Pular para o conteúdo principal

O 'BEABÁ" DA INCOMPETÊNCIA



Entidades se oferecem para ajudar Araçatuba sair do buraco

direto da redação do observatório social da imprensa de araçatuba:
LEIA A NOTA PUBLICADA PELA PRÓPRIA FOLHA DA REGIÃO NO DIA 15/04/2011, DENOMINANDO O "MOVIMENTO" DE "SALVADORES DE ARAÇATUBA".

Vinte e quatro dias após o grupo formado por representantes de 30 entidades se propor a ajudar tirar Araçatuba do buraco, um documento intitulado "Carta Aberta aos Cidadãos de Araçatuba" será entregue ao prefeito Cido Sério (PT) sem nenhuma sugestão de melhorias para a cidade. O texto deverá ser apresentado à imprensa na terça-feira e entregue no mesmo dia ao chefe do Executivo.
SERGIO GUZZI
Quarta-Feira - 23/03/2011

Preocupados com os rumos da administração municipal e os problemas da cidade não solucionados, membros de 30 entidades de Araçatuba tornaram público ontem movimento criado para cobrar o prefeito Cido Sério (PT) e, ao mesmo tempo, ajudar na busca de soluções.

O movimento é encabeçado pela APM (Associação Paulista de Medicina), Acia (Associação Comercial e Industrial de Araçatuba) e OAB (Ordem dos Advogados dos Brasil). As discussões em torno da administração municipal tiveram início após o Ministério Público ingressar na Justiça com ação por crime de improbidade administrativa contra o prefeito e sete vereadores, após aprovação pela Câmara, no ano passado, de projeto de Cido Sério para reforma na administração municipal. Presidente da Acia e um dos líderes do movimento, Wilson Marinho da Cruz disse que as entidades querem saber do prefeito o que ocorre com o governo, que não estaria correspondendo às expectativas da população. "O nosso objetivo é apolítico. É juntar as forças vivas da cidade. E tomar posição, primeiramente quanto à imagem negativa de Araçatuba, que está fazendo investidores fugirem daqui", diz.

Em reunião marcada para a próxima terça-feira, na sede da subseção local da OAB, em frente ao Fórum, o grupo pretende questionar o prefeito sobre a diferença de repasses de recursos ao município, pelos governos estadual e federal, em comparação com outras cidades. "Por que essa defasagem de outras cidades estarem recebendo verbas do governo e nós não? Se for preciso, vamos subir num ônibus e vamos a São Paulo com o prefeito, para pedir", diz Marinho. "Não importa para nós se é o PT, se é Cido Sério ou quem seja. O que nos importa é a cidade, é Araçatuba. Nosso objetivo é estar exercendo a cidadania."

Editorial: A inusitada oferta de socorro ao prefeito
Da Redação
Quinta-Feira - 24/03/2011

Movimento de trinta entidades sob a liderança da Ordem dos Advogados do Brasil, Associação Comercial e Industrial e Associação Paulista de Medicina quer cobrar do prefeito de Araçatuba, Cido Sério, o cumprimento de promessas e a reorganização da cidade. A começar pela recuperação das vias públicas esburacadas.

O fato inusitado foi a disposição manifestada pelas entidades e
noticiada pela Folha da Região de não apenas cobrar, mas oferecer apoio e socorro ao prefeito na elaboração de políticas públicas e na intermediação de contatos para viabilizar a conquista de recursos no Estado e na União. A onda de bondade será apresentada ao prefeito, se é que ele vai comparecer à reunião na OAB, prevista para a próxima terça-feira.

Em primeiro lugar, é preciso entender como positiva e nobre a iniciativa. São entidades de representatividade indiscutível, detentoras de conhecimento e condição para efetivamente colaborar com a administração municipal. Têm nome a zelar e credibilidade a defender. É, portanto, razoável imaginar e esperar que não alimentem vocação para se envolver num imbróglio de cunho político-eleitoreiro nem de outra natureza alheia ao interesse de toda a sociedade. Partindo dessa premissa, é natural esperar que o prefeito e seus assessores entendam a proposta como uma tentativa de contribuir para a consolidação das boas causas identificáveis e avançar em setores como o de obras que, definitivamente, pedem uma verdadeira reengenharia gerencial e administrativa.

Mesmo que não acredite nessa generosidade toda e até desconfie das boas intenções das entidades, o prefeito tem a oportunidade de dar uma demonstração de desprendimento que deve caracterizar os homens públicos, procurando adequar a sua agenda para comparecer ao encontro, ouvir e ser ouvido.

