Pular para o conteúdo principal

Como as pequenas empresas podem usar as redes sociais?

Especialista indica como os negócios de menor porte podem ganhar com o uso dessas ferramentas

Editado por Priscila Zuini, de 
Getty/Getty Images

Como as pequenas empresas podem usar as redes sociais?
Respondido por Daniela Khauaja, especialista em marketing

São Paulo - Muitas companhias utilizam as redes sociais ainda de modo passivo, ou seja, só monitoram o que se fala da marca. Esse monitoramento é imprescindível para grandes organizações e existem até empresas especializadas em prestar esse serviço.

As PMEs podem utilizar as redes sociais para gerar idéias. Sugiro começar convidando sua comunidade pessoal (seus contatos) a conhecer sua empresa. Depois incentive as pessoas a colaborarem na criação de novos produtos, serviços ou idéias.
Essa não é mais uma maneira de anunciar seus produtos. Sua empresa deve ser convidada a participar das comunidades pelos seus integrantes. O primeiro mandamento é descobrir como ser interessante a ponto de ser convidado. Depois, a interação deve ser contínua. Como em toda ação de marketing, para investir nas redes sociais, as empresas devem determinar objetivos, dedicar recursos e mensurar os resultados.
Atenção: só será possível engajar as pessoas a participar se for algo interessante para elas, afinal as comunidades são formadas com base em critérios de interesse.
Procure oferecer serviços e informações relevantes, como as últimas novidades ou as tendências de seu setor de atuação. Assim, sua empresa pode se tornar conhecida como especialista em determinado assunto. A partir desse ponto, as redes sociais podem ajudar a construir sua marca.
As vendas também podem ser impulsionadas pelas ferramentas de redes sociais já que muitos consumidores tomam decisões de compra baseadas nas recomendações de suas comunidades.
Além disso, é possível construir e manter relacionamento com clientes. Com o crescimento da sua empresa, será preciso orientar seus colaboradores a falar sobre sua marca ou ainda contratar uma agência para fazer sua comunicação nas redes sociais. Tenha muito cuidado pois um único comentário infeliz pode causar danos para a imagem da marca.
Daniela Khauaja
Daniela Khauaja é especialista em marketing pela Western International University de Londres e coordenadora da área de marketing de pós-graduação da ESPM.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta das Centrais Sindicais ao Presidente Bolsonaro

“EXMO. SR. JAIR MESSIAS BOLSONARO MD. PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL BRASÍLIA – DF Senhor Presidente, As Centrais Sindicais que firmam a presente vem, respeitosamente, apresentar-se à Vossa Excelência com a disposição de construir um diálogo em benefício dos trabalhadores e do povo brasileiro. Neste diálogo representamos os trabalhadores, penalizados pelo desemprego que atinge cerca de 12,4 milhões de pessoas, 11,7% da população economicamente ativa (IBGE/PNAD, novembro de 2018) e pelo aumento da informalidade e consequente precarização do trabalho. Temos assistido ao desmonte de direitos historicamente conquistados, sendo as maiores expressões desse desmonte a reforma trabalhista de 2017, os intentos de reduzir direitos à aposentadoria decente e outros benefícios previdenciários, o congelamento da política de valorização do salário mínimo e os ataques à organização sindical, as maiores expressões deste desmonte. Preocupa-nos sobremaneira o destino da pol

19 Exemplos de publicidade social que nos fazem pensar em problemas urgentes - POR: INCRÍVEL.CLUB

Criadores de propagandas de cunho social têm um grande desafio: as pessoas precisam não apenas notar a mensagem, mas também lembrar dela. Você deve admitir que, mesmo passados vários anos, não consegue tirar da cabeça algumas peças publicitárias desse tipo, que fizeram com que passasse a enxergar determinadas situações sob uma outra ótica. Se antes as propagandas sociais abordavam tmas como a poluição do meio ambiente com plástico e o aquecimento global, hoje existem campanhas sobre os perigos do sedentarismo, os riscos que o tabagismo representa aos animais em decorrência do aumento de incêndios florestais e até sobre a importância das férias para a saúde humana. São, portanto, peças que abordam problemas atuais e familiares para muita gente. Neste post, o  Incrível.club  mostra a você o que de melhor foi criado recentemente no campo das propagandas de cunho social. Fumar não é prejudicial apenas à sua saúde, mas também aos animais que vivem em áreas que sofrem com incênd

Empresas impõem regras para jornalistas

REDE SOCIAIS Por Natalia Mazotte em 24/5/2011 Reproduzido do Jornalismo nas Américas http://knightcenter.utexas.edu/pt-br/ , 19/5/2011, título original: "Site de notícias brasileiro adota regras para o uso das redes sociais por jornalistas"; intertítulo do OI Seguindo a tendência de veículos internacionais , o site de notícias UOL divulgou aos seus jornalistas normas para o uso de redes sociais , de acordo com o blog Liberdade Digital. As recomendações se assemelham às já adotadas por empresas de notícias como Bloomberg , Washington Post e Reuters : os jornalistas devem evitar manifestações partidárias e políticas, antecipar reportagens ainda não publicadas ou divulgar bastidores da redação e emitir juízos que comprometam a independência ou prejudiquem a imagem do site. Segundo um repórter do UOL, os jornalistas estão tuitando menos desde que as diretrizes foram divulgadas . "As pessoas estão tuitando bem menos. Alguns cogitam deletar seus p