Pular para o conteúdo principal

A DESGRAÇA DO JORNALISMO - NEWS OF THE WORLD

Por Carlos Eduardo Lins da Silva (jornalista)

O caso News of the World é uma desgraça para o jornalismo. Pior do que a crise de modelo de negócios que afeta a atividade na América do Norte e na Europa ocidental. Porque envolve valores mais importantes que os financeiros e econômicos.
Como se tem noticiado, há evidências fortíssimas de que repórteres e editores desse tabloide inglês – que faz parte do conglomerado mundial de mídia de Rupert Murdoch – invadiram a caixa de mensagens do telefone de uma menina de 13 anos que foi vítima de homicídio e de soldados britânicos mortos no Afeganistão e no Iraque, além de pagar suborno a policiais por informações.
A indignação pública com essas revelações se refletiu no mercado de ações e de publicidade. Murdoch pretendia fechar nesta sexta-feira (8/7) uma grande operação que lhe daria o controle do canal de TV pago BSkyB, o que provavelmente não vai mais ocorrer. Diversos anunciantes cancelaram sua programação no News of the World.
Entre as consequências do episódio até agora estão: o fim do jornal, anunciado pela família Murdoch na quinta-feira (7/7), a muito provável prisão de diversos jornalistas envolvidos na história, ameaças de políticos conservadores de tentar aprovar leis para aumentar o controle estatal da imprensa.
Mau exemplo
Muitas conclusões podem ser tiradas dessa situação escabrosa. Uma: está mais do que na hora de o jornalismo se autorregular de verdade, por meio de mecanismos ágeis que inibam ações como as que ocorreram no News of the World e, quando elas assim mesmo ocorrerem, permitam punições significativas para os que as cometerem.
Outra: se o jornalismo – em qualquer meio (impresso, audiovisual ou internet) – deseja sobreviver e se manter socialmente relevante, precisa pautar o comportamento de seus profissionais por princípios que sejam opostos aos daqueles que o combatem na blogosfera. Ou seja: eles devem ser responsáveis, nunca usar formas ilegais ou ilícitas para conseguir notícias, seguir padrões de conduta respeitáveis em qualquer circunstância.
Terceira: os empresários do setor também precisam obedecer a valores similares aos que seus funcionários devem se submeter. A decisão de fechar o News of the World (que possivelmente será acompanhada da de ampliar a circulação do outro tabloide do grupo na Inglaterra, The Sun, o que portanto significará na prática uma fusão sob um só título, com grande economia de custo) é duplamente imoral: não resolve literalmente nenhum dos problemas éticos criados e ainda é oferecida à sociedade como uma resposta drástica em favor da moralidade.
Os tabloides ingleses, como a imprensa sensacionalista no mundo todo, sempre foram alvo de recriminações de parte da população e de muitos observadores da imprensa pela sua própria essência e pelo conteúdo de que se nutrem. Mas há inúmeros exemplos em que esse tipo de jornalismo foi e é exercido com inteligência, profissionalismo e dignidade.
O que o News of the World fez não foi jornalismo. Matá-lo como os Murdoch fizeram não resolve coisa nenhuma.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roberto Carlos - Disco Louco Por Você 1961 - Completo) - Antonio Alves (Tony )

  Depois de muitos pedidos estou disponibilizando para todos vocês o Disco completo mais raro de Roberto Carlos de 1961 com excelente áudio e com duas faixas bônus "Cazone Per Te" e L' ultima Cosa " versão em Stereo de 1968 . Sobre esse Disco : Dois anos depois do lançamento do compacto simples "João e Maria/Fora do Tom" em 1959, Roberto Carlos estreava "Louco por Você", primeiro LP do cantor. O disco expressa a fase inicial da carreira de Roberto, fã da bossa nova e da música romântica. Boa parte das canções do álbum tem composição de Carlos Imperial. Sem sucesso comercial , dizem que vendeu apenas 512 copias ,Louco por Você" acabou renegado por Roberto até hoje e se tornou o segundo LP mais caro no Brasil. Lista das músicas 01- Não é Por Mim-Autores: (Carlos Imperial-Fernando Cesar) 02- Olhando Estrelas (Look For a Star)-(Look for a star) De Mark Antony(vs. Paulo Rogério) Bolero 03- Só Você-Autores: Edson Ribeiro e Renato Corte Real...

Madame Satã, o transformista visto como herói da contracultura e vilão pelo governo Bolsonaro - Daniel Salomão Roque De São Paulo para a BBC News Brasil 26 junho 2021

  bibliOTECA NACIONAL Legenda da foto, Manchete sobre a participação de João Francisco numa fuga penitenciária em 1955. O transformista nutria grande admiração por Carmen Miranda e procurava imitá-la sempre que possível Ao abaixar a cabeça, João Francisco dos Santos, então com 28 anos, viu duas poças se avolumarem no chão de seu quarto — de um lado, as gotas de sangue pingando através de um rasgo em sua sobrancelha direita; do outro, as lágrimas que lhe escorriam pelos cantos dos olhos. Não demorou muito para que ambos os fluidos se misturassem numa poça maior. "A minha pessoa estava feliz demais naquela noite. Eu devia ter desconfiado", recordaria quatro décadas depois, em depoimento ao escritor Sylvan Paezzo (1938-2000). "Já tinha apanhado tanto da danada da vida, que pensei ter chegado a minha boa hora. Aquela demagogia de que não há mal que sempre dure e que depois da tempestade vem a bonança." Corria o ano de 1928, e João Francisco acreditava ter realizado o so...

A melhor lista dos 10 melhores filmes de todos os tempos? - POR: PRAGMATISMO POLÍTICO

Quais são os 10 melhores filmes de todos os tempos? Pergunte a qualquer pessoa, e dificilmente as escolhas serão as mesmas. Mas, se diferentes listas começam a repetir os mesmos itens, talvez isso signifique algo. A seguir, confira uma lista dos 'top10' com os filmes mais citados por críticos Melhores filmes (Imagem: Pragmatismo Político) Escolha um conhecido qualquer e pergunte: quais são os 10 melhores   filmes   de todos os tempos? Anote as respostas num papel, e faça a mesma pergunta para outra pessoa. Dificilmente as escolhas serão as mesmas. Mas, se diferentes listas começam a repetir os mesmos itens, talvez isso signifique algo. Esse é o raciocínio seguido pelo  Metacritic , site que reúne a opinião de críticos de cinema. O site computa e faz média das notas dadas por especialistas, fornecendo uma ideia geral se aquele filme é bem aceito, ou não, pela imprensa. De acordo com o site, a lista média dos críticos é bem eclética, com longas com mais de 70 ...