Pular para o conteúdo principal

Nota do Blog: Repúdio ao anônimato - Reproduzido do blog "Força Jovem" de Fernando Teixeira

Postado no blog "Força Jovem" por Fernando Teixeira e reproduzido pelo Observatório Social da Imprensa de Araçatuba:



O Blog Fernando Teixeira é um espaço democrático, aceita criticas, e está sujeito a ouvir opiniões e ponto de vista diferente. Numa democracia, e aqui no blog por exemplo, o livre pensamento das pessoas são e devem ser respeitados sempre, porém é vedado o anonimato. A liberdade de expressão que é um direito fundamental consagrado na Constituição Federal de 1988, no capítulo que trata dos Direitos e Garantias fundamentais, e funciona como um verdadeiro termômetro no Estado Democrático. Com relação a opinião abaixo, o autor comenta o artigo ("Revanchismo na Câmara", publicado no dia 27/10/2010) de autoria de Fernando Teixeira e não se atenta a um ponto importante da democracia: O Artigo 5º da Constituição Federal diz que: "IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”
A Constituição Federal é bem clara e diz que, qualquer um pode expressar os seus pensamentos, no entanto, não poderá fazer isso de forma oculta (anônima), logo, é obrigatória ao autor do pensamento a sua identificação. O que não aconteceu no referido comentário. Ainda que a intenção seja proteger a liberdade de expressão, garantida pelo art 5º, IV, é vedado pelo mesmo inciso, em sua parte final, o anonimato, e isto não por que o Estado queira saber exatamente quem diz o que, pelo contrário, o que se pretende é apenas evitar os abusos que se pode fazer através dele.
Uma vez que o cidadão teve a capacidade de formular esse comentário, deveria no mínimo, em respeito a democracia, se identificar e não se esconder atrás de um anonimato.
É inconcebível e repudiante tal atitude. Não se assegura uma liberdade a quem não assume suas opiniões. Até porque o exercício desta liberdade implica determinados ônus como, por exemplo, responder por eventuais injúrias ou difamações, que não seriam assegurados por esta liberdade.

O cidadão, em sua opinião anônima, cita autoridades respeitadas, honestas e de carater no município, Vereadora Tieza (PSDB) e Edna Flor (PPS), e o espaço no blog está aberto para que essas pessoas citadas se manifestem com relação ao comentário do anônimo que fugiu completamente do que diz no Artigo 5 º. IV, da Constituição Federal.


Anônimo disse...

Laços de Família - Folha da Região e a irmãzinha Tieza
A vereadora Tieza, que é irmã da dona do jornal Folha da Região, parece não estar muito atenta às notícias veiculadas pelo periódico da parente, pois a edil apresentou um requerimento na sessão da Câmara desta semana pedindo informações que o jornal já havia noticiado em 5 de setembro deste ano, sobre a Praça do Idoso.
O requerimento não foi aprovado pelos vereadores porque as informações já tinham sido publicadas e porque os parlamentares trataram de esclarecer (reiterar) que a praça será inaugurada até o final do ano e que ela “ainda não saiu do papel” graças a mudanças propostas pelo Governo Estadual (comandado pelo partido daquele cara que quase morreu por conta de uma bolinha de papel) e por causa das eleições.
Com anuência do periódico regional, o pseudo-jornalista que escreveu a matéria (ele não deve prestigiar muito matérias dos seus colegas, porque se tivesse lido o texto publicado sobre o assunto talvez não julgasse tão relevante o requerimento da vereadora) deu espaço exagerado a algo pequeno, colocando Tieza como a grande injustiçada... Coitadinha! (Imaginem se a Tieza tivesse sido agredida por uma perigosa bolinha de papel!...)


Causa estranheza o tratamento que a Folha dá aos importantíssimos requerimentos da vereadora do PSDB. Torcemos para que a mídia exerça o seu papel de informar com independência, pensando no bem comum, não como assessora de pessoas próximas... Sentimentos à parte, família é família e notícia é notícia. É como separar o público do privado...


