O jornal "O Liberal" através do seu editorial publicado na página A2 do dia 15/04/2011, o texto "O Poder da Informação". Neste texto, o Liberal afirma que: "Há pessoas que em plena era da comunicação em tempo real, quando as informações são irradiadas por meios diferentes mídias e rapidamente, ainda acreditam que é possível esconder ou manipular a verdade". "São pessoas formadas sob a égide da força, seja econômica ou poltica e acreditam que é possível esconder fatos, principalmente quando são ou envolvem pessoas públicas". Continua o texto do liberal: " A informação verdadeira é um direito de todos, independente da vontade de alguns, aqueles que insistem em trabalhar com contrainformação devem repensar posicionamentos, pois no mundo atual, dificilmente algo escapa dos olhares atentos da imprensa".
O Observatório Social da Imprensa de Araçatuba, destaca este texto por entender que há a necessidade premente de "se colocar o dedo na ferida" em relação ao papel desempenhado pela imprensa em Araçatuba. O texto do jornal "O Liberal", adquire uma importância fundamental neste contexto, tratando - se de um importante veículo da imprensa local apontando no seu Editorial problemas que até então só estavam sendo apontados pela mídia alternativa da cidade. A liberdade de expressão, a democratização dos meios de comunicação, o marco regulatório dos meios de comunicação é neste momento uma das pautas mais relevantes para a Sociedade Brasileira e neste caso o editorial do jornal "O Liberal", corrobora positivamente com o debate.
O editorial publicado no dia de hoje, pode se referir há uma situação específica, no entanto, a reflexão realizada em torno do tema comunicação, encaixa - se perfeitamente ao debate da democratização da informação e da liberdade de expressão, que neste momento ganha um espaço relevante para toda a nação brasileira. "O Liberal", talvez inconscientemente, reafirma tudo aquilo que nós do Observatório Social da Imprensa identificamos como o centro do debate na busca de novos paradigmas para a imprensa de Araçatuba e do mundo.
Comentários
Postar um comentário