Pular para o conteúdo principal

O sepultamento das intrigas do PIG

Blog da Cidadania - Eduardo Guimarães

O jornal O Globo chegou a publicar matéria sob o título “Criatura rompe com criador” e a afirmar que Dilma “não gostou” da ausência de Lula no almoço com Obama e que, por isso, retaliaria o agora suposto ex-padrinho político “marcando diferenças” em relação a ele, não só pessoalmente, em sua postura, como em políticas de governo, dando como “prova”  disso o voto do Brasil na ONU, supostamente “contrário” ao Irã.
A tática de disseminar intrigas sobre a relação de amizade e política entre o ex-presidente e a sucessora espalhou-se pelo colunismo e pelos programas de análise política na tevê e no rádio. “Exemplos” como a “mudança de postura” de Dilma por seu estilo “discreto” têm sido usados para tentar vender a história de que estaria por romper amizade e relações políticas com Lula.
Talvez seja por isso que Jornais, revistas, portais de internet, tevês, rádios, enfim, a parte da grande imprensa que vem apostando na tese da ruptura esteja dando tão pouco destaque a um fato que sepulta de vez a estratégia midiática de desgastar tanto o ex-presidente quanto a sucessora, que talvez perdesse mais do que o padrinho político se o traísse, devido à alta popularidade dele.
Segundo a Rede Brasil Atual, Dilma embarca nesta segunda-feira para Portugal e se faz acompanhar de ninguém mais, ninguém menos do que aquele com quem O Globo disse que ela estaria “rompendo”.
A viagem da presidenta foi agendada tão rápido a um país não-prioritário nas relações do Brasil como é Portugal obviamente que para aproveitar a chance de desmontar as intrigas midiáticas. Lula é quem tem um compromisso inadiável em Portugal – receber título de Doutor Honoris Causa. A agenda da presidenta foi ajustada à do mentor político, pois. Claramente.
A mídia poderia até criticar isso, dentro de sua lógica. Contudo, pegaria mal após martelar a tese do “rompimento” – tese que, inclusive, parece que ainda não abandonou…
Não importa se a mídia tentará ou não manter acesa a tese da ruptura. Sem alarde, apenas usando os fatos, Dilma e Lula estão respondendo e fazendo acender um sinal de alerta nas mentes daqueles que titubearam diante da teoria da ruptura ou até acreditaram nela, até porque criaturas e criadores, na política, têm mesmo o costume de romper.
Aquele cidadão que é mais suscetível ao bombardeio midiático, mas que não tem consciência de sua natureza manipuladora, certamente irá se perguntar como pode ser verdade aquela história que ouviu no trabalho sobre Dilma estar rompendo com Lula e de que ela estaria promovendo mudanças substantivas em relação à forma dele de governar se ambos estão viajando juntos para ele ser homenageado.
Para combater esse alerta, a mídia, até agora, “sumiu” com o assunto. Nos telejornais desta segunda-feira, porém, será difícil deixar de mencionar, mesmo que rapidamente. A Globo pode ter a cara-de-pau de omitir? Talvez, mas outras tevês noticiarão e algumas darão destaque ao fato. Sem falar na internet, que, como se vê neste post, não deixará o assunto passar batido.
A mídia não deve estar muito satisfeita com a retribuição da presidenta à babação de ovo que vem promovendo para ela. Dizem até que alguns barões da mídia estão sentindo-se “traídos” diante do aparente desprezo de Dilma à oferta que lhe fizeram de paz por meio de quilômetros de matérias laudatórias, em troca das quais haviam pedido “apenas” a cabeça daquele que a colocou na Presidência da República.

Blog do Artur – Artur Henrique

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Doutrina Monroe - Por: Marcos Benedito - 03/01/2026

Onde a Doutrina Monroe foi usada como instrumento de dominação A chamada Doutrina Monroe não surgiu por acaso, nem por boa vontade. Ela foi criada em 1823, quando os Estados Unidos ainda estavam se afirmando como nação, mas já pensavam como império em formação. O contexto era claro: países da América Latina estavam se libertando das coroas europeias, especialmente da Espanha e de Portugal, e as grandes potências do Velho Mundo observavam com interesse a possibilidade de retomar influência sobre essas regiões. Foi nesse cenário que os EUA se apresentaram como “protetores” do continente. O discurso oficial dizia que a Europa não deveria mais interferir nas Américas. Soava bonito, até necessário. Mas o objetivo real era outro: afastar os europeus para assumir o controle do território, da política e da economia do continente. Nascia ali a famosa frase: “A América para os americanos.” Só que nunca ficou claro quem eram esses “americanos”. Na prática, a doutrina estabeleceu que nenhum país d...

Madame Satã, o transformista visto como herói da contracultura e vilão pelo governo Bolsonaro - Daniel Salomão Roque De São Paulo para a BBC News Brasil 26 junho 2021

  bibliOTECA NACIONAL Legenda da foto, Manchete sobre a participação de João Francisco numa fuga penitenciária em 1955. O transformista nutria grande admiração por Carmen Miranda e procurava imitá-la sempre que possível Ao abaixar a cabeça, João Francisco dos Santos, então com 28 anos, viu duas poças se avolumarem no chão de seu quarto — de um lado, as gotas de sangue pingando através de um rasgo em sua sobrancelha direita; do outro, as lágrimas que lhe escorriam pelos cantos dos olhos. Não demorou muito para que ambos os fluidos se misturassem numa poça maior. "A minha pessoa estava feliz demais naquela noite. Eu devia ter desconfiado", recordaria quatro décadas depois, em depoimento ao escritor Sylvan Paezzo (1938-2000). "Já tinha apanhado tanto da danada da vida, que pensei ter chegado a minha boa hora. Aquela demagogia de que não há mal que sempre dure e que depois da tempestade vem a bonança." Corria o ano de 1928, e João Francisco acreditava ter realizado o so...

Roberto Carlos - Disco Louco Por Você 1961 - Completo) - Antonio Alves (Tony )

  Depois de muitos pedidos estou disponibilizando para todos vocês o Disco completo mais raro de Roberto Carlos de 1961 com excelente áudio e com duas faixas bônus "Cazone Per Te" e L' ultima Cosa " versão em Stereo de 1968 . Sobre esse Disco : Dois anos depois do lançamento do compacto simples "João e Maria/Fora do Tom" em 1959, Roberto Carlos estreava "Louco por Você", primeiro LP do cantor. O disco expressa a fase inicial da carreira de Roberto, fã da bossa nova e da música romântica. Boa parte das canções do álbum tem composição de Carlos Imperial. Sem sucesso comercial , dizem que vendeu apenas 512 copias ,Louco por Você" acabou renegado por Roberto até hoje e se tornou o segundo LP mais caro no Brasil. Lista das músicas 01- Não é Por Mim-Autores: (Carlos Imperial-Fernando Cesar) 02- Olhando Estrelas (Look For a Star)-(Look for a star) De Mark Antony(vs. Paulo Rogério) Bolero 03- Só Você-Autores: Edson Ribeiro e Renato Corte Real...