrimas que lhe escorriam pelos cantos dos olhos. Não demorou muito para que ambos os fluidos se misturassem numa poça maior. "A minha pessoa estava feliz demais naquela noite. Eu devia ter desconfiado", recordaria quatro décadas depois, em depoimento ao escritor Sylvan Paezzo (1938-2000). "Já tinha apanhado tanto da danada da vida, que pensei ter chegado a minha boa hora. Aquela demagogia de que não há mal que sempre dure e que depois da tempestade vem a bonança." Corria o ano de 1928, e João Francisco acreditava ter realizado o so...

A melhor lista dos 10 melhores filmes de todos os tempos? - POR: PRAGMATISMO POLÍTICO

Quais são os 10 melhores filmes de todos os tempos? Pergunte a qualquer pessoa, e dificilmente as escolhas serão as mesmas. Mas, se diferentes listas começam a repetir os mesmos itens, talvez isso signifique algo. A seguir, confira uma lista dos 'top10' com os filmes mais citados por críticos Melhores filmes (Imagem: Pragmatismo Político) Escolha um conhecido qualquer e pergunte: quais são os 10 melhores   filmes   de todos os tempos? Anote as respostas num papel, e faça a mesma pergunta para outra pessoa. Dificilmente as escolhas serão as mesmas. Mas, se diferentes listas começam a repetir os mesmos itens, talvez isso signifique algo. Esse é o raciocínio seguido pelo  Metacritic , site que reúne a opinião de críticos de cinema. O site computa e faz média das notas dadas por especialistas, fornecendo uma ideia geral se aquele filme é bem aceito, ou não, pela imprensa. De acordo com o site, a lista média dos críticos é bem eclética, com longas com mais de 70 ...