Pular para o conteúdo principal

Não acredite em tudo o que vê ou lê

CREDIBILIDADE
Por Emanuelle Najjar em 20/10/2009
Para quem coloca a credibilidade da imprensa em cheque, esta notícia é um prato cheio. Sabe aqueles famosos tablóides sensacionalistas que vivem basicamente de notícias – leia-se: escândalos – de celebridades? Eles tiveram uns probleminhas pelo meio do caminho.
Um cineasta britânico enganou vários jornais sensacionalistas do Reino Unido levando os tablóides a publicar notícias falsas sobre celebridades, uma delas sobre o incêndio acidental no famoso penteado da cantora Amy Winehouse.
Ao se fazer passar por testemunhas oculares, Chris Atkins e sua equipe alimentaram durante meses as redações dos tablóides com notícias inventadas e viram as mesmas publicadas sem nenhum tipo de comprovação […] (continue lendo). A idéia do cineasta era boa: avaliar o quanto de verdade havia nessas notícias que movimentam veículos que vivem desses fatos sobre as celebridades. Queriam descobrir, principalmente, o quanto os jornalistas comprovavam desses fatos. Se fosse comprovado que era mentira, obviamente não seria publicado. Pelo menos era isso o que pensavam.
Mas o que pensar quando esses fatos inocentemente fictícios foram publicados?
O historinha que teve mais êxito foi sobre Amy Winehouse. Testemunhas disseram ter visto quando a cantora estava tocando com amigos e um fusível explodiu ateando fogo em seu penteado. O boato virou notícia, foi divulgado na internet e publicado em dois jornais, sem qualquer comprovação.
Veracidade ainda é importante
Alguma lição? Será que algo assim faria as pessoas terem mais senso crítico? Em não confiar ingenuamente em tudo que lê ou vê? Separar o joio do trigo, simplesmente? Duvido muito.
Revistas, jornais e sites são referências. Deveriam ser veículos de credibilidade. Deveriam, pelo menos. E, só pra começar, deveriam falar a verdade.
Notícias de celebridades vendem. Escândalos então, mais ainda. As pessoas pagam para saber do quanto esse famoso não vive simplesmente uma vida de glamour. Querem descobrir sua humanidade através daquilo que é mais banal. Por isso vemos por aí manchetes do tipo "fulano atravessa a rua´". Mas, quer prova maior de humanidade que um escândalo?
Tudo bem que estamos falando de tablóides. O público certamente não os encara de forma séria, enquanto na verdade deveríamos pensar que estamos lidando com pessoas, de qualquer forma. Seja a celebridade alvo do boato ou o público que consome tal informação como se fosse verdade. Não importa o público-alvo ou a qualidade do fato a ser veiculado. O princípio da imprensa é informar a verdade. É buscar a verdade, e isso não é um valor esquecido. Por mais antigo e fora de moda que possa parecer, a veracidade ainda é importante e deve ser levada em conta.
Essa deveria ser a função de um jornalista. Mais uma coisa que deveria ser, mas pelo jeito ainda parece muito longe de se concretizar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta das Centrais Sindicais ao Presidente Bolsonaro

“EXMO. SR. JAIR MESSIAS BOLSONARO MD. PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL BRASÍLIA – DF Senhor Presidente, As Centrais Sindicais que firmam a presente vem, respeitosamente, apresentar-se à Vossa Excelência com a disposição de construir um diálogo em benefício dos trabalhadores e do povo brasileiro. Neste diálogo representamos os trabalhadores, penalizados pelo desemprego que atinge cerca de 12,4 milhões de pessoas, 11,7% da população economicamente ativa (IBGE/PNAD, novembro de 2018) e pelo aumento da informalidade e consequente precarização do trabalho. Temos assistido ao desmonte de direitos historicamente conquistados, sendo as maiores expressões desse desmonte a reforma trabalhista de 2017, os intentos de reduzir direitos à aposentadoria decente e outros benefícios previdenciários, o congelamento da política de valorização do salário mínimo e os ataques à organização sindical, as maiores expressões deste desmonte. Preocupa-nos sobremaneira o destino da pol

19 Exemplos de publicidade social que nos fazem pensar em problemas urgentes - POR: INCRÍVEL.CLUB

Criadores de propagandas de cunho social têm um grande desafio: as pessoas precisam não apenas notar a mensagem, mas também lembrar dela. Você deve admitir que, mesmo passados vários anos, não consegue tirar da cabeça algumas peças publicitárias desse tipo, que fizeram com que passasse a enxergar determinadas situações sob uma outra ótica. Se antes as propagandas sociais abordavam tmas como a poluição do meio ambiente com plástico e o aquecimento global, hoje existem campanhas sobre os perigos do sedentarismo, os riscos que o tabagismo representa aos animais em decorrência do aumento de incêndios florestais e até sobre a importância das férias para a saúde humana. São, portanto, peças que abordam problemas atuais e familiares para muita gente. Neste post, o  Incrível.club  mostra a você o que de melhor foi criado recentemente no campo das propagandas de cunho social. Fumar não é prejudicial apenas à sua saúde, mas também aos animais que vivem em áreas que sofrem com incênd

Empresas impõem regras para jornalistas

REDE SOCIAIS Por Natalia Mazotte em 24/5/2011 Reproduzido do Jornalismo nas Américas http://knightcenter.utexas.edu/pt-br/ , 19/5/2011, título original: "Site de notícias brasileiro adota regras para o uso das redes sociais por jornalistas"; intertítulo do OI Seguindo a tendência de veículos internacionais , o site de notícias UOL divulgou aos seus jornalistas normas para o uso de redes sociais , de acordo com o blog Liberdade Digital. As recomendações se assemelham às já adotadas por empresas de notícias como Bloomberg , Washington Post e Reuters : os jornalistas devem evitar manifestações partidárias e políticas, antecipar reportagens ainda não publicadas ou divulgar bastidores da redação e emitir juízos que comprometam a independência ou prejudiquem a imagem do site. Segundo um repórter do UOL, os jornalistas estão tuitando menos desde que as diretrizes foram divulgadas . "As pessoas estão tuitando bem menos. Alguns cogitam deletar seus p