A Folha da Região já tem prestado serviço destacado à boataria, por meio da coluna Periscópio, com apoio não muito velado a determinados políticos. Não consegue nem ser discreta. O pseudo-jornalista Sérgio Guzzi, por “dever de ofício”, tem sido cabo eleitoral permanente de Tieza e Edna Flor, principalmente. Tudo bem, isso não é pecado. Todo mundo tem o direito de trabalhar para quem quiser. Mas seria mais ético e sincero deixar isso claro. Os leitores merecem. Ser parcial não é errado, todos somos.


Pela verdade em Araçatuba.


Nota do Observatório Social da Imprensa de Araçatuba:

Publicamos este texto, por entender que se trata de um debate público, reproduzido no blog de Fernando Teixeira.
A nossa decisão se deu pelo fato do texto trazer muitas informações que podem contribuir para uma boa reflexão sobre o papel desempenhado pela imprensa em Araçatuba.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roberto Carlos - Disco Louco Por Você 1961 - Completo) - Antonio Alves (Tony )

  Depois de muitos pedidos estou disponibilizando para todos vocês o Disco completo mais raro de Roberto Carlos de 1961 com excelente áudio e com duas faixas bônus "Cazone Per Te" e L' ultima Cosa " versão em Stereo de 1968 . Sobre esse Disco : Dois anos depois do lançamento do compacto simples "João e Maria/Fora do Tom" em 1959, Roberto Carlos estreava "Louco por Você", primeiro LP do cantor. O disco expressa a fase inicial da carreira de Roberto, fã da bossa nova e da música romântica. Boa parte das canções do álbum tem composição de Carlos Imperial. Sem sucesso comercial , dizem que vendeu apenas 512 copias ,Louco por Você" acabou renegado por Roberto até hoje e se tornou o segundo LP mais caro no Brasil. Lista das músicas 01- Não é Por Mim-Autores: (Carlos Imperial-Fernando Cesar) 02- Olhando Estrelas (Look For a Star)-(Look for a star) De Mark Antony(vs. Paulo Rogério) Bolero 03- Só Você-Autores: Edson Ribeiro e Renato Corte Real...

Madame Satã, o transformista visto como herói da contracultura e vilão pelo governo Bolsonaro - Daniel Salomão Roque De São Paulo para a BBC News Brasil 26 junho 2021

  bibliOTECA NACIONAL Legenda da foto, Manchete sobre a participação de João Francisco numa fuga penitenciária em 1955. O transformista nutria grande admiração por Carmen Miranda e procurava imitá-la sempre que possível Ao abaixar a cabeça, João Francisco dos Santos, então com 28 anos, viu duas poças se avolumarem no chão de seu quarto — de um lado, as gotas de sangue pingando através de um rasgo em sua sobrancelha direita; do outro, as lágrimas que lhe escorriam pelos cantos dos olhos. Não demorou muito para que ambos os fluidos se misturassem numa poça maior. "A minha pessoa estava feliz demais naquela noite. Eu devia ter desconfiado", recordaria quatro décadas depois, em depoimento ao escritor Sylvan Paezzo (1938-2000). "Já tinha apanhado tanto da danada da vida, que pensei ter chegado a minha boa hora. Aquela demagogia de que não há mal que sempre dure e que depois da tempestade vem a bonança." Corria o ano de 1928, e João Francisco acreditava ter realizado o so...

A melhor lista dos 10 melhores filmes de todos os tempos? - POR: PRAGMATISMO POLÍTICO

Quais são os 10 melhores filmes de todos os tempos? Pergunte a qualquer pessoa, e dificilmente as escolhas serão as mesmas. Mas, se diferentes listas começam a repetir os mesmos itens, talvez isso signifique algo. A seguir, confira uma lista dos 'top10' com os filmes mais citados por críticos Melhores filmes (Imagem: Pragmatismo Político) Escolha um conhecido qualquer e pergunte: quais são os 10 melhores   filmes   de todos os tempos? Anote as respostas num papel, e faça a mesma pergunta para outra pessoa. Dificilmente as escolhas serão as mesmas. Mas, se diferentes listas começam a repetir os mesmos itens, talvez isso signifique algo. Esse é o raciocínio seguido pelo  Metacritic , site que reúne a opinião de críticos de cinema. O site computa e faz média das notas dadas por especialistas, fornecendo uma ideia geral se aquele filme é bem aceito, ou não, pela imprensa. De acordo com o site, a lista média dos críticos é bem eclética, com longas com mais de 70 ...