Por sua experiência, certamente não precisa se preocupar e saberá se posicionar diante de perguntas, assim como tem condições de captar as mensagens, apresentar argumentos e colher subsídios para agir segundo a sua consciência e responsabilidade. Saberá, inclusive, identificar eventuais escorregões para objetivos menos nobres. Em último caso, reconhecer a relevância e participar da reunião é provar que não precisa fugir de questionamentos espinhosos, porque preparou-se também para isso quando decidiu ser candidato.

Se preferir, o prefeito pode ainda seguir pela estratégia manjada de arrumar algum subterfúgio, fazer coro para ironias tolas e simplesmente desqualificar o movimento por meio do discurso fácil, dizendo que isso tudo é apenas coisa de gente interessada nas próximas eleições.

Entidades e vereadores discutem situação da cidade
JEAN OLIVEIRA
Terça-Feira - 05/04/2011 - 09h31
Vereadores de Araçatuba participam de reunião, hoje de manhã, para discutir o presente e o futuro da cidade. Eles vão se encontrar, às 8h30, na sede da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), com membros de entidades que pretendem cobrar soluções e ajudar a resolver problemas enfrentados pelo município, especialmente àqueles que se referem à infraestrutura e limpeza. Encabeçado por representantes da Acia (Associação Comercial e Industrial de Araçatuba), APM (Associação Paulista de Medicina) e da própria OAB, o movimento reúne 30 entidades.

De acordo com o presidente da Acia, Wilson Marinho, o grupo pretende saber como os vereadores veem o momento político e administrativo da cidade. Os parlamentares serão questionados ainda sobre como tem sido a atuação deles na solução dos problemas do município. "Queremos ouvir deles qual a visão da Câmara aos desafios presentes e futuros da cidade", frisa Marinho.

O presidente da Câmara, vereador Cido Saraiva (PMDB), afirma que encara este convite com normalidade. De acordo com ele, os vereadores, no exercício de suas funções, já ajudam na discussão do presente e do futuro de Araçatuba. "Vamos também com a vontade de ouvir os representantes destas importantes entidades."

Movimento de entidades cobra maior empenho do Legislativo
JEAN OLIVEIRA
Quarta-Feira - 06/04/2011

Sete vereadores participaram, ontem de manhã, de reunião com entidades, que cobraram mais empenho do Legislativo na solução dos problemas de infraestrutura enfrentados por Araçatuba. O evento aconteceu na sede da subseção local da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

A reunião fez parte de uma série de encontros promovidos pelo movimento, que reúne 30 entidades do município, encabeçado pela própria OAB e ainda pela Acia (Associação Comercial e Industrial de Araçatuba) e APM (Associação Paulista de Medicina), para cobrar e ajudar na solução de questões que incomodam a população.

CASSAÇÃO
O presidente da APM, Marco Túlio França, foi enfático ao cobrar um posicionamento dos parlamentares. "O prefeito tem a caneta para administrar, mas vocês (vereadores) têm o poder até de tirá-lo do poder caso seja necessário", afirmou. Ele esclareceu que não pretende instigar a Câmara a cassar o mandato do prefeito Cido Sério (PT), mas apenas lembrá-la de sua força na cobrança do Executivo.

O presidente da Acia, Wilson Marinho, disse que os vereadores precisam pensar mais em conjunto e deixa rivalidades partidárias de lado. "Temos que deixar de picuinhas e trabalhar todos juntos pela cidade", discursou Marinho.

'Salvadores' de Araçatuba lançam carta sem proposta

Hélton Souza
Sexta-Feira - 15/04/2011

A Folha da Região teve acesso ontem ao documento que, segundo o presidente da subseção local da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Alceu Batista de Almeida Júnior, poderá sofrer mudanças em sua redação até a data da entrega (leia abaixo a íntegra do documento).

Na carta, as entidades que lideraram o movimento - além da OAB, APM (Associação Paulista de Medicina) e Acia (Associação Comercial e Industrial de Araçatuba) também - apresentam balanço das atividades feitas no período, em que destacam objetivos do grupo, o que foi feito, quem foi ouvido e o que foi questionado às autoridades que prestaram esclarecimentos, como Cido, sete vereadores e um promotor.

No final do documento, as entidades enaltecem o próprio trabalho, afirmando que "cumpriram sua responsabilidade social colocando-se à disposição da cidade" e reforçaram que "não podemos ingerir na administração pública".

