O ato público de instalação da Frente Parlamentar pela Democratização da Comunicação e da Cultura, realizado na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, aconteceu no último dia 07 de abril. O auditório da casa esteve lotado e contou com a participação dos vereadores que subscreveram o pedido de instalação da Frente. Durante o evento, recebemos uma primeira demanda: intervir no processo de remoção do artista Getúlio Damado, notificado pela Secretaria da Ordem Pública para desocupar o local onde trabalha, há 25 anos, expondo suas obras. Uma pequena mostra dos desafios que irão surgir nesta jornada.
A criação da Frente nasceu da necessidade de movimentos sociais, comunicadores, produtores e artistas, e outros agentes que discutem o tema da comunicação e da cultura. Apesar da representação na Casa Legislativa Municipal, o ritmo dos trabalhos e as propostas para sanar os entraves de cada segmento dependem da articulação e do envolvimento dos nossos parceiros.
“Nós vereadores somos apenas ferramentas, pontes para chegarmos à discussão de democratizarmos a Comunicação e a Cultura. Os principais atores são os grupos de trabalho que nos trazem as demandas”.
Para iniciar os trabalhos de forma concreta, a Frente se reunirá quinzenalmente para sistematizar e dar encaminhamento as questões apresentadas durante o encontro. Algumas das demandas já surgidas: rádio digital, rádio comunitária, garantia da liberdade de expressão, projeto de banda larga, conselho municipal de comunicação, conselho municipal de cultura, fundo municipal de cultura e democratização das verbas publicitárias do Executivo e do Legislativo Municipal. A próxima reunião está marcada para 26/04, no auditório da Câmara, às 10 horas.
Vereador REIMONT
Presidente da Frente Parlamantar pela Democratização da Comunicação e da Cultura
Câmara Municipal do Rio de Janeiro - Praça Floriano, s/n - sala 406
Comentários
Postar um comentário