Conheça a história da Folha da Região
Da Redação
Sexta-Feira - 11/06/2010
A epígrafe que norteia a conduta da Folha da Região permanece a mesma desde 11 de junho de 1972, data de sua primeira edição, na página 2: "À imprensa cabe o fundamental papel de criticar construtivamente mostrando caminhos, tentando aclarar pontos de vista e não seria demasiado dizer-se que a ela cabe a missão sagrada de impor uma filosofia positiva, com vistas ao desenvolvimento da região".
A Folha da Região foi fundada pelos sócios Antônio Barreto dos Santos, Luiz Gonzaga Deleteze e Odorindo Perenha (que assinava com o pseudônimo de Ubirajara Lemos). A primeira sede ficava na rua Marechal Deodoro. Posteriormente, a Folha se transferiu para a rua Afonso Pena. Circulavam à época, em Araçatuba, os jornais A Comarca e Tribuna da Noroeste.
Fundado em plena vigência do regime militar, o jornal era constantemente censurado, revela Barreto. "Antes de ser publicada, tínhamos que mostrar a edição para o censor do governo. Várias matérias eram consideradas ofensivas por ele. Então, deixávamos o espaço delas em branco, ou com uma tarja preta. Era nossa maneira de mostrar ao leitor que havíamos sido cerceados", conta.
Barreto foi funcionário do Jornal A Comarca por 12 anos (1960 a 1972). Segundo ele, a ideia de formar a Folha da Região surgiu logo após sua saída de A Comarca. "Me desliguei no dia 15 de março. Em menos de três meses, a primeira edição da Folha estava sendo publicada. Foi um sufoco. Mas tenho orgulho de ter participado de alguma forma do que o jornal é hoje. Um verdadeiro exemplo de como a imprensa deve se portar. Com ética e respeito a leitores e entrevistados", afirma.
Em 1974, o jornal foi comprado por Genilson Senche. Em suas mãos, a empresa começou com dez funcionários. O jornalista, advogado e político promoveu as diferentes etapas de modernização administrativa e tecnológica.
A partir daí, a Folha da Região se tornou um dos maiores jornais do Interior do Estado. Senche também investiu na internet, montando o provedor Folhanet em 1997. A partir daí, criou a edição on-line do jornal e o portal de notícias www.folhadaregiao.com.br.
Vítima de câncer, Senche faleceu em 7 de junho de 2001, aos 54 anos. Pouco antes, adquiriu a atual sede, de dez mil metros quadrados, localizada na rua Joaquim Fernandes, 445, no Jardim Nova Iorque, onde o jornal funciona desde 2 de dezembro de 2002.
Senche não pôde vivenciar, no ano seguinte, a mudança para a casa nova, onde foi possível que todos os departamentos passassem a ficar abrigados num único local. "A antiga sede já estava pequena. Estávamos precisando alugar vários imóveis próximos para poder acomodar nossos departamentos", relembra a diretora-geral, Ana Eliza A. Lemos Senche.
O jornal chega a 43 cidades da região e conta com quase 200 funcionários.
Desde 1993 é filiado ao IVC (Instituto Verificador de Circulação), tradicional órgão que assegura ao mercado publicitário a real quantidade de tiragem e circulação.
A Folha também é filiada à APJ (Associação Paulista de Jornais) e à ANJ (Associação Nacional de Jornais).
Comentários
Postar um comentário