Pular para o conteúdo principal

O VOTO LEGÍTIMO DE FUX - MARCOS BENEDITO - 10/09/2025 - CANAL DE VOZ

O ministro Luiz Fux, indicado à Suprema Corte pela ex-presidenta Dilma Rousseff, surpreendeu durante mais um dia de julgamento envolvendo Jair Bolsonaro e demais acusados. Ele levantou uma questão sobre a suposta falta de legitimidade do STF em conduzir o processo.

No entanto, paradoxalmente, o voto de Fux acaba fortalecendo a legitimidade da corte. Isso porque demonstra que não existe um posicionamento previamente combinado ou um artifício para fechar questão em torno da culpabilidade dos réus. Ao contrário: a manifestação do ministro evidencia que cada integrante do Supremo exerce plena liberdade para expressar sua opinião e fundamentar seu voto de acordo com sua interpretação da lei e da Constituição.

Esse episódio deixa claro que o STF não atua de forma engessada ou partidária, mas como uma corte plural, na qual coexistem diferentes entendimentos jurídicos. Assim, o julgamento ganha maior legitimidade justamente pela transparência e pela independência de cada magistrado.

A oposição, que frequentemente acusa o Supremo de perseguição ou alinhamento político, acaba refutada por fatos como esse: a divergência de Fux comprova que a decisão da corte é fruto do livre convencimento de seus ministros, dentro do devido processo legal.

Fundamentos jurídicos que reforçam a legitimidade e liberdade do voto no STF:

1. Constituição Federal – Art. 93, IX: assegura que “todos os julgamentos dos órgãos do Poder Judiciário serão públicos, e fundamentadas todas as decisões”, garantindo transparência e publicidade.

2. Constituição Federal – Art. 95, I: estabelece a vitaliciedade e independência funcional dos magistrados, o que lhes permite julgar sem pressões externas

3. Constituição Federal – Art. 2º: determina a independência e harmonia entre os poderes, reforçando que o STF não está sujeito a outros poderes políticos

4. Princípio do Livre Convencimento Motivado (art. 371 do CPC): cada juiz deve decidir de acordo com sua convicção, desde que fundamente seu voto com base na lei e nos autos.

5. Art. 5º, LIV e LV da CF: garantem o devido processo legal, o contraditório e a ampla defesa, pilares que tornam o julgamento legítimo e democrático.

Em síntese, o voto de Fux, ao divergir ou questionar, não fragiliza — mas fortalece o Supremo. Mostra que a corte atua em consonância com os princípios constitucionais da transparência, da independência judicial e da pluralidade de interpretações, assegurando que as decisões sejam fruto do debate jurídico, e não de interesses políticos.

Marcos Benedito é presbítero, compositor, cantor e instrumentista. Congrega na I.M.P.Chama Viva do Jardim Real na Praia Grande. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roberto Carlos - Disco Louco Por Você 1961 - Completo) - Antonio Alves (Tony )

  Depois de muitos pedidos estou disponibilizando para todos vocês o Disco completo mais raro de Roberto Carlos de 1961 com excelente áudio e com duas faixas bônus "Cazone Per Te" e L' ultima Cosa " versão em Stereo de 1968 . Sobre esse Disco : Dois anos depois do lançamento do compacto simples "João e Maria/Fora do Tom" em 1959, Roberto Carlos estreava "Louco por Você", primeiro LP do cantor. O disco expressa a fase inicial da carreira de Roberto, fã da bossa nova e da música romântica. Boa parte das canções do álbum tem composição de Carlos Imperial. Sem sucesso comercial , dizem que vendeu apenas 512 copias ,Louco por Você" acabou renegado por Roberto até hoje e se tornou o segundo LP mais caro no Brasil. Lista das músicas 01- Não é Por Mim-Autores: (Carlos Imperial-Fernando Cesar) 02- Olhando Estrelas (Look For a Star)-(Look for a star) De Mark Antony(vs. Paulo Rogério) Bolero 03- Só Você-Autores: Edson Ribeiro e Renato Corte Real...

Madame Satã, o transformista visto como herói da contracultura e vilão pelo governo Bolsonaro - Daniel Salomão Roque De São Paulo para a BBC News Brasil 26 junho 2021

  bibliOTECA NACIONAL Legenda da foto, Manchete sobre a participação de João Francisco numa fuga penitenciária em 1955. O transformista nutria grande admiração por Carmen Miranda e procurava imitá-la sempre que possível Ao abaixar a cabeça, João Francisco dos Santos, então com 28 anos, viu duas poças se avolumarem no chão de seu quarto — de um lado, as gotas de sangue pingando através de um rasgo em sua sobrancelha direita; do outro, as lágrimas que lhe escorriam pelos cantos dos olhos. Não demorou muito para que ambos os fluidos se misturassem numa poça maior. "A minha pessoa estava feliz demais naquela noite. Eu devia ter desconfiado", recordaria quatro décadas depois, em depoimento ao escritor Sylvan Paezzo (1938-2000). "Já tinha apanhado tanto da danada da vida, que pensei ter chegado a minha boa hora. Aquela demagogia de que não há mal que sempre dure e que depois da tempestade vem a bonança." Corria o ano de 1928, e João Francisco acreditava ter realizado o so...

A melhor lista dos 10 melhores filmes de todos os tempos? - POR: PRAGMATISMO POLÍTICO

Quais são os 10 melhores filmes de todos os tempos? Pergunte a qualquer pessoa, e dificilmente as escolhas serão as mesmas. Mas, se diferentes listas começam a repetir os mesmos itens, talvez isso signifique algo. A seguir, confira uma lista dos 'top10' com os filmes mais citados por críticos Melhores filmes (Imagem: Pragmatismo Político) Escolha um conhecido qualquer e pergunte: quais são os 10 melhores   filmes   de todos os tempos? Anote as respostas num papel, e faça a mesma pergunta para outra pessoa. Dificilmente as escolhas serão as mesmas. Mas, se diferentes listas começam a repetir os mesmos itens, talvez isso signifique algo. Esse é o raciocínio seguido pelo  Metacritic , site que reúne a opinião de críticos de cinema. O site computa e faz média das notas dadas por especialistas, fornecendo uma ideia geral se aquele filme é bem aceito, ou não, pela imprensa. De acordo com o site, a lista média dos críticos é bem eclética, com longas com mais de 70 ...