Em duas folhas de sulfite, a carta não apresenta nenhuma sugestão ao prefeito em qualquer área, seja na Saúde, Educação, Assistência Social, Infraestrutura e até mesmo para resolver os problemas do asfalto. No final, o documento pede "aos cidadãos de nossa cidade que se mantenham informados, participativos, denunciando o que acharem de errado".

Movimento quer levar propostas a prefeito após carta sem sugestões
Hélton Souza
Sábado - 16/04/2011

Um documento dividido por áreas e com sugestões ao prefeito Cido Sério (PT) será entregue pelo movimento formado por 30 entidades de Araçatuba. É o que garantiu ontem o presidente da subseção local da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Alceu Batista de Almeida Júnior.

De acordo com ele, além do documento intitulado "Carta Aberta aos Cidadãos de Araçatuba", que a Folha da Região publicou com exclusividade na edição de ontem, o movimento prepara um anexo de duas páginas com as reivindicações.

APRESENTAÇÃO
Na terça-feira de manhã, a carta e o anexo deverão ser apresentados à imprensa e autoridades na sede da OAB. Em seguida, o texto será entregue ao prefeito. "Essas cobranças estão sendo formatadas separadamente da carta e precisam de aprovação de todos os envolvidos no movimento, por isso não ficaram prontas", disse o representante dos advogados.

A justificativa do presidente da OAB tem relação com o fato de a "Carta Aberta" feita pelas entidades não conter nenhuma sugestão de melhorias para a cidade, diferente do que se previa e intitulava o movimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta das Centrais Sindicais ao Presidente Bolsonaro

“EXMO. SR. JAIR MESSIAS BOLSONARO MD. PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL BRASÍLIA – DF Senhor Presidente, As Centrais Sindicais que firmam a presente vem, respeitosamente, apresentar-se à Vossa Excelência com a disposição de construir um diálogo em benefício dos trabalhadores e do povo brasileiro. Neste diálogo representamos os trabalhadores, penalizados pelo desemprego que atinge cerca de 12,4 milhões de pessoas, 11,7% da população economicamente ativa (IBGE/PNAD, novembro de 2018) e pelo aumento da informalidade e consequente precarização do trabalho. Temos assistido ao desmonte de direitos historicamente conquistados, sendo as maiores expressões desse desmonte a reforma trabalhista de 2017, os intentos de reduzir direitos à aposentadoria decente e outros benefícios previdenciários, o congelamento da política de valorização do salário mínimo e os ataques à organização sindical, as maiores expressões deste desmonte. Preocupa-nos sobremaneira o destino da pol

19 Exemplos de publicidade social que nos fazem pensar em problemas urgentes - POR: INCRÍVEL.CLUB

Criadores de propagandas de cunho social têm um grande desafio: as pessoas precisam não apenas notar a mensagem, mas também lembrar dela. Você deve admitir que, mesmo passados vários anos, não consegue tirar da cabeça algumas peças publicitárias desse tipo, que fizeram com que passasse a enxergar determinadas situações sob uma outra ótica. Se antes as propagandas sociais abordavam tmas como a poluição do meio ambiente com plástico e o aquecimento global, hoje existem campanhas sobre os perigos do sedentarismo, os riscos que o tabagismo representa aos animais em decorrência do aumento de incêndios florestais e até sobre a importância das férias para a saúde humana. São, portanto, peças que abordam problemas atuais e familiares para muita gente. Neste post, o  Incrível.club  mostra a você o que de melhor foi criado recentemente no campo das propagandas de cunho social. Fumar não é prejudicial apenas à sua saúde, mas também aos animais que vivem em áreas que sofrem com incênd

Empresas impõem regras para jornalistas

REDE SOCIAIS Por Natalia Mazotte em 24/5/2011 Reproduzido do Jornalismo nas Américas http://knightcenter.utexas.edu/pt-br/ , 19/5/2011, título original: "Site de notícias brasileiro adota regras para o uso das redes sociais por jornalistas"; intertítulo do OI Seguindo a tendência de veículos internacionais , o site de notícias UOL divulgou aos seus jornalistas normas para o uso de redes sociais , de acordo com o blog Liberdade Digital. As recomendações se assemelham às já adotadas por empresas de notícias como Bloomberg , Washington Post e Reuters : os jornalistas devem evitar manifestações partidárias e políticas, antecipar reportagens ainda não publicadas ou divulgar bastidores da redação e emitir juízos que comprometam a independência ou prejudiquem a imagem do site. Segundo um repórter do UOL, os jornalistas estão tuitando menos desde que as diretrizes foram divulgadas . "As pessoas estão tuitando bem menos. Alguns cogitam deletar seus p