Pular para o conteúdo principal

A epígrafe que norteia a conduta da Folha da Região

Conheça a história da Folha da Região


Da Redação
Sexta-Feira - 11/06/2010  

A epígrafe que norteia a conduta da Folha da Região permanece a mesma desde 11 de junho de 1972, data de sua primeira edição, na página 2: "À imprensa cabe o fundamental papel de criticar construtivamente mostrando caminhos, tentando aclarar pontos de vista e não seria demasiado dizer-se que a ela cabe a missão sagrada de impor uma filosofia positiva, com vistas ao desenvolvimento da região".

A Folha da Região foi fundada pelos sócios Antônio Barreto dos Santos, Luiz Gonzaga Deleteze e Odorindo Perenha (que assinava com o pseudônimo de Ubirajara Lemos). A primeira sede ficava na rua Marechal Deodoro. Posteriormente, a Folha se transferiu para a rua Afonso Pena. Circulavam à época, em Araçatuba, os jornais A Comarca e Tribuna da Noroeste.

Fundado em plena vigência do regime militar, o jornal era constantemente censurado, revela Barreto. "Antes de ser publicada, tínhamos que mostrar a edição para o censor do governo. Várias matérias eram consideradas ofensivas por ele. Então, deixávamos o espaço delas em branco, ou com uma tarja preta. Era nossa maneira de mostrar ao leitor que havíamos sido cerceados", conta.

Barreto foi funcionário do Jornal A Comarca por 12 anos (1960 a 1972). Segundo ele, a ideia de formar a Folha da Região surgiu logo após sua saída de A Comarca. "Me desliguei no dia 15 de março. Em menos de três meses, a primeira edição da Folha estava sendo publicada. Foi um sufoco. Mas tenho orgulho de ter participado de alguma forma do que o jornal é hoje. Um verdadeiro exemplo de como a imprensa deve se portar. Com ética e respeito a leitores e entrevistados", afirma.

Em 1974, o jornal foi comprado por Genilson Senche. Em suas mãos, a empresa começou com dez funcionários. O jornalista, advogado e político promoveu as diferentes etapas de modernização administrativa e tecnológica.

A partir daí, a Folha da Região se tornou um dos maiores jornais do Interior do Estado. Senche também investiu na internet, montando o provedor Folhanet em 1997. A partir daí, criou a edição on-line do jornal e o portal de notícias www.folhadaregiao.com.br.

Vítima de câncer, Senche faleceu em 7 de junho de 2001, aos 54 anos. Pouco antes, adquiriu a atual sede, de dez mil metros quadrados, localizada na rua Joaquim Fernandes, 445, no Jardim Nova Iorque, onde o jornal funciona desde 2 de dezembro de 2002.

Senche não pôde vivenciar, no ano seguinte, a mudança para a casa nova, onde foi possível que todos os departamentos passassem a ficar abrigados num único local. "A antiga sede já estava pequena. Estávamos precisando alugar vários imóveis próximos para poder acomodar nossos departamentos", relembra a diretora-geral, Ana Eliza A. Lemos Senche.

O jornal chega a 43 cidades da região e conta com quase 200 funcionários.

Desde 1993 é filiado ao IVC (Instituto Verificador de Circulação), tradicional órgão que assegura ao mercado publicitário a real quantidade de tiragem e circulação.

A Folha também é filiada à APJ (Associação Paulista de Jornais) e à ANJ (Associação Nacional de Jornais).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roberto Carlos - Disco Louco Por Você 1961 - Completo) - Antonio Alves (Tony )

  Depois de muitos pedidos estou disponibilizando para todos vocês o Disco completo mais raro de Roberto Carlos de 1961 com excelente áudio e com duas faixas bônus "Cazone Per Te" e L' ultima Cosa " versão em Stereo de 1968 . Sobre esse Disco : Dois anos depois do lançamento do compacto simples "João e Maria/Fora do Tom" em 1959, Roberto Carlos estreava "Louco por Você", primeiro LP do cantor. O disco expressa a fase inicial da carreira de Roberto, fã da bossa nova e da música romântica. Boa parte das canções do álbum tem composição de Carlos Imperial. Sem sucesso comercial , dizem que vendeu apenas 512 copias ,Louco por Você" acabou renegado por Roberto até hoje e se tornou o segundo LP mais caro no Brasil. Lista das músicas 01- Não é Por Mim-Autores: (Carlos Imperial-Fernando Cesar) 02- Olhando Estrelas (Look For a Star)-(Look for a star) De Mark Antony(vs. Paulo Rogério) Bolero 03- Só Você-Autores: Edson Ribeiro e Renato Corte Real...

Madame Satã, o transformista visto como herói da contracultura e vilão pelo governo Bolsonaro - Daniel Salomão Roque De São Paulo para a BBC News Brasil 26 junho 2021

  bibliOTECA NACIONAL Legenda da foto, Manchete sobre a participação de João Francisco numa fuga penitenciária em 1955. O transformista nutria grande admiração por Carmen Miranda e procurava imitá-la sempre que possível Ao abaixar a cabeça, João Francisco dos Santos, então com 28 anos, viu duas poças se avolumarem no chão de seu quarto — de um lado, as gotas de sangue pingando através de um rasgo em sua sobrancelha direita; do outro, as lágrimas que lhe escorriam pelos cantos dos olhos. Não demorou muito para que ambos os fluidos se misturassem numa poça maior. "A minha pessoa estava feliz demais naquela noite. Eu devia ter desconfiado", recordaria quatro décadas depois, em depoimento ao escritor Sylvan Paezzo (1938-2000). "Já tinha apanhado tanto da danada da vida, que pensei ter chegado a minha boa hora. Aquela demagogia de que não há mal que sempre dure e que depois da tempestade vem a bonança." Corria o ano de 1928, e João Francisco acreditava ter realizado o so...

A melhor lista dos 10 melhores filmes de todos os tempos? - POR: PRAGMATISMO POLÍTICO

Quais são os 10 melhores filmes de todos os tempos? Pergunte a qualquer pessoa, e dificilmente as escolhas serão as mesmas. Mas, se diferentes listas começam a repetir os mesmos itens, talvez isso signifique algo. A seguir, confira uma lista dos 'top10' com os filmes mais citados por críticos Melhores filmes (Imagem: Pragmatismo Político) Escolha um conhecido qualquer e pergunte: quais são os 10 melhores   filmes   de todos os tempos? Anote as respostas num papel, e faça a mesma pergunta para outra pessoa. Dificilmente as escolhas serão as mesmas. Mas, se diferentes listas começam a repetir os mesmos itens, talvez isso signifique algo. Esse é o raciocínio seguido pelo  Metacritic , site que reúne a opinião de críticos de cinema. O site computa e faz média das notas dadas por especialistas, fornecendo uma ideia geral se aquele filme é bem aceito, ou não, pela imprensa. De acordo com o site, a lista média dos críticos é bem eclética, com longas com mais de 70 ...